O município sempre vai ser dependente do Fundo de participação que somente será para pagar a folha de pagamento . Não terá condições de realizar obras: tais como creche – escolas – porque a prioridade é os salário do Prefeito e vereadores.

O QUE É SER "UM BOM PREFEITO"

O que os prefeitos precisam fazer para melhor administrar uma cidade?

O que é ser “um bom prefeito”? Não há muitas diferenças entre administrar uma cidade e uma empresa. Os desafios, tanto para prefeitos, como para empresários, incluem não apenas a gestão de recursos financeiros abrigam temas como a busca por melhores condições de trabalho para os colaboradores, os cuidados com o meio ambiente, o uso parcimonioso e ético dos recursos, o respeito à gestão dos recursos humanos que com eles colaboram. Este quadro, resumidamente, se completa para os gestores municipais, diante da necessidade de convivência diária com o jogo político local, além das relações junto à sua comunidade e, ainda, junto aos governos estadual  e federal. Portanto, ampliam-se  um pouco mais o grau de exigências a serem enfrentadas por um administrador municipal.

Eles precisam de assessoria, orientação, estudo...precisam ficar antenados e ser conhecedores de políticas públicas que deram certos em outras cidades.

A Gestão Pública  é responsável pelo desenvolvimento urbano e econômico de uma cidade. No entanto para que haja eficiência na gestão correspondente à administração de um município há que se estabelecer a organização na gestão, criar missões correspondentes ao desenvolvimento que se almeja alcançar para, enfim, realizar a gestão de forma eficiente e eficaz.

Uma das palavras fundamentais para uma boa gestão pública é “excelência”. Através dela os processos de fundamentação da estrutura do município, a capacidade de administração baseada em necessidade coletiva e o controle dos valores exigidos na gestão será  indispensável para a ocorrência de resultados que beneficie tanto a estrutura física do município como sua base econômica e a qualidade de vida dirigida à população local.

Vamos dar um exemplo de uma cidade  cerca de 10.000. habitantes:

Salários Prefeitos e vereadores –

Valores mensais: R$  42.000,00

Cargos comissionados –R$  32.000- colocando apenas 08  comissionados.

Valor total mensal: 74.000,00 (Setenta e quatro mil reais)

Este valor daria para pagar 95 servidores – serviços gerais – garis –  pelo salário mínimo. Servidores que trabalham diariamente com sol e chuva .

Pergunto uma administração Municipal em que prioriza seus vencimentos no Executivo, legislativo e cargos comissionados não tem como o município progredir.

O município sempre vai ser dependente do Fundo de participação que somente será para pagar a folha de pagamento . Não terá condições de realizar obras: tais como creche – escolas –  porque a prioridade é os salário  do Prefeito e vereadores e cargos comissionados.

“O futuro das organizações e nações dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente”

“Quem quiser governar bem um país, deve primeiro governar a sua cidade. Quem quiser governar bem a sua cidade, deve aprender a governar primeiro a sua família; e quem quiser governar bem a sua família deve aprender primeiro a governar bem a si próprio” Confúcio – pensador e filósofo chinês


Autor

  • Sergio Francisco Furquim

    Sergio Francisco Furquim

    Advogado.<br>Especialização: Direito Previdenciário pela Escola <br>Paulista de Direito Social.<br>Presidiu a Subseção OAB/CAMANDUCAIA-MG no período de 2002 a 2012.<br>Recebeu Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Camanducaia -2008/2012.<br>Desenvolveu um trabalho " OAB CIDADÃ ( Video YOTUBE -Parte 1 e 2 )<br>Autor dos Livros: Mensagens Positivas e Artigos de Refletem a Realidade Brasileira e Você é o Construtor do seu Futuro.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

1

Autorizo divulgar minha mensagem juntamente com meus dados de identificação.
A divulgação será por tempo indeterminado, mas eu poderei solicitar a remoção no futuro.
Concordo com a Política de Privacidade e a Política de Direitos e Responsabilidades do Jus.

Regras de uso
  • 0

    João Geraldo Morselli

    Bom dia. Há uma grande diferença entre uma prefeitura e uma empresa.
    1 - Uma empresa tem como principal objetivo = Lucro.
    Prefeitura não tem o Lucro como objetivo e sim arrecadação.
    2 - O lucro é algo particular da empresa, dono, acionistas, sócios ou similares.
    Arrecadação municipal tem como finalidade o bem estar da coletividade e não da individualidade como na empresa.
    3 - Um município tem necessidades que não podem esperar, como saúde, educação, etc.. Uma empresa não tem essas necessidades coletivas.
    4 - Um administrador lida com a FRIEZA dos números, um governante lida com a NECESSIDADE de pessoas, seres humanos.
    5 - Um prefeito tem dar satisfações a : Câmara Municipal, Tribunal de Contas, o MP , a População, a Mídia, uma empresa dá satisfação aos sócios, acionistas, clientes - qdo dá - e só.
    É bem mais complexo ser um governante do que um administrador.