LIBERALISMO, JUSTIÇA E FELICIDADE: Um ensaio crítico sobre a Teoria da Justiça

Um ensaio crítico sobre a Teoria da Justiça

25/02/2018 às 14:00
Leia nesta página:

A Teoria da Justiça, obra do Filósofo John Rawls visa abordar uma nova concepção de contrato social em que suscita promover uma justiça equitativa com fundamentos aos princípios do direito, e como os indivíduos são inseridos nesse contexto.

                               

                

       LIBERALISMO, JUSTIÇA E FELICIDADE: Um ensaio crítico sobre a Teoria da Justiça

                                                                                             Hermes Antonio Peixoto Junior 

Este ensaio tem como premissa abordar “Liberalismo, Justiça e Felicidade”, de Eduardo Borges Araújo e Bruna Marin, texto cuja ideia central é fazer um recorte sobre análise da obra “Teoria da Justiça”, na qual John Rawls se ocupa de propor um novo contrato social na intenção de promover o que chama de “justiça equitativa”.

Preliminarmente, destaca-se no texto o que ele infere sobre a relevância da “Teoria da Justiça”. Sabe-se que o livro chamou atenção dos estudiosos da filosofia política contemporânea na década de 1980. Afinal, após a ascensão de regimes totalitários e socialistas, o liberalismo político era mais uma vez apontado como meio viável, de acordo com as correntes predominantes da época.

Por meio de sua teoria, Rawls sugere que o critério de justiça distributiva seja a base de um novo contrato entre Estado e sociedade. Logo, na formação desse contrato, os indivíduos ficariam responsáveis por prestar a distribuição de bens e direitos de forma igualitária e cega quanto a vantagens e desvantagens que esses indivíduos passariam a ter. O autor se baseia nos benefícios proporcionados por uma cooperação entre sociedade civil e instituições mais importantes. 

Tratando de uma experiência hipotética, Rawls descreve a celebração de um contrato sob condições ideais, uma vez que seus participantes são livres e moralmente iguais. Ressalta-se que o autor se fundamenta na análise ideológica kantiana ao perquirir princípios os quais todos os indivíduos estariam de acordo. Assim, percebe-se que suas premissas da Justiça são firmadas por princípios gerais da sociedade liberal.

Rawls busca dar sentido e coerência a instituições já consolidadas ao tentar definir o que é viável ou inviável, justo ou injusto, tolerável ou intolerável. Sua intenção é perseguir uma eventual solução da problemática que põe em lado opostos liberdade e igualdade, uma vez que a Teoria da Justiça não visa anular ou mudar outras diretrizes de orientação consideráveis, como os problemas conjunturais trazidos à tona pelas ciências sociais, políticas e econômicas.

Por sua vez, compreende-se a necessidade de ponderação das divergências entre utilitarismo e individualismo. Uma sociedade civilizada deve saber balizar as políticas públicas utilitaristas as quais garantem, em longo prazo, equidade a grupos sociais prejudicados no decorrer da evolução da sociedade. Por outro lado, as garantias individuais devem ser estabelecidas, razão pelo qual não teria sentido romper bruscamente com acordos que a sociedade se comprometeu a seguir. Aliás, governantes irresponsáveis adotam a igualdade formal para instituir regras gerais que prejudicam grupos vulneráveis e sem voz, sob alegado foco no “bem comum”. Essa reflexão aponta o total sentido dos princípios da justiça ressaltada por Rawls.

Nota-se, por fim, que a moral-ética é fator preponderante para que o contrato rawlsiano faça mais sentido, por mais abstrata que seja.

REFERÊNCIA

ARAÚJO, Eduardo Borges; MARIN, Bruna. Liberalismo, justiça e felicidade. in: GABARDO, Emerson; SALGADO, Eneida Desiree (Coord.). Direito, Felicidade e Justiça. Belo Horizonte: Fórum, 2014, p. 37 – 69, ISBN 978-85-7700-857-5.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Hermes Antonio Peixoto Junior

Graduação em Gestão de Negócios pela Universidade Braz Cubas (2012); Graduação em Direito pelo Centro Universitário UniDOM (2017); Especialização em Direito Processual Penal na Damásio de Jesus (2018); Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito; Já atuou nos temas "A responsabilização das pessoas jurídicas que contratam com a Administração Pública na Lei Anticorrupção; Indução das normas tributárias e função da tributação uma análise legislativa no Direito Tributário Brasileiro e Comparado; Liberalismo, Justiça e Liberdade: um ensaio crítico sobre a Teoria da Justiça; O Direito de gerar prova na abordagem policial.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos