Direito sucessório do companheiro antes e após decisão do STF

30/01/2018 às 12:52
Leia nesta página:

A inconstitucionalidade do artigo 1.790 Codigo Civil.

Antes da decisão do Supremo Tribunal Federal, o direito sucessório do companheiro era estabelecido pelo artigo 1.790 do Código Civil 2002 que nos traz o seguinte:

Artigo 1.790- A companheira ou o companheiro participará da sucessão do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigência da união estável, nas condições seguintes:

I - se concorrer com filhos comuns, terá direito a uma quota equivalente à que por lei for atribuída ao filho;

II - se concorrer com descendentes só do autor da herança, tocar-lhe-á a metade do que couber a cada um daqueles;

III - se concorrer com outros parentes sucessíveis, terá direito a um terço da herança;

IV - não havendo parentes sucessíveis, terá direito à totalidade da herança.

Conforme o artigo acima citado o companheiro sobrevivente só participaria da sucessão do outro, se ambos estivessem adquiridos bens onerosos na constância da união estável, sendo assim se o de cujus tiver deixado somente bens particulares a companheiro(a) sobrevivente, não participaria da sucessão.

Neste sentido o IBFAM (, p,235) cita que (VELOSO, p.281, 2002) defende a inconstitucionalidade, pois as diferenças são refletoras de injustiça e em suas palavras nos traz o seguinte entendimento

 A companheira de muitos anos de um homem rico, que possuía vários bens na espoca em que se iniciou o relacionamento afetivo, não herdará coisa alguma do companheiro, se este não adquiriu outros bens durante o tempo da convivência. Ficará esta mulher- se for pobre- literalmente desamparada, mormente quando o falecido não cuidou de beneficiá-la em testamento, ou foi surpreendido pela morte antes de outorgar o testamento que havia resolvido fazer.

Já no entendimento de (VENOSA, p 113, 2007) a sucessão do companheiro e do cônjuge foi tratada de forma diferentes e nos diz o seguinte:

     “...Poderia o legislador ter optado em fazer a união estável equivalente ao casamento, mas não o fez. Preferiu estabelecer um sistema sucessório isolado, no qual o companheiro nem é equiparado ao cônjuge nem se estabelecem regras claras para sua sucessão (...) Como examinamos, embora haja o reconhecimento constitucional, as semelhanças entre o casamento e a união estável restringem-se apenas aos elementos essenciais...”

Destarte então que o companheiro sempre ficava em desvantagens no que se referia a sucessão, pois o mesmo exercia o mesmo papel do cônjuge perante a convivência matrimonial. 

Diante das situação do companheiro em relação ao direito sucessório, o Supremo Tribunal Federal, julgou inconstitucional o artigo 1.790 Código Civil através do Recurso Extraordinário 878.694/MG (Tema 809), o presente recurso juntamente com o recurso 646.721/RS (Tema 498), põe fim a desigualdade da sucessão do Companheiro e cônjuge, tendo como norteamento o artigo 5º da Constituição Federal que nos traz o seguinte:

Artigo 5º -Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros, e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, a liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

              A decisão deu provimento ao recuso (Tema 809) por maioria dos votos com a seguinte redação:

Decisão: O Tribunal, apreciando o tema 809 da repercussão geral, por maioria e nos termos do voto do Ministro Relator, deu provimento ao recurso, para reconhecer de forma incidental a inconstitucionalidade do art. 1.790 do CC/2002 e declarar o direito da recorrente a participar da herança de seu companheiro em conformidade com o regime jurídico estabelecido no art. 1.829 do Código Civil de 2002, vencidos os Ministros Dias Toffoli, Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski, que votaram negando provimento ao recurso. Em seguida, o Tribunal, vencido o Ministro Marco Aurélio, fixou tese nos seguintes termos: “É inconstitucional a distinção de regimes sucessórios entre cônjuges e companheiros prevista no art. 1.790 do CC/2002, devendo ser aplicado, tanto nas hipóteses de casamento quanto nas de união estável, o regime do art. 1.829 do CC/2002”. Ausentes, justificadamente, os Ministros Dias Toffoli e Celso de Mello, que votaram em assentada anterior, e, neste julgamento, o Ministro Luiz Fux, que votou em assentada anterior, e o Ministro Gilmar Mendes. Não votou o Ministro Alexandre de Moraes, sucessor do Ministro Teori Zavascki, que votara em assentada anterior. Presidiu o julgamento a Ministra Cármen Lúcia. Plenário, 10.5.2017.  

   Diante dessa decisão no direito sucessório atual é inconstitucional a diferenciação do regime sucessório entre companheiro e cônjuge, devendo ser norteado em ambos os regimes o que estabelece o artigo 1.829 do Código Civil, podendo já ser aplicados em inventários em curso caso a sentença de partilha não tenha transitado em julgado.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos