SEGURANÇA JURÍDICA DO MÉDICO DIANTE DA ALTA A PEDIDO DO PACIENTE

18/04/2018 às 07:56
Leia nesta página:

É do cotidiano dos médicos depararem-se com solicitação de alta hospitalar formulada pelo próprio paciente. E neste caso, qual deve ser a conduta adequada, considerando a segurança jurídica, para que sejam resguardados os direitos do médico?

Os preceitos éticos da relação médico-paciente nos induzem ao raciocínio lógico de que o paciente, quando internado em instituição hospitalar, está sob cuidados de um médico assistente e cabe a este último determinar o momento e as condições para a alta hospitalar.

Contudo, é do cotidiano dos médicos depararem-se com solicitação de alta hospitalar formulada pelo próprio paciente. E neste caso, qual deve ser a conduta adequada, considerando a segurança jurídica, para que sejam resguardados os direitos do médico?

O eixo principal deste dilema reside no aparente conflito entre respeitar a autonomia do paciente e providenciar a alta hospitalar ou recusar o pedido e manter o paciente internado; inserido neste contexto decisório está a saúde do paciente que poderá sofrer prejuízos, a indisponibilidade do direito à vida e o dever médico de zelar pela saúde do paciente.

Na busca de regular essa situação delicada alguns hospitais, ou mesmo os próprios médicos, providenciam documentos, escritos de à punho ou pré-formatados, assinados pelos pacientes, informando sobre os riscos de interromper o tratamento, com o fito de isentar o médico da responsabilidade advinda da alta a pedido.

Em que pese a intenção do referido documento, veremos que no mais das vezes aquele instrumento não tem o poder de isentar o médico e/ou o hospital da responsabilidade pelas consequências da alta a pedido, vejamos:

Primeiramente cabe esclarecer que a alta hospitalar é um ato médico, pois este último é o profissional com condições técnicas de decidir pelo tratamento do paciente.  Sendo assim, a autoridade do médico deve ser sempre considerada, ainda mais em casos de risco à vida do paciente, ocasião em que o médico sequer deve seguir a vontade do paciente, mas sim dar continuidade ao tratamento.

Mas quando não se está diante do risco à saude ou vida do paciente, os entendimentos divergem,  como se apresentará a seguir.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – CREMESP, emitiu parecer de nº 20589/00 com a seguinte conclusão:

O paciente que, devidamente esclarecido e sem risco de vida iminente, assume o não cumprimento da determinação médica de permanecer sob tratamento intra hospitalar, desobrigando o profissional de dar continuidade ao tratamento, bem como de emitir receita.

Tal fato deve ficar expressamente documentado no prontuário médico.

O mesmo Conselho, em outro parecer anterior ao acima transcrito já havia entendido pela responsabilidade do médico:

Como conseqüência, a alta a pedido pode gerar danos à vida e à saúde do paciente, no instante em que ela interrompe o processo de tratamento. Dessa maneira, se após refletir sobre o estado de saúde do recém-nascido o profissional concluir que, efetivamente, a alta agravará a situação do mesmo, ele deverá recusá-la.

Vale dizer que, se a saúde do paciente agravar-se em conseqüência da alta a pedido, o profissional que a autorizou poderá ser responsabilizado pela prática de seu ato, no caso, por omissão de socorro, imprudência ou negligência. (Parecer CREMESP nº 26574/92)

Por fim, a respeito da assinatura do termo ou instrumento de pedido de alta,  ainda o Conselho de São Paulo, esclarece:

“Todavia nesses casos, é de boa praxe exigir que ele ou seu representante legal assine termo ou declaração de alta a pedido, a fim de isentar o médico e o hospital de qualquer responsabilidade.

Contudo, alerta JOSÉ D AMICO BAUAB que esse documento só produzirá o efeito a que se presta, se o médico cumprir o dever ético de informar ao paciente, da maneira mais completa possível, as vantagens e desvantagens da alta requerida. A seu turno GENIVAL VELOSO DE FRANÇA enfatiza que o termo de responsabilidade assinado pelo paciente na alta a pedido, só terá valor se ela não implicar em graves prejuízos à saúde e à vida do paciente. Nesse sentido, PAULO ANTONIO DE CARVALHO FORTES esclarece que as declarações, recibos ou documentos de alta a pedido têm valor ético e jurídico muito limitado, não suprindo a ocorrência de um ato ilícito, como a omissão de socorro, quando o usuário estiver em iminente perigo de vida.  (Consulta 16948/99 – CREMESP.)


A assinatura pelo paciente da alta a pedido também não exonera a responsabilidade do profissional de saúde, se a situação do paciente se agravar e for provado que houve ação imprudente ao deixá-lo partir.
Segundo esse mesmo autor, é a gravidade e a iminência de perigo à vida do paciente que deve condicionar a aceitação ou a recusa de uma alta a pedido.

Diante dessas considerações, temos que a conduta mais segura ao médico assistente é analisar, diante da alta a pedido, se há iminente risco à vida ou saúde do paciente, com o escopo de não incidir em negligência ou imprudência, protegendo-se das consequências civis, criminais e éticas.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marcelo Lavezo

Advogado especialista em Direito Empresarial - Tributário, pos-graduando em Direito Civil e Processo Civil, atuante também em Direito Médico e da Saúde.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos