Alteração ilegal da base de cálculo do ITCMD no Estado de São Paulo

09/02/2018 às 17:36
Leia nesta página:

Analisa-se a ilegalidade do decreto 55.002/09.

O Imposto de Transmissão de Causa Mortis e Doação (ITCMD) incide quando ocorre a transmissão não onerosa de bens ou direitos na herança (causa mortis) ou na doação (inter-vivos).

Alguns proprietários de imóveis urbanos ou rurais estão contestando obtendo decisões favoráveis no Tribunal de Justiça de São Paulo contra a alteração na base de cálculo do imposto através do Decreto 55.002/09.

Com a publicação do referido decreto, o governo do Estado de São Paulo alterou a forma do cálculo do ITCMD gerando um aumento no valor do imposto que pode superar 100%.

Esse decreto trouxe que, nos imóveis urbanos o uso do valor venal de referência do imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e não o valor venal utilizado na base de cálculo no Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU).

Já nos imóveis rurais, o parâmetro utilizado era base de referência do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR), mas foi alterado para utilização do valor médio do preço da terra divulgado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Ocorre que o decreto está sendo considerado ilegal por contrariar a Constituição Federal e o Código Tributário Nacional onde estabelecem que apenas por lei se pode alterar a base de cálculo dos impostos.

O Tribunal de Justiça de São Paulo vem afastando a cobrança do ITCMD pela base de cálculo conforme o Decreto 55.002/09 e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) muitas vezes nem analisa a matéria do recurso, ao considerar que a argumentação se fundamenta em direito local, ou seja, o TJSP é que deve decidir.

Infelizmente a Fazenda Estadual insiste que o recolhimento do imposto deve ser feito na forma do decreto e notifica os contribuintes que recolheram utilizando o valor venal utilizado na base de cálculo do IPTU para recolher a diferença. Assim, só através de uma medida judicial o recolhimento da diferença poderá ser suspenso e posteriormente extinto.

Os contribuintes que já realizaram o recolhimento nas regras do Decreto 55.002/09 há menos de 5 anos do pagamento do imposto podem ajuizar uma ação para requer a devolução do valor pago a mais ao fisco estadual.

Se você contribuinte se enquadra em alguma dessas situações e quer maiores esclarecimentos, entre em contato com a equipe de Petersmann da Silva Advocacia ou um advogado especialista de sua confiança.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Anderson Petersmann da Silva

Advogado, especialista direito Tributário e Previdenciário.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos