ISS e a gestão de fundos de investimentos

A insegurança jurídica do ISS das prestadoras de serviços de assessoria e consultoria financeira e de gestão de investimentos

12/12/2017 às 19:57
Leia nesta página:

A derrubada do veto presidencial ao inciso XXIV, do artigo 30, da Lei Complementar 157/2017.

Nós brasileiros devemos nos conscientizar, de uma vez por todas, que o Brasil só trilhará as mesmas sendas de desenvolvimento já trilhadas pelos países avançados, quando os empresários desistirem de viver protegidos pelo Estado, e quando o Estado desistir de manter os empresários de joelhos.

Esta verdade é reforçada quando se analisa o inciso XXIV, do artigo 3o, da Lei Complementar 157/2016. O inciso XXIV havia sido corretamente vetado pelo Presidente da República, mas seu veto foi derrubado pelo Congresso Nacional.

Consoante as regras desse inciso, os prestadores e serviços de assessoria e consultoria financeira e de gestão de carteira de investimentos deverão recolher o ISS (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) no município do tomador do serviço, e não mais no município onde o serviço é efetivamente prestado.

Pode parecer uma mudança simples, mas a simplicidade não é bem a marca do sistema tributário nacional, e não seria agora que os legisladores começariam a simplificar o sistema. Muitas dúvidas surgem com esta mudança, e nem sempre haverá uma resposta unívoca.

Por exemplo: qual seria o município do tomador de serviços de prestação dos serviços de gestão e administração de fundos de investimento? A sensatez jurídica indica que o contratante, ou seja, o tomador deste tipo de serviço é o próprio fundo que será gerido e administrado. Desta forma, seu domicílio seria o mesmo de quem o administra e, portanto, nesse município seria recolhido o ISS. Contudo, há quem, seguindo uma técnica jurídica menos sofisticada, defenderá que o cotista do fundo é o tomador do serviço, gerando grande confusão para o recolhimento do tributo.

Outro exemplo: a partir de quanto o ISS deve deixar de ser recolhido no município onde o serviço é prestado e passar a ser recolhido no município do tomador do serviço? Mais uma vez, uma análise constitucional indica que, como este inciso não instituiu nem majorou uma alíquota para o ISS, a norma não se submete ao princípio da anterioridade anual e deve entrar em vigor a partir da data de sua publicação.

Como se tais dúvidas não tivessem, por si sós, a capacidade de lançar brumas no entendimento sobre a novel legislação, muitos municípios ainda não aprovaram leis para se adequarem ao artigo 3o, XXIV, da Lei Complementar 157/2016, dificultando a vida do contribuinte. Ora, este já não pode recolher o tributo no município onde o serviço é prestado, mas ainda não pode recolher no município do tomador do serviço, se este município ainda não se adequou à lei.

Sendo assim, os contribuintes deverão se socorrer em medidas judiciais para que não se exponham a autos de infrações, execuções fiscais e afins, bem como para requerer a restituição do ISS recolhido em município juridicamente incompetente. 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
LUCIANO DE OLIVEIRA

Advogado com solido conhecimento jurídico, com experiência de mais de 15 anos em diversas áreas do Direito atuando com ética, respeito e responsabilidade

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos