Repensar e Recusar: os 2 Rs que faltavam na educação ambiental. Atualize-se!

25/08/2017 às 15:48
Leia nesta página:

De fato, a maior divulgação encontrada até hoje, sem dúvida alguma, foi sobre os 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Mas, com o passar dos anos, viu-se que esse trio precisava de um saudável reforço.

Sempre que falo sobre educação ambiental, principalmente no tocante ao tema “lixo”, explico às pessoas a importância de conhecerem os 5 R’s e, não raro, sou indagada se não estou equivocada, pois são 3 R’s...4 R’s...mas confirmo que realmente são cinco!

De fato, a maior divulgação encontrada até hoje, sem dúvida alguma, foi sobre os 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Mas com o passar dos anos, assim como o impacto ambiental ocasionado pelo homem atingiu patamares elevados, foi necessária uma medida mais combativa por parte dos ambientalistas, sendo acrescentados aí o Repensar e Recusar.

Apenas relembrando, quando falamos em Reduzir estamos nos propondo a evitar um consumo exacerbado, desnecessário, evitando o excesso de produção de lixo, e isso implica em escolher produtos melhores cuja qualidade fará com que permaneçam conosco por mais tempo; produtos com refis ou embalagens retornáveis; usar sacola de compras permanente e não as de plástico, em se tratando de compra, maior utilização de caixas de papelão; utilizar pilhas recarregáveis, etc.

Reutilizamos, quando damos ao produto um tempo de vida útil maior, ou seja, o papel descartado virar bloco de anotações; a garrafa pet um vaso para jardim vertical; até mesmo a garrafa long neck pode ser transformada em um lindo copo de vidro ou até mesmo uma taça; consertar, e não jogar fora aquele eletrodoméstico quebrado, também é uma forma de reutilizar.

Reciclar é o mais conhecido dos R’s, afinal quem nunca viu aquelas lixeirinhas de coleta seletiva de lixo? Elas são o primeiro indício de que haverá reciclagem. Como sabemos, famílias inteiras têm sua renda graças à reciclagem, que consiste em pegar aquele material que iria para o lixo e transformá-lo em outro produto, economizando água e energia. Exemplo disso são as garrafas pets que podem se tornar o tecido pet, a exemplo da Camisa da Seleção Brasileira utilizada na Copa de 2014; o metal pode ser reciclado e retornar ao mercado em forma de arames, maçanetas, etc.

Pois bem. Depois de relembrarmos os “velhos” conhecidos, falaremos um pouco sobre os dois “novos” R’s: Repensar e Recusar.

Como o próprio nome diz, Repensar significa refletir e é exatamente o que devemos fazer quando queremos adquirir algum produto. Devemos pensar sobre o hábito de consumo como um todo. “Eu realmente preciso desse produto?” “Já tenho um semelhante, o que farei com ele?” “Estou adquirindo um produto que permite um descarte sustentável?” Essas e outras perguntas são necessárias para que seja feito um consumo consciente, da aquisição ao descarte.

E, por fim, mas não menos importante, falaremos sobre o quinto R: Recusar! A partir do momento em que estou praticando os quatro erros anteriores, posso, e devo, recusar produtos que não sejam retornáveis, dar preferência às bebidas acondicionadas em embalagens de vidro ou metal, recusar lâmpadas incandescentes, contribuindo assim para uma menor quantidade de lixo a ser produzida. Recusar é o ápice da preocupação do ser humano com o meio ambiente.

Sim, é uma mudança cultural radical que pode ser feita começando por cada um de nós. A combinação dos 5R’s reduzirá o consumo e consequentemente, a quantidade de lixo produzida, principalmente o desperdício, garantindo assim um mundo mais sustentável para as gerações futuras.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Marcela Prado

Servidora Pública Estadual , Especialista em Direito Ambiental Urbano, Especialista em Direito Processual Civil e Difusos e Coletivos, Bacharel em Direito e Tecnóloga em Gestão no Serviço Público.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos