Registro de candidatos, elementos e pressupostos

13/04/2018 às 12:14
Leia nesta página:

o presente artigo discorre de forma sucinta sobre o registo dos candidatos, pressupostos e requisitos junto a Justiça eleitoral.

 

O registro de candidatura é de suma importância para o processo eleitoral visto que nesse momento são auferidas as condições de elegibilidade do candidato que se habilita a um cargo público eletivo e assim exercer a sua cidadania passiva, salienta-se que a doutrina não estendeu esse direito aos analfabetos e aos menores de 18 anos.

Tal procedimento é requisito necessário para que o candidato participe do pleito e deverá ser feito em princípio, pelo partido político que em tese detém o mandato  eletivo, visto que, no Brasil não se tem a figura da candidatura  avulsa. O direito de ser votado somente será exercido pelo cidadão que é elegível, de outra sorte estaria o  mesmo   impossibilitado de exercer sua cidadania.

 Por óbvio  que o  registro de candidatura é um  direito subjetivo de todos os filiados ao partido  político, entretanto como sabemos, nem todos  serão abarcados pelo direito ao registro de candidatura,  pois o partido político é livre  para definir quais serão os candidatos a concorrerem em uma determinada eleição.

  A  convenção para escolha dos candidatos e deliberação sobre coligação deve ser ultimada  no período  de 20 de julho a 5 de agosto do ano em que se  realizarão as eleições, conforme artigo 93,§2º, da Lei 9.504/97 sendo que os candidatos escolhidos  em convenção  deverão por óbvio, coincidirem com o número de registros junto à Justiça Eleitoral. 

Segundo o artigo  88 do Código eleitoral, não é permitido registro de candidato embora para cargos diferentes, por mais de uma circunscrição  ou para mais de um cargo na mesma  circunscrição, o que significa dizer que diferentemente do que acontecia nas eleições de 1945, não se admite nos dias de hoje, múltiplos registros.Por conta  do artigo 14 § IV da Constituição Federal  não é permitida o registro de candidato por mais de uma circunscrição e para mais de um cargo.

Tal instituto está ligado diretamente a capacidade eleitoral passiva da artigo 14  da Constituição Federal e a competência para o registro se dá de acordo com  o cargo em disputa.

No Brasil não se admite a candidatura  avulsa  e  a filiação partidária  é requisito para o registro do candidato  devendo  ser feito pelo partido político no prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral.

 O registro  de candidatura do pré  candidato deve respeitar a regra do parágrafo único do artigo 87 do código eleitoral , pois é nesse momento que ocorre a abertura do prazo e o prazo limite para o registro dos candidatos e é determinado pelo artigo 11 da Lei 9.504/97 Os partidos e coligações solicitarão à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos  até as dezenove horas  do dia 15 de agosto do ano em que se realizarem    as eleições.(GOMES,343).

Para  que o registro do candidato seja deferido pela Justiça Eleitoral ele deve atender os requisitos do artigo 9º da Lei 9.504/97 podendo o partido político estabelecer em seu estatuto prazo  maior que o prazo estabelecido  no ordenamento jurídico, ou seja  o partido político pode  determinar em seu estatuto carência mínima de um ano  de filiação  para que o candidato concorra a eleição apesar de a exigência legal ser de apenas 6 meses.  Trata-se do princípio da autonomia partidária. 

Para Jose´Jairo Gomes  ¨a qualidade de candidato só é plenamente  alcançada com a efetivação do registro, que se dá com o trânsito em julgado  da decisão que defere  o respectivo pedido¨.

A súmula 43 do TSE determina que: As alterações fáticas supervenientes ao registro que beneficiem  o candidato nos termos da parte final do artigo  11 §10, da Lei 9.504/97 ou seja a súmula nos orienta que  que o indeferimento do registro do candidato pode ser revertido até o dia do pleito, podendo  o candidato, uma vez sanada a irregularidade exercer o direto de sufrágio. 

Para os cargos de Presidente e Vice Presidente da República  os registros serão requeridos junto ao TSE.

Para os cargos de Senador, deputado federal, deputado estadual governador e seu vice os registros serão feitos no TRE, nos juízes eleitorais os candidatos a prefeito, vive- prefeito e juiz de paz.

Considera-se que o registro  de  Presidente  e seu vice, governador e seu vice, prefeito e seu vice sejam feitos em chapa única e indivisível.

 E ainda, segundo orientação da Justiça Eleitoral,  o senador  será registrado juntamente com seus   dois suplentes.

Ressalta-se que o candidato elegível é aquele que  está   no pleno gozo da sua capacidade eleitoral ativa, percorrendo o caminho imposto pela legislação como ser elegível, ser filiado a um partido político, ser escolhido em convenção e que  assim o permaneça até o dia do pleito. Busca-se com isso, o livre exercício do sufrágio, onde através da real e efetiva alternância no poder, o regime democrático siga fortalecido.  

 

 BIBLIOGRAFIA:  GOMES, José JAIRO,  Direito eleitoral, atlas 13º edição 2017.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Marisa Magalhaes

Especialista em direito eleitoral e processual eleitoral formada pela Escola Paulista de Magistratura e Escola Judiciária Eleitoral Paulista. Elaboração de perícias judiciais e pareceres na área jurídico-empresarial. Membro da Federação Brasileira de Bancos. Membro do Conselho Nacional dos Peritos Judicial,mediação em compra, venda, fusão e incorporação de empresas ativas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos