A descriminalização do aborto de feto anencefálico a luz da efetivação do princípio da dignidade humana. 1

Exibindo página 2 de 2
09/08/2017 às 18:40
Leia nesta página:

3. O posicionamento da Suprema Corte: Ação de descumprimento de preceito fundamental n° 54/ DF.  

No dia 12 de Abril de 2012, o plenário do STF decidiu pela procedência da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 54, com 8 votos favoráveis e 2 contrários a suprema corte legalizou o aborto de fetos anencefálicos. 

O relator da ação Ministro Marco Aurélio votou pela legalização e disse: "inescapável o confronto entre, de um lado, os interesses legítimos da mulher em ver respeitada sua dignidade e, de outro, os de parte da sociedade que desejasse proteger todos os que a integrariam, independentemente da condição física ou viabilidade de sobrevivência". 

Seguindo a mesma linha de defesa o Ministro Luiz Fux disse: "Um bebê anencefálico é geralmente cego, surdo, inconsciente e incapaz de sentir dor. Apesar de que alguns indivíduos com anencefalia possam viver por minutos, a falta de um cérebro descarta complementamente qualquer possibilidade de haver consciência. [...] Impedir a interrupção da gravidez sob ameaça penal equivale à tortura" 

O até então advogado que defendeu a interrupção da gravidez de anencéfalo, Luís Roberto Barroso, hoje ministro de STF, disse: "No feto anencefálico, o cérebro sequer começa a funcionar. Então não há vida em sentido técnico e jurídico. De aborto não se trata". 

O Ministro Gilmar Mendes se utilizou de dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) em que o Brasil é o 4º pais com maior incidência de anencefalia fetal, sendo que dos 194 países vinculados à OMS 94 permitem o aborto nestas circunstâncias. 

Os únicos ministros que votaram contra a ação proposta em 2004 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde foram os Ministros Ricardo Lewandowski e Cezar Peluso. 

Cezar Peluso utilizou em sua tese o seguinte argumento "No caso de extermínio do anencéfalo encena-se a atuação avassaladora do ser poderoso superior que, detentor de toda força, infringe a pena de morte a um incapaz de prescindir à agressão e de esboçar lhe qualquer defesa". 

O Ministro Ricardo Lewandowski foi além da discussão entre o conflito de direito fundamentais, pois em sua tese contra a legalização argumentou ser o STF incompetente para a interpretação do tema em debate, o ministro disse: "Não é lícito ao maior órgão judicante do país envergar as vestes de legislador criando normas legais. [...] Não é dado aos integrantes do Poder Judiciário promover inovações no ordenamento normativo como se parlamentares eleitos fossem.”. 


CONCLUSÃO 

Ante o exposto, ao longo deste artigo científico, percebe-se que o tema é muito controverso até os dias atuais, mesmo depois do posicionamento do STF. Grupos sociais e religiosos ainda são contrários à antecipação terapêutica do feto anencefálico, mesmo após ser cientificamente comprovada sua inviabilidade após o nascimento. 

Além disso, o que se procura com a decisão da Suprema Corte não é legalizar o aborto de forma que se banalize a vida, que é o bem mais precioso que temos; mas sim garantir à gestante que tenha autonomia do seu próprio corpo depois de comprovada a anencefalia do feto. Desta forma, ela pode decidir em continuar a gestação, já sabendo dos riscos e de futuras decepções que terá, ou, realizar o procedimento médico que, para muitas é o fim de um sofrimento que, a cada dia tende a aumentar. 

Portanto, a decisão da suprema corte foi muito feliz (na nossa concepção) em conceder tal direito à gestante, pois existe a resolução do CFM que dispõe a respeito do tema e garante que tal procedimento será realizado após detido estudo e homologação por profissionais capacitados, tanto para diagnosticar, quanto para realizar a antecipação terapêutica do parto do feto anencefálico. 

Assim, como a sociedade evolui, se transforma e muda com o passar dos anos não se pode admitir que um código penal que é considerado por muitos ultrapassado em alguns aspectos possa punir o que hoje é cientificamente comprovado e aceito na maioria dos países que integram a OMS. 

Sendo assim, esperamos que o nosso artigo científico tenha sido útil e claro quanto ao nosso posicionamento e quanto às controvérsias a respeito do tema que foi o foco de debates exaustivos pelo judiciário em conjunto com Médicos e profissionais conexos com o tema. 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

BITENCOURT, Cézar Roberto. Aborto. In: __________. Tratado de direito penal2Dos crimes contra a pessoa. 12ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012. Cap. V, p. 401-470. 

BRASIL. Código Penal. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Vade mecum. São Paulo: Saraiva, 2008. 

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. Ed. São Paulo: Saraiva, 1990. 168 p. (Legislação Brasileira) 

CAPEZ, Fernando. Dos crimes contra a vida. In: ________. Curso de direito penal, volume II. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013. Cap. I, p.22-167. 

CFM. CFM define diretrizes para diagnósticos de anencefalia. Disponível em: < http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=22913:cfmdefine-diretrizes-para-diagnostico-de-anencefalia&catid=3 > Acesso em: 01. 10. 2013 

CFM. CFM esclarece posição a favor da autonomia da mulher no caso de interrupção da gestação. Disponível em: http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23663%3Acfm-esclarece-posicao-a-favor-da-autonomia-da-mulher-no-caso-de-interrupcao-da-gestacao&catid=3%3Aportal&Itemid=1. Acesso em: 01.10.2013. 

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Dispõe sobre o diagnóstico de anencefalia para a antecipação terapêutica do parto e dá outras providências. Resolução n° 1.989/ 2012, de 14 de maio de 2012. Lex. Disponível em: <http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/CFM/2012/1989_2012.pdf> Acesso em: 01. 10. 2013. 

GRECO, Rogério. Aborto. In: ________. Curso de direito penal: Crimes contra a pessoa, volume II. 3ª ed. Niterói, RJ: Impetus, 2007. Cap. VI, p.237-266. 

RESENDE, Leonardo Rocha. Aborto de feto anencefálico e a efetivação dos direitos à vida e à saúde pela ponderação de princípios fundamentais. Disponível em: <http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/biblioteca_videoteca/monografia/Monografia_pdf/2012/LeonardoRezende_Monografia.pdf. > Acesso em: 15. 08. 2013. 

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.  

VIANA, Ana Carolina. Aborto. Disponível em: <http://www.unipac.br/bb/tcc/tcc-81131ca1254fdc8d5c850670c8249e54.pdf> Acesso em: 15. 08. 2013. 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

o tema é muito controverso até os dias atuais, mesmo depois do posicionamento do STF, grupos sociais e religiosos ainda são contrários à antecipação terapêutica do feto anencefálico mesmo após ser cientificamente comprovada sua inviabilidade após o nascimento.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos