O disfuncional é funcional

Leia nesta página:

A alienação causa a disfuncionalidade a qual é o fundamento da funcionalidade.

            O Brasil contemporâneo tem apresentado diversos escândalos corruptivos, condenações e absolvições, bem como discussões pelos “cantos de rua” e mídias sociais, principalmente, pela via do facebook.

            O caráter intrigante de tudo isso é a constatação de que passam-se os anos e os mesmos envolvidos figuram nos quadros representativos brasileiros.

            Quais seriam os motivos pelos quais isso ocorre e a tão aspirada revolução não ocorra? É preciso refletir!     

            O que se vê em variadas manifestações, individuais e coletivas, são partidarismos e sentimentalismos, faltando lucidez e equilíbrio psíquico para “dar à César o que é de César".

            Assiste-se apenas a reproduções de opiniões da mídia e de autoridades variadas como deputados, senadores entre outros, e, de acusados e acusadores, faltando autonomia de pensamento.

            O senso comum e o achismo imperam, faltando substrato político teórico e filosófico e lastro jurídico.

            Ninguém faz revolução por meio de arruaças e por mídias sociais. Do modo feito só se faz barulho.

            Da nossa perspectiva, se quisermos realmente fazer a verdadeira revolução, que é silenciosa e toma todo mundo de assalto, façamos no lugar e na hora certa, ou seja, nas eleições e nas urnas, com a arma certa, o voto.

            Nos perguntamos do que adianta vociferar indignação pelos cantos, no facebook, ou noutra mídia qualquer se, no final das contas, a maioria dos brasileiros legitima nas urnas municipais, estaduais e federais candidatos conhecidos pelo mau caratismo, desrespeito à Constituição Federal e envolvimento em esquemas suspeitos ou ilícitos?

            A isso, nós mesmos respondemos psicanaliticamente, o brasileiro só goza no sofrimento. Assim, o que vemos são sintomas desse gozo perverso e pervertido.

            Mas há quem isso interessa? Quais seriam os motivos pelos quais o brasileiro não escolhe aquela via preferindo esse gozo?

            Vemos a situação pelas perspectivas do mero semblante, do utilitarismo e do despreparo, o que gera aceitação e manifestos dissimulados. É de se frisar, inclusive, além da aceitação, a manipulação da mentalidade, de todas as alienações, a pior é a alienação da capacidade de refletir.

            Nesse sentido, reflitamos, a crise educacional no Brasil, de índole mercadológica, tanto em âmbito básico e fundamental como superior, face à imposição de se fingir que se ensina e que se aprende, tratar-se-ia de uma falha ou de um projeto governamental? Quanto mais despreparado, menos reflexivo. O pior, até o despreparado quer gozar, alvo fácil, portanto, de manipulação.

            Por outro lado, considerando o fato de estarmos na era da informação, pode-se ter deixado de ser um projeto governamental e se tornado uma falha individual tudo o que se assiste, pois, mesmo que a escola esteja sucateada, atualmente, podemos ter acesso ao conhecimento e ao pensamento crítico de muitas outras formas.

            Às vezes temos que para muitos “educadores”, essa ideia de que o governo não quer o povo instruído serve como justificativa para a incompetência e a inércia desses "profissionais".

            A título de considerações finais, podemos afirmar, tranquilamente, nossos problemas são resultado de um misto de elementos no sentido de causar o disfuncional funcional. Para quem? Separar o joio do trigo não está fácil! 

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Hugo Garcez Duarte

Mestre em Direito.

Alessandro da Silva

Mestre em História Social

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos