Evolução do Trabalho Doméstico no Brasil: uma análise crítica

Leia nesta página:

O artigo tem como intuito retratar a evolução do trabalho doméstico no Brasil, pois em debates e estudos entendemos que haveria a necessidade de organizar historicamente expondo fatos e leis que destacaram a importância da evolução histórica e legislativa

Introdução

O Presente artigo pretende compreender a regulamentação do trabalho doméstico e o decorrer histórico da lei, com o auxílio na lei Complementar Nº 150, de 01 de Junho de 2015.

Abordar sobre o tema do trabalho no âmbito doméstico, fazendo uma análise sobre influência da formação e aplicação do direito na manutenção de tal quadro na realidade social, com o intuito de propiciar uma reflexão além das aparências.

Em seguida fazer uma demonstração de trabalhadores que possuem carteira assinada e os que ainda trabalham informalmente, de uma classe de trabalhadores, que até os dias atuais ainda é discriminada.

Por fim será realizada uma Análise crítica em relação às dificuldades que encontramos para a aplicabilidade da lei e suas lacunas.

1 Panorama Jurídico brasileiro

As recentes alterações legislativas feitas no amplo espaço jurídico, onde afim de organizar uma sociedade, age nas particularidades, é como o caso do direito que possui suas ramificações para que cada área se dedique a estudar suas diversas possibilidades. O direito do trabalho que se dedica a questões no tema abordado.

Observa-se na lei um rigor e veracidade na busca do seu cumprimento, o que já na prática da mesma não se vê. A lei por si só é rígida, porém a uma falta de coerção com relação aos aplicadores que tem o dever de fiscalizar a efetividade da mesma.  É comum a falta de conhecimento do profissional que trabalha na área doméstica, tendo em vista que o perfil para a atuação na área não exige nenhuma formação.

Além dessa questão histórica cheia de desequilíbrio social, o fato de o trabalho ser realizado no espaço privado da residência desencadeou dificuldade na realização da fiscalização referente às condições de trabalho.

1.1 Evolução Legislativa

           Após muitos movimentos e pressões dentro do ambiente interno e também no meio social, em 13 de maio de 1888 a lei Áurea foi assinada pela princesa Izabel, com a lei, deu-se a abolição da escravatura e colocava um “fim na escravidão do país”, dando aos cidadãos alguns benefícios e direitos que vieram a ser consolidados anos após.

Na prática aconteceu um pouco diferente, pois os escravos ainda não tinham onde morar e continuaram trabalhando para assim receber por conta moradia e alimentação para sobreviver, ou seja, vivendo ainda submissos aos senhores.

Os decorrentes avanços na área doméstica permitiu o surgimento de outra lei específica, a Lei nº 11.324/2006 (BRASIL, 2006) que teve  sua importância comparada com a lei da Emenda Constitucional de nº 72, de 2 de abril de 2013, porque foi por meio dela que o trabalhador doméstico adquiriu direitos como, 30 (trinta) dias de férias, folgar nos feriados religiosos e civis, proporcionando solidez a empregada doméstica gestante, tornando permanentemente proibido os descontos no salário por fornecimento de alimentação, vestuário, higiene ou moradia. Para os trabalhos que forem realizados em domingos e feriados, passando a receber em dobro (100%) o que se submeterem a tal, tem direito ao FGTS, seguro desemprego.

1.2 A nova Lei

No dia 01 de Junho de 2015, entrou em vigor a Lei Complementar nº 150/2015, que dispõe sobre o contrato de trabalho dos domésticos.

A lei começa pontuando quem pode ser considerado como empregado doméstico:

                                                      Art. 1o  Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana, aplica-se o disposto nesta Lei.

           As alterações traz algumas melhorias:

O contrato deve ser escrito, e nele deve conter todas as informações necessárias para deixar ciente o patrão e o empregado. Ademais, é vedada a contratação de menor de 18 (dezoito) anos.

Segundo o site do Planalto Brasil (2015, p. 1). No artigo 2º, “A duração normal de trabalho doméstico não excederá 8 (oito) horas diárias e 44 (quarenta e quatro) semanais, observado o dispostos nesta Lei”. Essa foi uma das lutas travadas entre empregados e empregadores, referente ao horário de entrada, intervalos e saída, onde o artigo 10°, é facultativo entre as partes mediante acordo escrito.

O regime de tempo parcial é aquele cuja duração não excede as 25 horas semanais. O salário, no caso, deverá ser proporcional ao período da jornada de trabalho ou em relação ao empregado que cumpre as mesmas funções, sendo que em tempo integral.

Incluso nos seus direitos também, foi o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a contribuição para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e o Seguro Desemprego.

Notadamente a lei em seu contexto veio para benefício da classe dos trabalhadores domésticos.

A inclusão do nome na classe de trabalhadores, tem validade  para jardineiros, motoristas e babás, onde antes não eram considerados. Em caso de omissão na LC nº 150, a CLT deve ser utilizada de forma subsidiária para disciplinar a reflexão de emprego doméstico.

2 Análise  crítica da Lei complementar Nº150

Houve um avanço com essa lei onde trouxe inúmeros benefícios para o trabalhador doméstico, assegurando seus direitos e trazendo uma estabilidade.

Entretanto um dos pontos negativos que  foi notado que ao invés de ter um aumento no números de trabalhadores com carteira assinada,   houve uma diminuição.

Segundo o Correio Braziliense (2017, P. 1) A proporção de empregados domésticos com carteira assinada caiu para 31,9% no quarto trimestre de 2016, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um ano antes, no quarto trimestre de 2015, o total de empregados domésticos com carteira assinada era de 33,3%.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Desde de que tornado uma obrigação do contratante regularizar o vínculo empregatício com seu funcionário, percebeu-se que a tão temida crise chegou, pois os empregados buscaram reduzir a carga horária dos empregados para não poder criar um vínculo, passando assim a ter uma diarista apenas dois dias da semana.

A crise preocupa cada vez mais grande parcela da população pois não somente no tema em questão mais em dezenas de áreas profissionais e em diversas partes do país, a crítica em questão faz um atrelado a quão difícil é conseguir organizar uma questão trabalhista, pois são tantas questões ligadas a quesitos sociais do país, a muito ainda a ser feito, vivenciamos um momento de crise política e toda essa situação respinga em  toda a sociedade.

           

Conclusão

           Exposto a pesquisa realizada, observa-se no decorrer do artigo que a constituição fala sobre trabalhadores rurais e urbanos onde já previa alguns direitos com relação trabalhista, foi-se necessário a criação da CLT para que ela pudesse assegurar o direito dos trabalhadores, a lei complementar de N° 150, veio para suprir as lacunas que existia na legislação com relação ao trabalhador doméstico.             Concluímos que a lei veio com o intuito de beneficiar o trabalhador, porém com relação a sua efetividade seria necessário mais incentivos por parte do governo, para que o empregador pudesse manter esse trabalhador, pois ao invés de aumentar o número de trabalhadores com carteira assinada, diminuiu devido ao aumento do custo para o empregador.


 

Referências

BRASIL. Lei Complementar n°150. de 02 de junho de 2015. contrato de trabalho doméstico. Disponivel em : <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp150>. Acesso em: 19 mar. 2017

CORREIO BRAZILIENSE, IBGE: cai a incidência de carteira assinada entre empregadosdomésticos: 2017. Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2017/02/23/internas_economia,576147/ibge-cai-a-incidencia-de-carteira-assinada-entre-empregados-domestico>. Acesso em: 19 mar. 2017

JORNAL DA PARAÍBA, Avanços da Lei nº 11.324/2006: 2014. Disponível em: <http://direitodomestico.jornaldaparaiba.com.br/noticias/avancos-da-lei-no-11-3242006/>. Acesso em: 05 Abr. 2017

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Karine Alves de Araújo

Estudante de Direito

Ewerton Oliveira Gomes

ESTUDANTE DE DIREITO

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos