TESTAMENTO : uma necessária mudança de cultura dos brasileiros

Leia nesta página:

O uso do testamento não é muito utilizado no Brasil, em tese, devido à falta de conhecimento das pessoas e o grande tabu em falar sobre a possível morte.

O testamento é a principal forma de manifestar o direito através do ato de ultima vontade, ou seja, uma forma de manifestar a liberdade pessoal.

De acordo com Flávio Tartuce (2017), a definição de testamento é “um negocio jurídico unilateral, personalíssimo e revogável, pelo qual o testador faz disposições de caráter patrimonial ou extrapatrimonial, para depois de sua morte”.

O uso do testamento não é muito utilizado no Brasil, em tese, devido à falta de conhecimento das pessoas e o grande tabu em falar sobre a possível morte.

É facultativa a atuação de um advogado para formalizar o documento, embora uma consulta jurídica seja importante para sanar as dúvidas acerca do documento.

Em tese, o modelo de testamento considerado mais seguro é o testamento público, com registro em cartório, este somente pode ser consultado pelo autor enquanto vivo e fica resguardado em uma central de testamento do cartório. No momento em que o titular falece, a família é avisada imediatamente.

Pela legislação brasileira o cidadão pode dispor livremente de metade de seu acervo patrimonial, cabendo à outra metade obrigatoriamente aos herdeiros legítimos necessários. Caso a pessoa não tenha descendente, ascendentes ou cônjuge, pode então repassar sua posses para qualquer pessoa física ou jurídica.

Em que pese, o testamento serve para simplificar a partilha, evidenciando assim, a especificação de pessoa e do bem a herdar.  O autor do testamento pode fazer qualquer tipo de declaração, confissão, opinião, as quais devem ser tornadas públicas, após a morte.

São também possíveis formas de testamento: Fechado, um texto simples e assinado pelo autor e três testemunhas; Cerrado, visto apenas pelo autor, costurado em couro e selado com lacre de cera.

Art. 1862 C/C são testamentos ordinários:

I-             O publico

II-            O cerrado

III-           O particular

 

Contudo, no Brasil não existe o costume de se elaborar o testamento. Podendo as causas serem diversas, como devido à cultura de ter “medo da morte”, ou simplesmente o receio em falar a respeito da morte, ou ainda pelo fato do “jeitinho popular” histórico que deixa sempre pra ultima hora a resolução dos problemas.

 

 

Conclusão

             O ideal para os brasileiros seria modificar o pensamento a respeito do testamento, passando a planejar o ato de ultima vontade, para que realmente seja feita a vontade do morto.

 

 

Referências

 TARTUCE, Flávio. Direito civil v. 6: direito das sucessões. – 10. ed. rev., atual. e ampl. – Rio de Janeiro: Forense, 2017.

Assuntos relacionados
Sobre as autoras
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Artigo elaborado sob a orientação da Prof. Luciana Leão.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos