Separação ou Divórcio

04/12/2017 às 17:34
Leia nesta página:

o casamento válido só se dissolve pela morte de um dos cônjuges ou pelo divórcio, ou seja, somente há a possibilidade de dissolução dos vínculos matrimoniais com a morte de um dos cônjuges ou com o divórcio, separação não extingue vínculo matrimonial.

Separação ou divórcio?

Quando a convivência já não é suportável, quando o amor já não pulsa com a mesma intensidade, é chegado o fim da vida em comum do casal.

A depender do modelo de relação adotado, hoje, o fim dos laços conjugais pode se dá pelo divórcio, separação ou dissolução de união estável.

Por muito tempo vigorou na legislação brasileira a impossibilidade de dissolução do casamento, o casamento era instituto indissolúvel.

Tempos mais tarde surgiu a possibilidade de rompimento do casamento pelo divórcio, embora de forma velada, ante a necessidade de prévia separação judicial. Com a Constituição Federal de 1988 abrem-se dois caminhos para o divórcio; por conversão, com comprovação de 01 ano de prévia separação judicial ou, divórcio direto, com prova de 02 anos de separação de fato.   

Nessa perspectiva a separação judicial tinha o condão de “preparar” o casal para o divórcio.

Em 2010 foi editada a Emenda Constitucional n.66 que acabou com qualquer exigência de prazo ou causa para a realização do divórcio, postulando que o casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio.

Com a EC n.66/10 a separação judicial, na visão de muitos estudiosos do direito, perdeu a razão de sua existência no Código Civil de 2002, contudo, ela permaneceu expressa, não teve suas disposições revogadas pela aludida emenda constitucional. Continua sendo instrumento para o término da sociedade conjugal.

O Código de Processo Civil de 2015 reacendeu a chama da separação judicial, haja vista trazer expressa referência no seu art. 693, caput, da possibilidade de realização da separação consensual ou litigiosa.

Com isso, o rompimento do casamento pode ser pelo divórcio ou pela separação. O casal pode optar pela forma que entender melhor para por fim ao enlace matrimonial.

Cuidado!!!

Conforme prevê o §1º, art. 1571, Código Civil, o casamento válido só se dissolve pela morte de um dos cônjuges ou pelo divórcio, ou seja, somente há a possibilidade de dissolução dos vínculos matrimoniais com a morte de um dos cônjuges ou com o divórcio, separação não extingue vínculo matrimonial.

A separação traz o término da relação conjugal, dos deveres do casamento, conforme art. 1576 CC/02 a separação judicial põe fim aos deveres de coabitação, fidelidade recíproca e ao regime de bens.

Com a separação os cônjuges continuam interligados, mesmo que por uma linha muito tênue.

Mas qual a repercussão disso?

As pessoas que passaram por um processo de separação e tem o estado civil de separadas, não podem contrair novas núpcias, ou seja, não pode casar novamente, pois, como já mencionado, o fim do vínculo conjugal só é possível com a morte de um dos cônjuges ou com o divórcio.

Ainda, com base nos art. 1572 e 1573 ambos do CC/02, na separação é possível a discussão da culpa de um dos cônjuges no fim do relacionamento. Enquanto que o divórcio independe de qualquer causa ou prazo.

Então, você que se submeteu a um processo de separação, seja administrativo ou judicial, e conserva estado civil de separada(o) pode ainda manter vínculos matrimoniais com seu ex, a menos que tenha pleiteado a conversão da separação em divórcio.

 

 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Josabete Alcântara

Bacharela em Direito pela Faculdade Paraíso do Ceará-FAP; Aprovada no XXII Exame de Ordem; Membro da Comissão de Jovens Advogados da OAB-Subseção Crato-CE.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos