O que é assédio moral no meio ambiente do trabalho

13/06/2018 às 17:32
Leia nesta página:

O presente trabalho objetiva contribuir para ampliar a visibilidade jurídica e social do fenômeno denominado assédio moral no ambiente de trabalho, onde é abordado e enfatizado o tema.

Para melhor entender o que é assédio moral é necessário realizar a separação dos termos, dessa maneira, assédio expressaria o sentido de inexistência impertinente, perseguição, pretensão constante em relação a alguém, e moral seria o conjunto de princípios ou valores que pertencem ao domínio do homem, que vai nortear seu modo de agir e pensar geralmente de maneira virtuosa.

Assédio moral remete a praticas de humilhações, perseguições e ameaças, componentes todos de um processo de violência psicológica que chega ate arriscar a vida da vitima.

O assédio pode ser visto também pelo ângulo do abuso de direito do empregador praticar seu poder diretivo ou disciplinar.

Entende-se por assédio moral a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinados, desestabilizando a relação da vitima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistirem do emprego.

Também se define como assédio moral, todo comportamento abusivo, quais sejam gestos, palavras ou atitudes, que por sua repetição passe a ameaçar a integridade física ou psíquica do trabalhador, degradando o seu ambiente de trabalho e o seu relacionamento com os demais companheiros.

O trabalhador, ao perceber no ambiente de trabalho que esta sendo assediado moralmente, deve anotar as humilhações sofridas, bem como o dia, hora, local ou setor, o nome do agressor, o conteúdo da conversa e os colegas que testemunharam.

Deve ainda pedir ajuda aos colegas, principalmente aqueles que testemunharam a agressão ou que já sofreram humilhações do agressor. Evitar conversar com o agressor sem ninguém por perto. Comunicar ao setor de recursos humanos da empresa e denunciar ao Sindicato, só assim poderá por fim ao Assédio Moral.

Conhecer o conceito facilita na hora de exercer o direito. È muito difícil reclamar um direito do qual se tem pouca informação.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Para cumprir uma atividade de estagio da minha faculdade.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos