Da incidência de tributos na cadeia da carne bovina e os abates clandestinos:

risco sanitário na cadeia da carne

10/01/2018 às 15:13
Leia nesta página:

Por sonegarem impostos e não observar a sanidade, os abates clandestinos acabam por acessar o mercado consumidor com "vantagem", pois a carga tributária e o custo operacional inflaciona o preço do produto, surgindo verdadeira competição desleal.

Questão espinhosa é a carga tributária incidente na cadeia da carne bovina e o seu não recolhimento, situação que abre um mercado negro paralelo com a consequente concorrência predatória sobre as empresas que operam legalmente.

 Podemos dizer que estes são os custos derivados da clandestinidade. Que Segundo Bánkuti e Azevedo na obra BÁNKUTI, F.I.; AZEVEDO, P.F. "Na clandestinidade: o mercado informal de carne bovina. A clandestinidade pode ser definida pela não fiscalização pelo serviço de inspeção sanitária e pela sonegação fiscal, sendo que muitas vezes elas ocorrem simultaneamente. ”. Disponível em: <http://www.iea.sp.gov.br/out/arquivo.php?ano=2000.

Os autores acima citados observaram que o subsistema de abate clandestino mantém-se competitivo, pois é capaz de expandir e manter sua expressiva participação no mercado de carnes. Grande parte dos agentes atuantes no Sistema Agroindustrial da carne bovina atribui esse problema da clandestinidade à elevada carga tributária incidente na cadeia e à baixa eficiência na aplicação das leis, ou seja, a problemas de enforcement, o qual pode ser definido como todos os procedimentos que existem num país que garantam a aplicação apropriada das normas e princípios.

Em relação ao abate de bovinos, diferentes fontes consideram índices em torno de 30 a 50% do montante de bovinos abatidos clandestinamente no país, sendo que a maioria das fontes considera o índice de 50% e o Ministério da Agricultura de 30%, conforme ensinamento dos mesmos autores.

Para entender a problemática, é necessário descrever a cadeia de carne bovina descrita no sistema agroindustrial (SAG), o qual é formado a partir da interação técnica, econômica e comercial entre atores que concorrem para a transformação de uma dada matéria-prima agropecuária em um produto final. 

Esse tipo de abordagem tem suas origens nos conceitos de “commodity system approach”, proposto por Davis e Goldberg em 1957 e de “analyse de filière”, ferramenta privilegiada da escola industrial francesa. 

Sobre o tema nos ensina o Instituto Paranaense De Desenvolvimento Econômico E Social (IPARDES); Grupo De Estudos De Políticas Agroindustriais (GEPAI/UFSCAR); Instituto Brasileiro Da Qualidade E Produtividade No Paraná (IBPQ). Análise Da Competitividade Da Cadeia Agroindustrial Da Carne Bovina No Estado Do ParanáCuritiba, 2002. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/pdf/publicacoes/cadeia_agroindustrial_bovinos_sumario_executivo.pdf>>.... 

INSUMOS PARA A PECUÁRIA - PECUÁRIA (CARNE BOVINA)

COMPETE PELA CARNE BOVINA - FRIGORÍFICO, MERCADO EXTERNO, MERCADO INTERNO - COM ALTA CARGA TRIBUTÁRIAS E VALORES AGREGADOS/ALTO CUSTO OPERACIONAL (ABATE SANITÁRIO). - FORNECE A PROTEÍNA COM ALTO VALOR 

PARALELAMENTE TEMOS OS MATADOUROS CLANDESTINOS COMPETINDO PELA MESMA MATÉRIA PRIMA, COM BAIXA CARGA TRIBUTÁRIA E AUSENTE O ABATE SANITÁRIO;BAIXO CUSTO OPRERACIONAL - FORNECE A PROTEÍNA COM BAIXO VALOR.

É notória a competição pelo mercado Doméstico onde se digladiam os Frigoríficos e os Matadouros Clandestinos, sendo que este compete com um produto de baixíssima qualidade, origem duvidosa e baixo valor de venda. Assim, é esta a proteína mais acessada na maioria dos municípios brasileiros, onde se busca por menor preço, e não qualidade. Perde o Estado, perde a Sociedade.

Por fim, uma alternativa para minimizar e diminuir o abate clandestino seria a  redução do ICMS. No entanto, vale observar que a clandestinidade não está apenas vinculada à cobrança do ICMS, mas também à cobrança de outros tributos e aos custos relativos ao atendimento da legislação sanitária. 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marcelo Galvão Marques

Advogado Público do Estado de Mato Grosso com especialização em Direito Penal e Processual Penal, Público, Eleitoral, Militar, Notarial e Registral. Foi advogado da Secretaria de Estado de Agricultura e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso. Cirurgião-Dentista especialista em Endodontia, Implantodontia e prótese sobre Implantes. Membro do Colégio Brasileiro de Implantodontia. 1º Ten. Dentista do Exército tendo servido no Batalhão da Guarda Presidencial e Hospital das Forças Armadas. É membro da Câmara de Defesa Civil, Câmara de Aquicultura Conselheiro de Segurança Conselho de Agricultura e Câmara de Alimentação Escolar de Barra do Garças e da JARI/MT. Acadêmico de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica enfase em Eng. Eletrônica, Eng. Eletrotécnica e Eng.de Telecomunicações.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos