Conceitos que Não Mudam

01/03/2018 às 12:19
Leia nesta página:

O problema não são os conceitos e sua aplicação no âmbito social, mas a maneira de como manuseá-los sem a aplicação da "vaidade" pessoal. Como se dará isso para o bem social?

Vivemos tempos de discussões para resolução de problemas antigos. Impressiona a forma de como as situações não mudam, mesmo havendo certa evolução de nossas tecnologias, principalmente no âmbito da informação e comunicação.

Antigamente era muito complicado de se ter as informações de forma rápida e eficaz para análise, estudo e tomada de decisões. Tais dificuldades tornavam a vida em sociedade muito difícil, vez que os grupos sociais como vilas, bairros, cidades, Estados e Nações deviam se contentar com os próprios conceitos construídos pelo tempo e cultura para resolução de problemas presente.

Ora, com a evolução da comunicação rápida e instantânea é totalmente possível obter informações para análise e aplicação ao problema que está sendo tratado ou que seja necessária a resolução sob pena de agravamento ao ponto de tornar-se impossível de  concluir.

No entanto, observando os acontecimentos atuais na sociedade impressiona a forma de como não são solucionados segundo estas facilidades oferecidas pela evolução na comunicação humana, sem contar que hoje vivemos o fenômeno da globalização.

Existem hoje diversas culturas que conviveram ante as suas dificuldades peculiares e consequentes resoluções mostrando um amadurecimento e manutenção dos bons procedimentos adotados.

Basta observar a história dos países escandinavos que migraram de bárbaros e saqueadores para nações exemplo de tudo o que é bom e funcional ao respeito da dignidade social humana. Não só os escandinavos, mas outras nações que tiveram um período “sombrio” em sua história conseguiram evoluir e proporcionar aos seus entes sociais serviços públicos com qualidade.

O Brasil possui uma característica peculiar por viver uma realidade constituída do fenômeno da miscigenação, ou seja, mistura de raças e povos de forma intensa ocorrida em sua história. Isso amplia o acesso a tantas culturas, ou seja, acesso a evolução histórica destas nações através de seus entes que vieram buscar uma vida nova em nosso país.

Tal mistura deveria nos despertar a curiosidade de conhecer como estes povos evoluíram, a fim de buscar opções de soluções para os nossos problemas domésticos.

É impressionante como hoje, mesmo em meio a esta realidade de fácil acesso a informação através das tecnologias, as pessoas ainda buscam conhecimento de corpo presente fora de nosso país. O problema é que muitas acabam se identificando com essas culturas e estabelecem domicílio nestas nações evoluídas. Tal assertiva se observa diante de muitos brasileiros com sucesso em suas carreiras internacionais.

É obvio que quando se há um maior conhecimento é possível encontrar várias soluções para determinado problema. Com esta premissa é possível concluir que obtendo acesso e conhecimento de várias culturas, podemos conseguir enxergar solução para os problemas de ordem social. Alguns podem até afirmar que o problema maior está na miscigenação, porém não é o que parece.

A realidade social vivida por nossa nação poderia ser diferente se o conhecimento e informação fossem utilizados de maneira correta e efetiva buscando o bem comum e não o pessoal. Ter conteúdo e não saber manusear é um belo convite à ineficácia.

A verdade é que a vaidade humana é inimiga das aplicações comuns á sociedade e causam muitos prejuízos. É só observar os atos egoístas dos grandes ditadores e autoridades constituídas pelo povo que se utiliza da corrupção para proveito pessoal. Muitos culpam o sistema, mas esquecem que o sistema encontra-se influenciado pelas vaidades humanas.

Salomão, uma das pessoas mais ricas da história da humanidade, em seu Livro de provérbios já alertava sobre a vaidade humana. Esta influência pessoal na vida de quem detém muito poder causam enormes estragos na vida daqueles que são afetados pelo respectivo exercício.

A Grande questão é: “Como controlar a vaidade humana de quem detém muito poder?”

Infelizmente, mesmo havendo uma legislação limitadora, somente a pessoa detentora deste poder consegue exercer o controle de sua vaidade segundo a realidade e educação própria vivida. Com vista nisso, é inegável concluir que o segredo do sucesso de uma nação está na educação de seus entes dentro e fora da família, mas isto é outra questão a ser discutida em momento oportuno com maior espaço.

Os conceitos não mudam, mas as pessoas são capazes de mudar controlando suas vaidades e contribuindo para o bem comum pensando nas soluções obtidas através da experiência própria e conhecimentos advindos de diversas culturas que compõe nossa realidade, cujo conhecimento se chega através da bela “tecnologia da informação” que encontra-se à disposição com o fácil acesso imediato.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rogério Alves

Advogado Graduado no Centro Universitário Nove de Julho. Especialista em Direito Público pela Escola Paulista de Direito. Advogado parceiro da Buratto Sociedade de Advogados e Shilinkert Sociedade de Advogados. Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB Seção São Paulo. Assessor do 2º Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Seção São Paulo. Membro do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Assistência Social - IDEAS. Articulista dos Sites Jus Brasil, Jus Navigandi, Conewsnity e Blog do Werneck. Administrador do Blog "Discussões por rogerioalvesadvblog"

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos