Sofri um acidente, como proceder no INSS?

31/10/2017 às 07:55
Leia nesta página:

Ao sofrer um acidente quais os direitos e garantias que o segurado, aquele que contribui para a previdência social, possui? O que deve fazer? Como deve proceder?

Com o tempo cada vez mais curto a correria do dia a dia se tornou interminável. As pessoas estão sempre procurando fazer mais atividades e desenvolver novos trabalhos. Contudo é exatamente nesses momentos, que por um descuido acontece um inesperado acidente, podendo ser ele do trabalho ou de qualquer natureza.

É justamente nestas ocasiões que muitas pessoas ficam desamparadas por desconhecimento de seus direitos. Grande parte das pessoas ao sofrer algum tipo de acidente não recebem o auxílio-acidentário. Este é destinado ao segurado que após uma lesão sofrida por acidente, o impossibilite de voltar as atividades laborativas normais. Vale esclarecer que só é legitimo a receber quem contribui para a previdência social, seja como empregador ou contribuinte individual (carne).

O auxilio é solicitado pela própria empresa ou segurado, através do 135 ou pelo site da Previdência Social, após o não comparecimento do trabalhador. Será agendado inicialmente o auxílio-doença, momento em que ocorrera a perícia, onde o segurado deverá levar todos os exames e laudos médicos que atestem sua incapacidade e retorno ao trabalho. Ao cessar este benefício, aquele que ficou com limitações funcionais receberá também o acidentário.

O valor a receber neste auxilio corresponde à metade do valor que o segurado receberia caso pedisse uma aposentadoria por invalidez. Com isto o mesmo pode continuar trabalhando, pois possui caráter indenizatório/compensatório.

O benefício é uma importante complementação da renda, a aquele que terá sua capacidade reduzida por conta das sequelas, mas que ainda consegue continuar a exercer alguma atividade laboral diferente da que desempenhava, podendo, ainda, cumular com outros benefícios previdenciários.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Mariana de Oliveira Pádua

OAB/GO 39150; Sócia Proprietária do escritório Rezende & Pádua, Advocacia e Consultoria Jurídica.Especialista em Direito Previdenciário

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos