Lei de Drogas e a Reinserção social de usuários ou dependentes de drogas

Leia nesta página:

O presente trabalho baseia-se no estudo sobre a Lei de Drogas e a forma de reinserção social de usuários ou dependentes de drogas.

INTRODUÇÃO

O consumo de drogas é fato que ocorre mundialmente, sendo considerado um assunto ainda difícil de ser tratado e abordado. O uso indevido de substâncias químicas tem afligido diversas famílias, não escolhendo grupo, faixa etária ou classe social e sendo um desafio apresentar políticas públicas que tragam repostas eficazes como forma de reinserir o ex-usuário ou dependente químico.

O presente trabalho baseia-se no estudo sobre a Lei de Drogas e a forma de reinserção social de usuários ou dependentes de drogas. A reintegração é um processo que tem por finalidade fazer com que os ex-usuários ou dependentes de drogas sinta-se pertencente a sociedade, fazendo parte de um grupo sem que seja descriminado.

A reintegração exige ainda que a população se conscientize e trate o indivíduo com respeito sem excluí-lo, pois a exclusão não é uma forma de ajuda muito menos de colaboração para seu tratamento. Portanto, veremos que a reintegração é um processo bem elaborado e que requer a ajuda de todos.


 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A pesquisa tem por metodologia a consulta de obras nacionais, matérias em blogs de internet, artigos de direito, assim como decisões sobre a questão.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A lei de drogas voltando sua atenção a reinserção social de usuários ou dependentes dispõe em seu art. 21 que “constituem atividades de reinserção social do usuário ou do dependente de drogas e respectivos familiares, [...] aquelas direcionadas para sua integração ou reintegração em redes sociais”.

Tem elencado como princípios e diretrizes o respeito ao usuário e ao dependente de drogas, independentemente de quaisquer condições, observados os direitos fundamentais da pessoa humana, o Sistema único de Saúde e da Política Nacional de Assistência Social, a adoção de estratégias que visem a atenção e a reinserção social do usuário considerando suas peculiaridades socioculturais, uma definição de projeto terapêutico individualizado, a atenção ao usuário de forma multidisciplinar e por equipes multiprofissionais, a observância de orientações e normas dispostas pelo Conad e o alinhamento às diretrizes dos órgãos de controle social de políticas setoriais específicas (art. 22 da Lei 11.343/06).

No referente as atividades de reinserção social, o art. 23 da referida lei nos leva a crer que estas não estariam abarcadas pela rede pública de saúde. Mesmo que a na lei nada conste expressamente quanto ao assunto entendemos que nada impede os poderes públicos de manter estes serviços, podendo ter sua regulamentação através de atos infralegais.

Aqui, também é permitida a participação de setores privados na prestação destas atividades. Assim, quando o Poder Público resolve desenvolver programas de reinserção no mercado de trabalho a usuários ou dependentes encaminhados por órgão oficial estarão beneficiando empresas privadas. Deste modo, também poderão ser beneficiadas, com a atuação em atenção à saúde e a reinserção social, as empresas públicas e as instituições da sociedade civil sem finalidade lucrativa. Nestes casos, pode haver até mesmo um repasse de recursos do Fundo Nacional Antidrogas- Funad. Conforme previsto no art. 24, é necessária a participação do Poder Público nestes programas para que haja concessão dos benefícios previstos no referido artigo. Portanto, cabe lembrar que quando não tiver sido encaminhada por órgão oficial a prática de atividade que vise a reinserção no mercado de trabalho do usuário ou dependente não haverá a permissão de benefícios.

Fica garantido ainda que os usuários presos tenham à sua disposição os mesmos serviços de atenção à saúde do que os que se encontram em liberdade. A Lei de drogas ao se referir as infrações penais faz menção a qualquer tipo de infração penal e não somente ao que está previsto na própria lei. É sabido que o uso de drogas atinge grande parte da população carcerária no Brasil e na maioria desses lugares não há condições materiais e de recursos humanos que possam atender a todos. Esta disposição é importante por garantir aos presos as mesmas medidas de atenção, cumprindo seu papel isonômico, e nos casos em que esta não é levada em conta pode haver a atuação do Ministério Público, para que estes tenham seus direitos satisfeitos.

É importante mencionar que a versão do projeto de lei que fora aprovado na Câmara dos Deputados tratava sobre a problemática da questão das comunidades terapêuticas, que prestavam seus serviços de maneira autônoma quanto a atenção à saúde de usuários e dependentes. As que exerciam serviços sociais que tinham grande reconhecimento não respeitavam o que era essencial e de suma importância, ou seja, as condições mínimas de higiene. Além dessas, haviam comunidades que utilizavam-se de meios não usuais e sem qualquer fundamentação científica, para atender os usuários e dependentes de drogas.

A disposição não proibia as comunidades terapêuticas, mas requeria sua adequação aos princípios da Lei e às diretrizes específicas a serem criadas. O Senado Federal rejeitou o dispositivo sob a alegação de que já havia regulamentação sobre a matéria, o que não nos parece válida porque com a elevação da previsão à categoria de Lei, haveria maior segurança sobre a legalidade e a fiscalização das comunidades terapêuticas e similares.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Cabe ressaltar também que para haver sucesso no tratamento de um dependente químico, primeiro cabe o reconhecimento do sujeito que possui uma doença debilitante e com risco de vida associada. Depois, se conscientizar do mal que essas substâncias causam no seu organismo, parando de usá-las e reconhecer que é necessário um programa diário para dar apoio e assistência a fim de que continuem sóbrios, deixando de usar drogas. Se o dependente químico começar a se sentir forte, saudável, de bem com ele mesmo, terá grandes chances de vencer os problemas que surgirem e retornarem com mais facilidade ao convívio social, diminuindo a sensação de exclusão social que é bastante clara no cotidiano.

Reintegrar é ressocializar o ex-usuário ou dependente químico na sociedade a fim de que estes sintam-se pertencentes a um grupo, sentindo-se ainda útil e produtivo quanto ao desempenho da cidadania. Portanto, cabe a população conscientizar-se e não tratar o ex dependente de substâncias ilícitas com discriminação, excluindo este do meio social, pois a exclusão não é uma forma de ajuda muito menos de colaboração para seu tratamento. Assim, a reintegração é um processo gradativo, planejado, elaborado e orientado que requer que todos, tanto os familiares como os que compõem a sociedade façam parte.


 

CONCLUSÃO

A explanação do presente tema nos possibilitou uma análise dos artigos que tratam sobre as atividades de atenção e de reinserção social de usuários ou de dependentes de drogas. Esse trabalho é voltado não só ao usuário ou dependente mas é também necessária a participação da família, já que estes precisaram de total apoio daqueles que mais amam.

Assim, ficou claro que com a reinserção o dependente químico começará a se sentir mais forte, saudável, de bem com ele mesmo e terá grandes chances de vencer os problemas que surgirem ao longo do tratamento, o que tornará mais fácil retornar ao convívio social e, ainda diminuirá a sensação de exclusão social que é evidente no nosso cotidiano.


 

REFERÊNCIAS

  • MENDONÇA, Andrey Borges de; CARVALHO, Paulo Roberto Galvão de. Lei de Drogas – Comentada – artigo por artigo. 3ª edição. São Paulo, Ed. Método, 2013.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos