Dignidade - Garantia de um Direito Fundamental

14/06/2018 às 01:20
Leia nesta página:

O homem visto como um ser dotado de dignidade sempre estava relacionado à questões culturais, sociais, econômicas, raciais e muitas vezes de gênero; no decurso deste processo, muitos presenciaram a ausência da liberdade de ser e ter.

 

A relação do homem no convívio social trouxe consigo várias demandas que necessariamente precisavam ser observadas e a evolução histórica demonstra com muita sensibilidade os vícios presentes em todos os contextos sociais. 

E junto com o crescimento evolutivo da tecnologia e da ciência, o homem como um ser dotado de dignidade e titular de direitos caminhou com passos não tão céleres que só prolongaram em grande demasia a angústia moral, social e física.

Entendemos facilmente a capacidade que o homem em sua totalidade tem para propagar o caos, a destruição, a ruína; mas, no entanto, todos os movimentos extremistas foram ridiculamente desencadeados por um ou mais dois. Como, por exemplo, o nazismo principiado pelo alemão Adolf Hitler, o fascismo por Benito Mussolini na Itália ou até mesmo a ditadura militar, regime instaurado tristemente no Brasil.

Todos estes movimentos históricos tinham como fator primário a representação do autoritarismo, da ideologia, do racismo, sentimentos de superioridade, nacionalismo, dentre outros. Destaca-se também o período da escravidão, onde o próprio homem se ver melhor e superior ao outro, assumindo então direitos de propriedade, ao qual deveria prestar serviços de mão de obra de forma degradante, humilhante, aviltante. Majoritariamente, a raça negra e estendendo aos índigenas, viveram a opressão e os maus-tratos, não eram reconhecidos como seres humanos com dignidade e capacidade.

Certamente, em decorrência destes períodos de grande sofrimento e outros não mencionados, podemos nos considerar no âmbito da legalidade e legitimidade, seres providos de dignidade, ainda que esta seja inerente, ganhando alta consistência mundial.

Mas, infelizmente, vigora-se a permanência física e mental de que o homem possui a prerrogativa de superioridade em relação às mulheres; bem como o homem, em sentido amplo, em relação à natureza e, consequentemente, aos animais. Por isso é de grande importãncia compreendermos que todos estes fenômenos também persistem atualmente para não nos acomodarmos ao regresso ou a permanência do desequilíbrio histórico-social.

Portanto, devemos ter a predominante ciência de que não deu e não dará muito certo nos colocarmos num patamar avante em relação a nós mesmos, quando com peculiaridades distintas ou em relação a outros seres. Isso não deve incumbir responsabilidade tão somente pessoal, mas coletiva. Pois é assim que conseguiremos evoluir de forma pertinente e apropriada.

Foi pelo ego que cresceu o nazismo, o fascimo, a ditadura, a escravidão; é pelo ego que grande maioria enfrenta a desigualdade, a segregação. Está na hora de sermos o "um", de sermos o "nós", de sermos aqueles que buscam viver sem o autoritarismo e favoritismo, mas na resolução concreta e real da empatia, liberdade, altruísmo, dignidade.

  

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Luciana Carvalho

Sou Luciana Cristina Azevedo Carvalho, estudante do curso de Direito e escritora. Atualmente estou morando na cidade de Manaus no Estado do Amazonas. Nasci em primeiro de fevereiro do ano de mil novecentos e noventa sete (01/02/1997).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos