Tópicos de direito tributário: taxas e tarifas; fatos geradores do ir; exceção à nonagesimal quanto a fixação da base de cáculo

19/01/2018 às 07:17
Leia nesta página:

Este artigo se destina a abordar alguns tópicos de Direito Tributário, escolhidos de acordo com sua relevância. Possui uma didática simples, pois o objetivo é proporcionar um primeiro contato com quem está iniciando os estudos em Direito Tributário.

RESUMO:Este artigo se destina a abordar alguns tópicos de Direito Tributário, escolhidos de acordo com sua relevância para a compreensão do que se propõe abordar a referida disciplina. Terá uma didática simples pois o objetivo é proporcionar um primeiro contato com quem está iniciando os estudos em Direito Tributário.

Será discutida a diferença entre taxa e tarifa, focando em seus aspectos mais relevantes e com escrita pontual e concisa afim de proporcionar um primeiro contato claro com o tema.

Também se tratará sobre a incidência do imposto de renda, escolhido por ser a espécie tributária mais popular, será abordado seus fatos geradores e peculiaridades.

Por último, se esplanará sobre a Anterioridade Nonagesimal, com explicação de seu conceito e foco na sua atuação sobre a fixação da base de cálculo. 

Palavras-chaves: Imposto, Tributário, Nonagesimal, Taxa, Tarifa.


INTRODUÇÃO

O Direito Tributário é uma das disciplinas jurídicas mais evitadas pelos estudantes de direito e mesmo pela sociedade em geral, muito por seu caráter político bastante presente, o que enseja a ideia de que se trata de uma disciplina de difícil compreensão.

A presença marcante de tecnicismo tanto na jurisprudência como na legislação e doutrina, diminui a popularidade da disciplina. O fato é que são artifícios que promovem a segurança jurídica na aplicação de seus preceitos, como a Legalidade.

Assim, o presente trabalho visa proporcionar um contato simples e didático, um pouco mais distante da técnica, primando pela compreensão dos temas abordados para que o leitor se sinta mais seguro em posterior continuidade e aprofundamento dos estudos.


TAXAS E TARIFAS

Inicialmente, quanto aos fatos geradores das taxas, se nota que seus fatos geradores são dois. Kiyoshi Harada afirma que é uma espécie tributária que só pode ser exigida dos particulares em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição. O mesmo raciocínio também está na letra da lei da CF/88 em seu art. 145, II, somado ao artigo 77 do Código Tributário Nacional.

O poder de polícia é exercido de forma a privar parte dos direitos de um indivíduo como a justificativa de se buscar o bem comum no atendimento dos interesses da coletividade. Isto pode ser visualizado nas medidas tomadas pelo IBAMA em situações de risco para a natureza, no sentido de se buscar a preservação do meio ambiente.

Superado o primeiro fato gerador das taxas, o segundo fato gerador é a utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição. Um dos fatos geradores das taxas incide sobre serviços que estão disponíveis a todos, portanto, cobrado de todos, mesmo do cidadão que escolhe não usufruir do serviço, pois são serviços que buscam o bem comum.

Dessa forma, finaliza-se a análise dos fatos geradores das taxas. Em seguida, esplanar-se-á  a diferença entre taxa e tarifa. 

Na obra de Harada se observa a complexidade do enunciado quando ele afirma que a confusão entre a taxa e preço público (tarifa) tem sido uma constante, tanto no campo legislativo como no campo jurisprudencial.

Em pesquisa na obra de Harada, encontra-se explicado que taxa é notadamente regida por regime de direito público ao passo que se configure espécie tributária e que tarifa é regida sob o regime de direito privado.

Em termos mais simples, se observa que o teor impositivo das taxas oriundo do caráter vinculado que possuem é o principal diferencial entre taxas e tarifas. Pois, a passo que as taxas são vinculadas a um serviço disponível a todos para o bem de todos (como taxa de lixo), as tarifas são decorrentes de serviços que o contribuinte optou por usufruir, como tarifas telefônicas.

Assim, pode-se apontar o regime de direito público relacionado com taxa e regime direito privado relacionado com tarifa. Dessa forma, nota-se que a imposição da taxa devido ao seu caráter vinculado, logicamente decorre de sua observância ao regime de direito público, pois não é possível a imposição de tarifa ao contribuinte sem que haja anuência do mesmo, portanto, não vinculado.


FATOS GERADORES DO IR (IMPOSTO DE RENDA)

Sendo o mais famoso dos impostos, o imposto de renda tem sua definição conhecida através dos costumes. Vale ressaltar que sua incidência configura critério importante na sua definição e que é obscuro para a maioria das pessoas. Dessa forma, é necessário afirmar que o imposto de renda incide sobre a renda oriunda de trabalho, capital ou ambos, como também sobre proventos de qualquer natureza que resultem em acréscimo patrimonial.

No tocante à renda oriunda do trabalho, se pode afirmar que nem toda a renda desta natureza estará sujeita à incidência do referido imposto. Será definida previamente, respeitada a Anterioridade Anual, o valor a partir do qual estará sujeito a incidência do IR. O critério adotado para estabelecer este valor será o entendimento do legislador sobre qual é o limite do valor percebido pelo empregado que passa a configurar acúmulo de renda. Está fora da incidência do IR, portanto, o que o legislador entender como valor suficiente para satisfação das necessidades básicas de moradia, lazer, saúde, educação e alimentação do contribuinte e seus dependentes.

A renda oriunda do capital são valores percebidos pela valorização da renda decorrente de investimentos. Assim, o legislador percebe capacidade contributiva suficiente para incidência de IR.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Os proventos de qualquer natureza podem ser oriundos de negócio, mesmo que familiar e não regular, mas que resulte em acréscimo patrimonial. Também podem ser percebidos como proventos de qualquer natureza valores decorrentes de atividades ilegais e imorais, como tráfico de drogas, pessoas e órgãos, por exemplo. Nesse momento se faz necessário mencionar o Princípio da Pecunia Non Olet, pois segundo tal princípio “o dinheiro não cheira”, ou seja, não importa sua origem, pois o fato de haver acréscimo patrimonial já incorre incidência do IR.


EXCEÇÃO À NONAGESIMAL QUANTO À FIXAÇÃO DA BASE DE CÁLCULO

Inicialmente, é necessário explicar o que é a Nonagesimal. A também chamada como Noventena, é o conceito de que a incidência de impostos não pode ser menor do que 90 dias contados da data da publicação da lei que os insituiu ou aumentou. Dito isto, apenas IPVA e IPTU tem a fixação de suas bases de cálculo como exceções à Noventena. Constam no art. 150, §1º, CF. Doutrinariamente, Leandro Paulsen e Eduardo Sabbag são categóricos em suas obras.

Na obra de Paulsen, ele afirma que as exceções à anterioridade mínima (Nonagesimal) alcançam, tão somente, o empréstimo compulsório de calamidade ou guerra, o II, o IE, o IR, o IOF, imposto extraordinário de guerra. E a fixação da base de cálculo do IPVA e do IPTU. Sabbag é ainda mais conciso, pois fornece as mesmas informações por meio de um quadro esquemático.

Dessa forma, a fixação da base de cálculo de IPTU e IPVA podem vigorar em menos de 90 dias da publicação da lei que os fixou.


CONCLUSÃO

Por fim, decorreu-se sobre conceitos e contextos de tópicos de suma importância para o Direito Tributário. A partir dos tópicos escolhidos se pode ter uma visão geral da disciplina, pois o presente trabalho não se concentrou em uma única seara da atuação da disciplina tributária.

Dessa forma, embora o universo tributário seja muito maior do que fora aqui exposto, a intenção foi desmistificar sua imagem obscura e mostrar que o ponto-chave para a fácil e devida compreensão desse ramo do direito público é contextualizar o cotidiano, a política e a legalidade.    


REFERÊNCIAS

Harada, Kiyoshi, Direito Financeiro e Tributário, 26ª edição

Paulsen, Leandro, Direito Tributário Constituição e Código Tributário à Luz da Doutrina e da Jurisprudência, 7ª Edição

Sabbag, Eduardo, Manual de Direito Tributário, 7 ª Edição

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Samuel Mendes de Sousa

Graduando do Curso de Direito – Faculdade Luciano Feijão – Sobral / CE

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos