Lei Seca – O Guia Completo

Conheça a Lei Seca e evite correr riscos

13/05/2018 às 23:43
Leia nesta página:

Embora seja um tema bastante recorrente na mídia brasileira, a Lei Seca é relativamente recente, já que entrou em vigor em 2008.

Quando pensamos nas leis de trânsito, uma das mais conhecidas é a Lei Seca, adotada em diversos países – e, inclusive, no Brasil – como forma de diminuir os acidentes causados por quem mistura álcool e direção, dirigindo após ingerir bebidas alcoólicas.

Embora seja um tema bastante recorrente na mídia brasileira, a Lei Seca é relativamente recente, já que entrou em vigor em 2008. Com ela, o Brasil tornou mais severa a fiscalização em relação ao consumo de álcool por condutores, estabelecendo a intolerância a qualquer quantidade de álcool no organismo.

Muitos condutores, e também quem ainda está em processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação, têm dúvidas quanto à Lei Seca: é possível recorrer de multas da Lei Seca? O que fazer quando for parado em uma blitz? Quanto tempo esperar para dirigir após ingerir substâncias alcóolicas?

Neste artigo, respondemos a esses e a outros questionamentos com base na legislação brasileira. Confira e informe-se!

O que é a Lei Seca?

Antes da Lei Seca, dirigir sob influência de álcool já era uma infração de trânsito, estabelecida pelo Artigo 165 do CTB. O Artigo 306 também estabelecia que essa conduta, além de ser infração de trânsito, é um crime de trânsito, podendo ter como penalidade a retenção do condutor que infringir a lei.

“Art. 306 - Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência:         

Penas – detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

§ 1o As condutas previstas no caput serão constatadas por:

I – concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar; ou          

II – sinais que indiquem, na forma disciplinada pelo Contran, alteração da capacidade psicomotora.          

§ 2o A verificação do disposto neste artigo poderá ser obtida mediante teste de alcoolemia ou toxicológico, exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova em direito admitidos, observado o direito à contraprova.

§ 3o O Contran disporá sobre a equivalência entre os distintos testes de alcoolemia ou toxicológicos para efeito de caracterização do crime tipificado neste artigo.” (Art. 306, CTB).

Com a Lei Seca, o país ficou ainda mais rigoroso, estabelecendo normas mais rígidas em relação ao consumo de álcool e direção e à fiscalização dessa conduta no trânsito.

A Lei Nº 11.705/2008 ganhou o nome de “Lei Seca” justamente porque, ao alterar os Artigos 165 e 276 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estabeleceu que passou a ser infração de trânsito dirigir com qualquer quantidade de álcool no organismo.

Até 2008, antes que a Lei Seca entrasse em vigor, se fosse verificado que o condutor tinha uma quantidade de álcool MENOR que 0,6 gramas por litro de sangue, não era considerado uma infração. Em outras palavras, para que a conduta infringisse as leis de trânsito, o condutor teria que dirigir com mais de 0,6 gramas por litro de álcool no seu organismo.

Hoje, com a Lei Seca, toda e qualquer quantidade de álcool figura em infração. Essas mudanças alteraram bastante o dia a dia dos condutores, exigindo mais atenção e prudência no que diz respeito à ingestão de substâncias alcóolicas.

Blitz da Lei Seca – O que é e como me comportar nela?

Por falar em mudanças que a Lei Seca trouxe para o dia a dia dos condutores, é preciso ressaltar as blitze, que passaram a integrar o cotidiano de quem trafega em vias públicas.

As blitze da Lei Seca são uma medida de controle e fiscalização. Elas acontecem em avenidas (geralmente movimentadas e em lugares estratégicos nas cidades) e os agentes de trânsito solicitam que os condutores passem pelo etilômetro, mais conhecido como bafômetro.

Ao soprar o bafômetro, o ar que o pulmão do condutor expele é capturado pelo aparelho, com a finalidade de identificar a ausência, a presença e a quantidade de álcool no sangue. Por isso, é praticamente impossível burlar o teste, já que não se trata de uma análise do hálito, mas, sim, do ar expelido pelo organismo.

Uma das grandes dúvidas dos condutores é: realizar ou não o teste do bafômetro?

Como, hoje, com a Lei Seca, qualquer quantidade de álcool no organismo é uma infração, os condutores às vezes se sentem inseguros sobre o teste e o tempo que devem esperar para dirigir após beber.

Quando o condutor não ingeriu nenhuma quantidade de álcool, pode passar pelo teste sem problemas. No entanto, caso o condutor se sinta inseguro e não consiga mensurar se esperou tempo suficiente (ou, ainda, se tem certeza de que o teste dará positivo), é mais indicado se recusar a passar pelo bafômetro, exercitando o direito de “não produzir provas contra si mesmo”, assegurado pela Constituição Federal.

Ao se negar passar pelo teste, o condutor comete uma infração e, portanto, poderá sofrer as penalidades correspondentes. Veja o que diz o CTB, em seu artigo 165 A, sobre isso:

“Art. 165-A -  Recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa, na forma estabelecida pelo art. 277:         

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Infração – gravíssima;         

Penalidade – multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses;         

Medida administrativa – recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no § 4º do art. 270.         

Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses”.

É possível recorrer de multa da Lei Seca?

Sim, é possível e é um direito de todo cidadão, já que o direito à ampla defesa é garantido a todos. Para entrar com recurso, o condutor deve, primeiramente, apresentar a sua Defesa Prévia, que consiste na primeira etapa em que se contesta o Auto de Infração.

Esse é, na verdade, um passo que antecede a entrada do recurso em si, mas que, quando aceito, já consegue anular a multa e as penalidades administrativas.

Se a Defesa Prévia não for aceita, é possível, ainda, entrar com recurso nas outras instâncias: na JARI e, posteriormente (se necessário), no CETRAN.

Durante todos esses passos, é importante utilizar argumentos técnicos, evitando uma defesa embasada em opiniões ou em argumentos objetivos. A melhor forma de ter o recurso aceito é contar com a orientação de profissionais.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Gustavo Fonseca

Cofundador da Empresa Doutor Multas. Especializada em recursos de multas de trânsito. Site: doutormultas.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos