A Importância da Guia de Trânsito Animal - GTA, no Estado de Mato Grosso.

GTA e a Defesa Agropecuária no Estado de Mato Grosso

10/01/2018 às 12:33
Leia nesta página:

Breve Análise da Importância da GTA para a Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso.

A Guia de Trânsito Animal (GTA) e um documento que comprova a sanidade dos animais e sua origem. Servindo de instrumento para corroborar com o Status Sanitário do Estado e a Procedência dos Bovídeos.

Deste modo, o documento é a melhor forma de fornecer ao comprador a garantia de estar adquirindo animais protegidos contra doenças e com procedência, assim, atenuando o risco de semoventes oriundo de Roubo, Furto ou acometido de Zoonose ou outra doenças de ressonância comercial.

Inferindo-se a Lei 10.486 de 26 de Dezembro de 2016, que Dispõe sobre a defesa sanitária animal no Estado de Mato Grosso e dá outras providências. O trânsito de animais no Estado de Mato Grosso, independentemente da origem, do destino e da finalidade, deverá estar acompanhado da Guia de Trânsito Animal - GTA e demais documentos zoossanitários, além da Nota Fiscal.

Portanto, o transportador deve portar esses documentos e apresentar à fiscalização, quando solicitado.

O modelo atual da Guia de Trânsito Animal foi implantado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, no ano de 2007 e é utilizado em todo o território nacional para o transporte de animais vivos – sendo assim, uma atribuição delegada pelo Governo Federal para o Estado de Mato Grosso e executado aqui pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso – INDEA/MT.

A padronização orquestrada pelo MAPA teve como objetivo aumentar a segurança e o controle sanitário de animais no transporte interestadual e intra-estadual, além de atender recomendações de missões internacionais que visitam o Brasil, interessadas na exportação de nossos produtos, principalmente pela garantia do nosso Status sanitário, por exemplo, como Livre de Febre Aftosa com Vacinação.

Todas estas ações repercutem diretamente na Saúde Pública e Economia do Estado de Mato Grosso.

Neste sentido a economia desta grande unidade federativa está em constante ascensão e o agronegócio é pilar fundamental, tomando 2008 - como paradigma, o Produto Interno Bruto (PIB) mato-grossense atingiu a marca de 42,7 bilhões de reais, correspondendo a 1,6% do PIB nacional e no âmbito regional, sua participação foi de 18,1%.

A grosso modo, as atividades econômicas relevantes para o PIB de Mato Grosso foram, naquele ano, a seguinte: Agropecuária: 28,1%, Indústria: 16,4% e Serviços: 55,5%.

A agropecuária, apesar de corresponder a 28,1% das riquezas do estado, é a principal atividade econômica, pois o setor de serviços, que contribui com 55,5%, está diretamente ligado a ela. Assim, podemos ousar dizer que por exemplo a comercialização de produtos e a instalação de hotéis, restaurantes, entre outros segmentos do setor de serviços, são alavancadas pelo desenvolvimento agropecuário.

A “Edificação Econômica” de Mato Grosso é perfeitamente harmônica e com elementos integrados, no qual a agropecuária é a sua Pedra Angular e possuindo um dos maiores rebanhos bovino do país, com destaque para o Gado de Corte. Assim, neste Senário Econômico a GTA repercuti diretamente nas Exportações e Importações do Estado.

Analisando macroscopicamente estes dados chega-se invariavelmente na conclusão de que a GTA deve receber cuidado especial por partes das autoridades públicas, servidores e sociedade, pois seu uso vai além de meras questões sanitárias, pois pode influenciar não só na Saúde Pública, mas na Balança Comercial Brasileira no que tange as exportações der commodities.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marcelo Galvão Marques

Advogado Público do Estado de Mato Grosso com especialização em Direito Penal e Processual Penal, Público, Eleitoral, Militar, Notarial e Registral. Foi advogado da Secretaria de Estado de Agricultura e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso. Cirurgião-Dentista especialista em Endodontia, Implantodontia e prótese sobre Implantes. Membro do Colégio Brasileiro de Implantodontia. 1º Ten. Dentista do Exército tendo servido no Batalhão da Guarda Presidencial e Hospital das Forças Armadas. É membro da Câmara de Defesa Civil, Câmara de Aquicultura Conselheiro de Segurança Conselho de Agricultura e Câmara de Alimentação Escolar de Barra do Garças e da JARI/MT. Acadêmico de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica enfase em Eng. Eletrônica, Eng. Eletrotécnica e Eng.de Telecomunicações.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos