Uma visão crítica acerca da reforma trabalhista

16/08/2017 às 09:25
Leia nesta página:

O presente artigo, em meio à crise de legitimidade e representatividade do Governo Federal, pretende traçar um panorama,de forma crítica, acerca da Reforma Trabalhista e sua visão dicotômica engendrada pelos diversos atores sociais.

Em meio à crise de legitimidade e representatividade do Governo Federal, a Lei 13.467/2017 (denominada ‘Reforma Trabalhista’) foi sancionada no dia 13/07/2017, pelo atual Presidente Michel Temer, sob o fundamento de adequar a legislação trabalhista às novas relações de trabalho. Neste cenário, e antes mesmo do sancionamento da referida lei, surgiram inúmeros debates, questionamentos, manifestações e posicionamentos proferidos por advogados, magistrados, procuradores, juristas, sindicatos e pela sociedade como um todo, perfilhando-se, de um lado, o viés de uma lei nefasta e de evidente retrocesso social e, por outro lado, apontando-se como uma medida necessária para a modernização das relações de trabalho.

Essa contextualização de posicionamentos divergentes, bem como em razão das consequências advindas da ‘Reforma Trabalhista’ para a sociedade em geral (cidadãos, empregados, empregadores, etc.) e para o Direito, elevaram a Lei da Reforma à condição do tema de maior fôlego, mais pulsante e polêmico na atualidade. Extrai-se daí, que a Lei 13.467/2017, em linhas gerais, sustenta-se através de uma base tripartite: a) os direitos que podem ser negociados entre as partes envolvidas; b) os direitos que podem ser negociados parcialmente; e c) os direitos que não podem ser objeto de negociação.

A bem da verdade, a sociedade brasileira, por sua própria natureza, costumeiramente emite opinião e juízo de valor sobre determinada lei, seja favorável ou não, sem ao menos conhecê-la, o que pode gerar, um cenário totalmente desconexo com a sua real essência. Com a ‘Reforma Trabalhista’ não tem sido diferente. A propagação de informações distorcidas levadas a cabo, propositadamente, por interesse de classe, conduzem a um cenário de demonização completa da lei em questão.

O Direito, como ciência social, compreendendo-se como um conjunto de normas de conduta de caráter universal, obrigatório e mutável, acompanha as transformações sociais e se alimenta, concomitantemente, de elementos conservadores e reformistas, os quais se mantém em constante luta por espaço e predominância de um sobre o outro. No particular, os elementos conservadores e reformistas estão materializados, por um lado, por parte da sociedade que taxa a Reforma como um instrumento de retrocesso social e de ofensa às garantias mínimas dos trabalhadores, previstas constitucionalmente; e, de outra banda, a parcela que sustenta como uma medida alternativa para modernização das relações de trabalho.

O Direito do Trabalho, responsável por regular as relações individuais e coletivas do trabalho, assume o desafio de intervir nas relações privadas para pacificação da luta de classes, fundada, na atualidade, justamente pela divergência de posicionamentos acerca da Reforma Trabalhista. Se por um lado, defende-se a que lei pretende precarizar o trabalho, aumentando os ganhos do capital das empresas, a partir da redução de direitos dos trabalhadores; por outro, funda-se na criação de empregos, a consolidação de direitos e o implemento da segurança jurídica nas relações de trabalho. Neste ambiente engendrado pela divisão de pontos de vista, o Direito do Trabalho estar-se-á diante da inafastável missão de encontrar o ponto de equilíbrio entre a flexibilização das relações de trabalho e a realização dos valores sociais protetores do trabalhador.

A Reforma Trabalhista representa um novo paradigma na regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, visto que altera substancialmente o modo de negociação dos direitos, inova quanto às modalidades de contratação e prestigia a autonomia da vontade em detrimento da intervenção do Estado. Neste ambiente, há de convir que, em razão da posição desigual ocupada por empregado e empregador na relação contratual, forma-se um campo propício para maior poder de ‘barganha’ do empregador.

À margem de toda polêmica e questionamentos que gravitam em torno da Lei e, a despeito da forma acelerada com que se deu o processo legislativo, não se pode negar que o caminho legislativo perseguido até a sua aprovação observou estritamente os ditames legais, cabendo, neste momento, o enfrentamento desta nova realidade de forma responsável, respeitando o ordenamento jurídico e imprimindo a melhor interpretação à lei posta, como um verdadeiro Estado Democrático de Direito.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marlos Lobo

Advogado, especialista em Direito e Processo do Trabalho, sócio Coordenador do Núcleo Trabalhista do escritório Brito, Campos, Cruz e Torres Advogados - BCCTorres.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos