Cálculos trabalhistas, como todo contador sabe, têm que ser bem detalhado e minuciasamente cálculado e revisado, pois um deslize, pode acarretar em onerosos processos trabalhistas. Exigem do contador boa habilidade matemática bem como um grande conhecimento jurídico para evitar problemas.
Entretanto, não somente os contadores e advogados se enveredam por este caminho, existe uma parcela da população que está antenada aos seus direitos e que, de vez em quando vasculham a web para a auxiliá-las nesse oceano de contas e regras que fazem parte destes tipos de cálculos.
Questões Jurídicas x Parte Prática
Há sites que promovem os dois tipos de serviços, isto é, a parte jurídica nas quais se enquadram as leis e as regras e também a parte mecânica da coisa, ou seja, as calculadoras trabalhistas e financeiras que tornam o trabalho mais fácil. Um exemplo da parte jurídica é o próprio portal Jus, no qual fornece suporte na questão das leis, com fóruns e artigos relacionados ao tema.
Calculadoras Trabalhistas online
No que diz respeito da parte prática, isto é, dos cálculos trabalhistas, a matemática é que impera. Atenção aos cálculos e revisão são extremamente necessários. Tanto que existem escritórios que contam com a ajuda de matemáticos afim de garantir a exatidão dos cálculos.
De sorte, há sites que prestam este auxílio com grau de confiabilidade e profissionalismo muito bom; este é o caso do site calculomania que proporciona estes serviços gratuitos.
Muitos são os tipos de cálculos oferecidos, como por exemplo: Cálculo de Adicional Noturno, Cálculo de Periculosidade, Cálculo de Insalubridade, Cálculo de Horas Extras e outros. Dentre todos, o cálculo de rescisão é o mais complexo, entretanto o site não deixa a desejar na riqueza dos detalhes oferecidos pela calculadora.
Vale a pena conferir. Ressaltamos que nenhum serviço gratuito substitui a importância de consultar um contador. Estes sites são apenas para auxílio e o papel do contador é fundamental nessas questões.
É muito importante que os usuários, leigos ou não, utilizem com cuidado este tipo de serviço online e gratuito, uma vez que existem sites que apenas estão interessados em coletar informações. Há também aqueles que não atulizam constantemente as tabelas anuais como a de IRRF e INNS, o que torna o cálculo defasado.