Cobrança de taxa condominial antes da entrega das chaves é ilegal

09/02/2018 às 12:31

Resumo:


  • Construtoras e incorporadoras têm praticado a cobrança de cotas condominiais antes da entrega das chaves, o que é considerado ilegal segundo o Código de Defesa do Consumidor e a Portaria nº 03 da Secretaria de Direito Econômico.

  • O Código de Defesa do Consumidor proíbe cláusulas abusivas que exijam vantagens excessivas do consumidor, incluindo a cobrança de taxas condominiais antes da posse efetiva do imóvel.

  • A responsabilidade pelo pagamento de despesas condominiais só deve iniciar após a entrega das chaves e a posse direta do imóvel, conforme explicado pelo advogado Dr. André Luiz Oliveira.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Muitas construtoras e incorporadoras têm cobrado dos futuros condomínios cotas condominiais sem ter havido ainda a entrega das chaves.

Muitas construtoras e incorporadoras têm cobrado dos futuros condomínios cotas condominiais sem ter havido ainda a entrega das chaves.

O Código de Defesa do Consumidor trouxe muitas benesses, visando sempre à ampliação da proteção ao consumidor, parte hipossuficiente desta relação, rechaçando-se, assim, todas as práticas abusivas implementadas pelos fornecedores, os quais, na maioria das vezes, traçam as regras dos contratos celebrados.

Entre as proteções implementadas pela Lei nº 8.078/90, encontra-se a proibição expressa das cláusulas abusivas, entre elas qualquer uma que exigir vantagem manifestamente excessiva do consumidor.

A Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, por meio da Portaria nº 03, classificou como abusivas as cláusulas que estabeleçam, no contrato de venda e compra de imóvel, a incidência de cobranças de taxas condominiais antes da entrega das chaves, prática essa usualmente realizada pelas grandes construtoras e incorporadoras.

Frise-se que a cobrança de qualquer taxa antes da entrega das chaves é ilegal, uma vez que o comprador paga taxas pelo recebimento futuro de coisa que ainda não tomou posse.

Portanto, a cobrança dos juros, ou qualquer outra taxa, provoca o desequilíbrio do negócio jurídico celebrado, pois exige de uma das partes, adquirente, obrigações, sem a devida contraprestação (entrega do imóvel), o que não se pode admitir.

“A responsabilidade pelo pagamento das despesas condominiais não pode ser carreada aos proprietários, pois a obrigação do adquirente nasce desde o dia em que recebe, ou seja, colocada à sua disposição a posse direta do imóvel, já que a responsabilidade de custear as despesas de manutenção decorre da possibilidade de utilização do imóvel”, declara o advogado, Dr. André Luiz Oliveira, da Oliveira Advogados Associados.

Portanto, é ilegal a cobrança de cotas condominiais antes da efetiva entrega das chaves.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
André Luiz Oliveira

• Bacharel em Direito - Universidade Cidade de São Paulo - 2005 • Pós-Graduado em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário - Faculdades Metropolitanas Unidas - 2013 • Especialização em Direito Condominial – Escola Paulista de Direito – 2017 • Especialização em Direito Arbitral – Fundação Getúlio Vargas – 2017 • Especialização em Mediação Trabalhista – TASP - 2017 • Atuante nas áreas do Direito do Consumidor, Direito Empresarial, Direito de Família e Sucessões, Direito Imobiliário, Condominial e Locatício, Direito das Obrigações, Direito do Trabalho, Direito Tributário, Direito Previdenciário e Direito Arbitral • Professor Universitário nas matérias de Ética Profissional e Responsabilidade Social, Direito e Legislação, Direito Tributário, Direito do Trabalho, Direito Empresarial e Direito Previdenciário. • Membro do Rotary Club de São Paulo Vila Matilde – Centenário até o ano de 2014 • Presidente do Rotary Club de São Paulo Vila Matilde – Centenário na Gestão 2011/2012

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Oliveira Advogados Associados

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos