O uso de inteligência artificial chega à advocacia

23/02/2018 às 16:11
Leia nesta página:

Primeiro software a usar Inteligência Artificial promete dar conta da execução de atividades repetitivas e deixar para o advogado apenas as atividades intelectuais e menos processuais.

O uso da inteligência artificial já é uma realidade no Brasil. Seja para facilitar o diagnóstico médico, para ajudar o Ministério da Justiça a identificar crimes de lavagem de dinheiro ou para apoiar gestores na tomada de decisão estratégica em bancos e instituições da Justiça, as máquinas estão sendo usadas para analisar grandes volumes de dados e, a partir daí facilitar e otimizar o resultado do trabalho dos humanos. Agora, advogados brasileiros passam a contar com este recurso.

O uso da inteligência artificial pode melhorar a vida de milhares de advogados. Desenvolvido pela Softplan, o novo SAJ ADV - Software Jurídico incorporou o uso de IA para facilitar o dia a dia dos escritórios de advocacia e otimizar o tempo de trabalho, utilizando conceitos relacionados a Machine Learning e Deep Learning.

O ramo de Machine Learning se preocupa em como ensinar as máquinas a aprender. Uma das abordagens de ensino de máquinas é por meio de exemplos e regras. Outra abordagem que se destaca é o Deep Learning, que se baseia em Redes Neurais Artificiais. Nela as máquinas aprendem de forma semelhante a uma pessoa, ou seja, de forma autônoma.

Até então, os softwares jurídicos careciam de soluções que possibilitassem aos advogados economizar tempo na execução de atividades cotidianas e repetitivas. No geral, essas ferramentas priorizavam a gestão de processos e a organização de atividades financeiras.

Ao assumir a execução de atividades repetitivas e deixar para os advogados apenas as atividades intelectuais e menos processuais, o SAJ ADV dá um passo adiante, com grande impacto na rotina dos escritórios, trazendo economia de tempo e liberando aos profissionais, para que se dediquem ao contato com clientes, elaboração de novas estratégias e atividades intelectuais — tudo o que não pode ser automatizado e depende da capacidade humana de construção de argumentos.

Definida como a ciência de desenvolver máquinas inteligentes, em 1955, com o passar do tempo, o conceito de IA foi aprimorado com novas definições, podendo ser entendida atualmente como o ramo da ciência da computação que estuda o comportamento inteligente e desenvolve os computadores para que realizem atividades que, até então, humanos fazem melhor. Entretanto, o ganho está na automatização e sistematização trazida pela IA.

Com o SAJ ADV dotado de recursos de IA, uma das atividades a ser automatizada é a leitura de intimações e distribuição de prazos. Em média, um advogado investe cerca de três minutos lendo uma intimação e decidindo qual ação tomar.  Uma tarefa repetitiva e morosa para quem recebe muitas intimações. Em um escritório que recebe aproximadamente 20 por dia, advogados poderão economizar até uma hora diária de trabalho. 

De acordo com o texto da intimação, previamente capturada dos diários oficiais, e histórico de tarefas criadas a partir das intimações, o SAJ ADV aprende quais atividades devem ser sugeridas. As sugestões com maiores probabilidades são exibidas logo abaixo do texto da intimação.

Ao clicar no nome da tarefa sugerida, o advogado será direcionado a tela de confirmação da criação da tarefa, economizando e otimizando o tempo de análise e lançamento de dados. Quanto mais tarefas o advogado criar, maior será a assertividade do sistema. Com o tempo, o software jurídico passa a sugerir as atividades de acordo com as características de cada cliente, se adaptando a forma de trabalho de cada escritório.

A IA pode ainda ser utilizada em diversos cenários na advocacia, como identificar e classificar movimentações processuais, colaborando com o advogado para identificar a fase em que o processo se encontra e determinar um tempo previsto para o processo; identificar a probabilidade de êxito ou perda de uma ação com base na análise de julgamentos anteriores; analisar documentos e petições, identificando padrões e teses, e sugerir documentos e testes.

O SAJ ADV também aprende com o feedback negativo, ou seja, o advogado pode informar as sugestões incorretas e ensinar o sistema a não sugerir tarefas erroneamente.

Como se vê, as atividades repetitivas estão com os dias contatos. Até 2025, a estimativa é de que um, em cada três em empregos, será substituído por softwares e robôs.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos