Direita ou esquerda? As pessoas e os problemas

Leia nesta página:

Os problemas serão resolvidos com o cumprimento mútuo das obrigações.

Temos que parar de eleger bandidos e mocinhos para os problemas atravessados por nós.

            Politicagem e partidarismos não vão adiantar. Podem existir pessoas boas e ruins em todos os locais, toda família, partidos políticos, empresas etc.

            Crise econômica? Fácil de se explicar. O detentor de riquezas não irá injetar dinheiro, criar industrias e empresas diversas, o que faz gerar empregos, num país que gera desconfianças de ordem política; grupal e individual; educacional e; de mão de obra qualitativa.

            A plataforma governamental anterior obteve maiores "alfabetizados" e detentores de diploma de ensino superior, o que atraiu grandes investimentos e fez o país e a economia crescerem.

            Porém, isso se deu na esteira de uma onda mundial de efetivação de direitos humanos fundamentais, dentre eles, o direito à educação (basta conhecer o Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais) e a custo de uma flexibilização absurda dos ideais educacionais, transformando "alunos" em "proprietários mimados" das escolas, donde seu agrado se tornou regra, em detrimento da formação ideal.

            Ao mesmo tempo, para se manter no "poder", ampliou e institucionalizou a corrupção, como todos sabemos a partir dos resultados obtidos no mensalão e na lava jato (que ainda está em curso).

            Uma coisa é criar mecanismos de inclusão e para se matar a fome. Outra é fazer com que uma grande maioria tenha as bolsas variadas como meio de vida.

            A plataforma de governo atual nada mais faz do que pensar no melhor sentido de atrair, novamente, o detentor de riquezas.

            De imediato, flexibilizar leis trabalhistas para garantir a procura por trabalhadores mais qualificados e impedir benesses a desqualificados, logo, conter gastos com improdutivos.

            Relativamente à corrupção, tratam-se dos mesmos partidos políticos e nomes de outrora, intrínseca e extrinsecamente, portanto, tire suas conclusões óbvias a respeito das críticas históricas sobre a direita no Brasil.

            Enfim, os problemas estatais somente serão resolvidos nas urnas e por meio do voto. Nosso ordenamento jurídico é composto por uma Constituição excelente e, em sua maioria, de ótimas normas infraconstitucionais. Precisamos de melhores pessoas no sentido de efetivá-las.

            Necessitamos também, nesse horizonte, evoluir e resolver os problemas civis de convivência, por meio de diálogo e de negociação, com a devida ética.

            É preciso, urgentemente, parar isso, construir uma sociedade com igualdade, nessa ordem, de obrigações e direitos.

            As opiniões e escolhas não podem se dar, como vemos, em decorrência do medo pela subsistência e a busca por mais direitos.

            Temos de nos imbuir no sentido de todos cumprirmos nossas obrigações. Sem isso, não há convivência social e política favorável a todos!

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Hugo Garcez Duarte

Mestre em Direito.

Alessandro da Silva

Mestre em História Social

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos