A relevância da investigação policial para a segurança pública

27/03/2018 às 21:33
Leia nesta página:

Procedimento administrativo preliminar que tem por fim colher elementos de informação para subsidiar a propositura da ação penal, o inquérito policial é assunto que atrai a atenção, e de fato, necessita ser amplamente explicado para a sociedade em geral.

A segurança pública, assim como a saúde e a educação, é um elemento imprescindível para a ordem e a harmonia na sociedade. Trata-se de um conjunto integrado de medidas que abrange a prevenção, a investigação, a repressão, a reparação do dano, o tratamento das causas e o trabalho de reinclusão de infratores. Nesse contexto, a inquirição é um componente fundamental para o êxito da persecução penal, uma vez que visa angariar provas para a apuração da autoria e da elucidação do delito.

A investigação policial é o conjunto de procedimentos que possui o objetivo de identificar elementos para a elucidação criminal, contribuindo para a formação da opinião delitiva do promotor de justiça, titular da ação penal. Assim, com o fornecimento das informações, o titular da ação penal decidirá fundamentadamente se o processo deve ou não ser deflagrado. Logo, a sua relevância encontra-se em reunir um arcabouço probatório indispensável para o ingresso da ação penal em juízo para que crimes que causem sensação de insegurança sejam solucionados e compelidos.

De forma análoga, a inquirição policial contribui decisivamente para que seja decretada medidas cautelares no transcorrer da ação penal. Assim, o magistrado pode servir-se de tais medidas para proferir decisões antes de iniciado o processo. A decretação de prisão preventiva ou a determinação de interceptação telefônica são exemplos de medidas protetivas para assegurar o regular prosseguimento das investigações e a manutenção da ordem pública.

A investigação policial, por outro lado, enfrenta adversidades, o que afeta diretamente a elucidação de crimes e a sensação de impunidade. A escassez de pessoal, material e tecnologia, aliada à forte influência dos órgãos superiores do Poder Executivo ao questionar a autonomia acerca das apurações dos fatos, são fatores que tornam a inquirição lenta, obsoleta e por diversas oportunidades ineficientes. A característica da dispensabilidade, igualmente, torna a investigação tanto seletiva para aqueles casos que gerem repercussão, quanto negligenciada, visto ser o promotor de justiça, titular da ação penal, quem decide sobre as deflagrações do processo penal, o que equivocadamente desprestigia o relevante empenho da Polícia Judiciária.

A inquirição policial é uma atividade fundamental para a manutenção da segurança pública em uma sociedade. Trata-se de um ofício que conquistou admiradores, na ficção, por meio das obras de Agatha Christie e Sir Arthur Conan Doyle. No Brasil, por sua vez, a investigação policial enfrenta dificuldades. A implementação de uma equipe interdisciplinar, a modernização dos equipamentos necessários e a desburocratização dos procedimentos administrativos são medidas relevantes que aplicadas inclinar-se-ão para uma atividade ágil e eficiente. Assim, a investigação policial será um elemento imprescindível para a gerência da segurança pública.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos