Capa da publicação É permitido circular com moto no corredor de trânsito? Saiba o que diz a lei

É permitido circular com moto no corredor de trânsito? Saiba o que diz a lei

23/04/2018 às 10:47
Leia nesta página:

Há muitas dúvidas em relação ao trânsito de motos no corredor, mas devemos analisar a situação para sabermos se isso é mesmo recomendado e permitido.

Há muitas dúvidas em relação ao trânsito de motos no corredor, mas devemos analisar a situação para sabermos se isso é mesmo recomendado e permitido.

Para saber mais sobre este assunto, vamos avaliar a opinião de um profissional e o que ele tem a dizer sobre motos nos corredores de trânsito.

Além disso, veremos o que diz a lei a respeito do tema. Siga a leitura!


O que diz a lei?

Apesar de muitas pessoas não terem conhecimento completo acerca do que dizem as leis de trânsito no que diz respeito à condução de motocicletas, saber mais sobre pode evitar muitos problemas.

O Código de Trânsito Brasileiro é muito extenso. Assim, você deve tomar conhecimento dele aos poucos para que não seja prejudicado e para que possa pensar na sua segurança em primeiro lugar.

De acordo com as leis de trânsito brasileiras, as motos são obrigadas a obedecer às mesmas leis designadas para os carros. Portanto, andar no corredor de trânsito, sem garantir a segurança completa, é uma violação da legislação.

Essa violação está sujeita a aplicação de multas de trânsito. Além disso, ao andar de moto no corredor, o motociclista corre o risco de causar acidentes.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 192, o motociclista não pode “deixar de guardar distancia de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais”.

Assim, o motociclista pode ser enquadrado neste artigo e ser multado com um valor de R$195,23 e 5 pontos na CNH.

A legislação brasileira não especifica a proibição da circulação das motos no corredor de trânsito. Porém, indicam que o motociclista deve avaliar o espaço que há entre ele e os demais veículos, pois, assim, irá garantir a sua segurança e não será multado.

Especialistas avaliam que, apesar de não haver proibição formal, andar no corredor de trânsito não é uma prática recomendável para motociclistas. Além disso, alguns motoristas afirmam já terem sido multados por conta disso, o que somente faz aumentar as dúvidas sobre este tema.


Quais punições podem receber os motociclistas?

Como dito acima, os motoristas que andam no corredor de trânsito sofrem o risco de serem multados. Portanto, tenha cuidado com a distância entre a sua moto e os outros carros.

As multas podem vir tanto pelo motorista não deixar um espaço de segurança entre ele e os carros a sua volta quanto por buzinar no corredor e tirar a atenção dos outros motoristas.

No entanto, o artigo 192 do Código Brasileiro de Trânsito é subjetivo em relação ao tema, conforme pode ser visto a seguir.

Art. 192. Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo:

Infração - grave;

Penalidade - multa.

Pelo fato de não deixar especificado qual é a “distância segura lateral” necessária, muitos motociclistas têm sucesso ao recorrer de eventuais multas aplicadas. É importante sempre procurar um especialista para avaliar cada caso.


Buzinar no corredor é ilegal?

Muitas pessoas têm dúvida quanto a buzinar no corredor de trânsito e esse questionamento não é dos mais fáceis de ser esclarecido devido à subjetividade da lei.

Muitas pessoas acabam buzinando no corredor de trânsito para avisar que estão ali e para que os motoristas tenham um pouco mais de atenção em relação a elas.

Mas essa prática não deve ser utilizada, pois é proibida pela lei e pode gerar muitas multas de trânsito. O tema é regido pelo Art. 41 do Código de Trânsito Brasileiro:

“Art. 41. O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações:

I - para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;

II - fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.”

Além disso, buzinar pode tirar a atenção de outros motoristas e ocasionar um acidente de trânsito. Desta forma, o motociclista, em uma boa prática de trânsito, deve procurar evitar o uso excessivo da buzina no corredor, para proteger-se e também conservar a segurança dos demais.


Quais os riscos ao transitar no corredor?

São muitos os riscos ao andar no corredor de trânsito. Por isso, o motociclista deve estar atento para não se prejudicar e não prejudicar outras pessoas.

Alguns estudos, como o conduzido pelo professor Thomas Rice, da Universidade de Berkeley, nos EUA, dizem que transitar com as motos no corredor de trânsito pode ser mais seguro ao motociclista.

O principal risco de transitar no corredor, no entanto, é o de poder estar sempre sujeito a acidentes e também a provocá-los. Esses acidentes podem acontecer tanto por motociclistas estarem no corredor e não cuidarem do espaço que há entre a moto e os carros como por buzinarem no corredor e atrapalharem a atenção dos demais.

De qualquer maneira, o motociclista deve sempre se preocupar com a sua própria segurança e com a segurança dos outros motoristas quando estiver transitando no corredor.

As multas são uma grande preocupação, no entanto, elas não oferecem um risco direto a sua segurança. Por isso, a preocupação maior deve ser o seu bem-estar e o das pessoas que fazem parte do trânsito.

Não se esqueça de deixar um comentário com as suas dúvidas. A minha equipe e eu faremos o possível para respondê-las. Até a próxima!

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Gustavo Fonseca

Cofundador da Empresa Doutor Multas. Especializada em recursos de multas de trânsito. Site: doutormultas.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos