A Interpretação do Direito

Diferença entre texto normativo e norma jurídica.

Leia nesta página:

A importância da Hermenêutica Jurídica na aplicação do Direito.

Segundo Norberto Bobbio e Hans Kelsen, as normas jurídicas são regaras de conduta que prescrevem determinado tipo de comportamento a ser adotado pelo cidadão e tem caráter de coerção. As normas jurídicas de acordo com Émile Durkheim, são fatos sociais, pois influenciam diretamente a sociedade por causa da coercibilidade que elas apresentam, uma vez que o seu descumprimento gerará uma sanção por parte do Estado.

É importante salientar, que a norma jurídica surge a partir de um processo chamado de interpretação ou hermenêutica que é realizado pelo interprete que a aplicará em um caso concreto, e esse processo de transformação da norma legal, na maioria da vezes geral e abstrata, em uma norma individual e concreta, que serve sob medida para o conflito real, chama-se aplicação do direito.

No universo do direito, devemos constatar que o processo de aplicação mais importante ainda é aquele que transforma a lei, por meio da interpretação da disposição normativa, visando a solução de um determinado litigio, ou seja, sempre que se interpreta os textos normativos há como objetivo a composição de um determinado conflito de interesses qualificado por uma pretensão resistida.

Ao buscar uma norma legal para atuar no sentido de resolver um conflito, o profissional do direito pode encontrá-la ou não. Caso não a encontre, constata que existe uma lacuna legal e adota mecanismos para preenchê-la como prevê o artigo 4º da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. O interprete, ou seja, o juiz não pode ficar sem aplicar o direito, pois gerará em uma insegurança jurídica.

Podemos concluir que a norma legal é o resultado da interpretação, por exemplo, o artigo 428 do Código Civil não é uma norma, e sim apenas um texto, e para que a norma desse texto seja extraída, é preciso a intermediação de um interprete com o fim de compor uma determinada lide visando a paz social, em outras palavras o direito presta a solucionar o litigio.

A partir de um caso concreto, o interprete deve realizar o processo de transformação do texto normativo em norma legal por meio da hermenêutica e aplica-la no caso apresentado a ele, pois há uma equação entre interpretação e aplicação do direito.

Segundo Eros Grau, a interpretação do direto nada mais é que um processo de transformação de textos em normas para a tomada de uma decisão jurídica em um quadro de um determinado caso, portanto a partir da interpretação do enunciado normativo, surge a norma jurídica que será aplicada no caso apresentado ao interprete que é o magistrado.

De acordo com Kelsen, ao analisar a interpretação do direito, adota um critério para classificá-la que deriva da pessoa do intérprete que pode ser uma interpretação autentica ou doutrinaria. A interpretação realizada por um juiz é autêntica, pois ele possui poder normativo jurisdicional, já a doutrinaria não se converte em norma jurídica.

Não estamos falando que a norma é criada pelo interprete, vez que essa tarefa é do Poder legislativo. O Interprete apenas as expressa, pois as normas já preexistem no texto normativo em estado latente.

O processo de hermenêutica  é um processo complexo, onde deve analisar não apenas o texto para se extrair a norma, mas é preciso adequá-la ao cenário social vigente, vez que segundo Miguel Reale, o direito é fato, valor e norma.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
José Pedro Fernandes Guerra de Oliveira

Advogado e consultor jurídico. Pós graduando em Direito Individual, Coletivo e Processual do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC. Consultor Jurídico na Secretaria Municipal da Fazenda de Guarulhos.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos