Lei Seca: a sua importância no Brasil

Lei Seca

24/06/2018 às 21:25
Leia nesta página:

Devido à alta taxa de acidentes e mortalidade envolvendo embriaguez ao volante, as diretrizes do CTB vêm ficando mais severas. Neste sentido, desde 2008, há a chamada Lei Seca, a qual proíbe qualquer quantidade de álcool no no sangue de um condutor.

Devido à alta taxa de acidentes e mortalidade envolvendo embriaguez ao volante, as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) vêm ficando mais severas. Neste sentido, desde 2008, há a chamada Lei Seca, a qual proíbe qualquer quantidade de álcool no sangue de um condutor.

Essas medidas têm surtido efeito, já que os índices de acidentes graves e mortes têm diminuído, com o passar dos anos, após a implementação da Lei Seca. Entretanto, os números ainda são altos, e é preciso ter responsabilidade para que o trânsito seja mais seguro e confiável. Pesquisas apontam que 1 a cada 4 motoristas costuma dirigir após ingerir álcool.

Neste sentido, preparei este artigo para explicar tudo sobre a Lei Seca. Veja como ela foi criada e o que Lei diz atualmente. Além disso, confira as penalidades e muitas outras informações a respeito da proibição de dirigir após ingerir bebidas alcoólicas. Fique ligado e respeite a sua e as outras vidas no trânsito.

Um pouco sobre a história da Lei Seca...

A infração de beber e dirigir está no CTB desde a criação do Código. Originalmente, o Artigo 165 já dispunha que dirigir sob a influência de álcool é considerado uma infração gravíssima. Entretanto, as penalidades só ocorriam se o motorista fosse flagrado com um valor acima de 0,6 g de álcool por litro de sangue.

Entretanto, pela necessidade de uma regulamentação mais severa em decorrência do alto número de acidentes envolvendo motoristas embriagados, a Lei 11.705 entrou em vigor em 2008. Essa Lei prevê que qualquer quantidade de álcool presente no sangue do condutor é considerada uma infração.

Logo, a Lei ficou conhecida como Lei Seca por conta da tolerância zero à bebida alcoólica. Assim, basta um copo de cerveja para que o motorista possa ser autuado e sofra com as penalidades impostas pelo CTB.

Penalidades da Lei Seca

Atualmente, o motorista que for flagrado na Lei Seca terá a sua CNH suspensa imediatamente, conforme disposto nos artigos 165 a 267 do CTB. Além disso, o condutor passará por um processo de suspensão direta da CNH, podendo ficar até 12 meses sem poder dirigir.

O motorista também terá que pagar uma multa de 10 vezes o valor de uma infração gravíssima, ou seja, o total de R$ 2.934,70. Portanto, fique atento, não pegue na direção de um veículo após ter ingerido bebidas alcoólicas e preserve a sua vida!

O condutor flagrado com uma concentração igual ou superior a 0,3 mg/L de álcool no sangue terá penalidades ainda mais agravadas. Caso constatada essa quantidade, o motorista terá a sua CNH suspensa. Ademais, poderá sofrer um processo judicial e ter a possibilidade de cumprir pena de detenção de 6 meses a 3 anos, conforme o art. 306 do CTB.

Em caso de reincidência no flagrante de embriaguez ao volante, o condutor terá que pagar o valor dobrado da multa. Isso significa que terá que pagar R$ 5.869,40 como penalidade. É um valor muito alto, porém justo para ajudar na conscientização dos motoristas infratores.

E, neste ano de 2018, a Lei Seca ficou ainda mais severa. Caso o acidente causado por um motorista embriagado resulte em lesões graves ou morte, o condutor poderá ser preso por um período de 5 a 8 anos, conforme prevê o artigo 302 do CTB. Essa infração não prevê fiança nem liberdade provisória. Portanto, é reclusão imediata!

Seja responsável e não dirija embriagado

Se você quer ajudar a preservar vidas, inclusive a sua, não dirija um veículo após ingerir bebidas alcóolicas. Diversos estudos mostram a perda dos reflexos, a diminuição do tempo de reação e as dificuldades de visão após o consumo de álcool.

Só nas estradas, o álcool ocasionou quase 500 mortes no ano de 2017, o que equivale a 8% do número total de óbitos. Desde sua implementação, a Lei Seca já registrou queda de 43% no número de motoristas embriagados ao volante. Foram mais de 17 mil blitze durante esses quase 10 anos.

Em Alagoas, por exemplo, o número de mortes caiu em 74% nos últimos 6 anos, segundo o Detran-AL. Além disso, estudos mostram que mais de 40 mil vidas foram poupadas em decorrência da Lei Seca. Portanto, a Lei beneficia toda a população brasileira e evita altos gastos do dinheiro público com a saúde.

Por isso, o famoso "motorista da rodada" deve continuar existindo. Dessa forma, a segurança no trânsito é mantida, e os amigos podem beber à vontade, sem se preocupar com a direção do veículo.

Entretanto, em alguns casos é difícil de segurar. Às vezes, estamos sozinhos no carro e parar em um barzinho para encontrar os amigos pode não ser fácil de evitar. Nessas situações, é possível utilizar o app do Dr. Multas, o qual indica quanto tempo é necessário para que você possa dirigir após ter ingerido algumas doses de álcool.

Caso queria saber mais sobre a Lei Seca, bem como sobre os seus recursos, acesse aqui o site do Doutor Multas. Confira as informações e fique por dentro de tudo sobre essa Lei. Seja um condutor consciente, evite dirigir após beber álcool e mantenha um trânsito seguro!

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Gustavo Fonseca

Cofundador da Empresa Doutor Multas. Especializada em recursos de multas de trânsito. Site: doutormultas.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos