Despersonalização do contratante

07/07/2018 às 09:58
Leia nesta página:

Com o desenvolvimento da indústria após a revolução industrial por volta do século XX ocorreu um grande crescimento no comercio, fato esse que Ocasionou a contratação em massa. O código de defesa do consumidor atenua a crise de identidade do consumidor.

Despersonalização do contratante 

Com o desenvolvimento da indústria após a  revolução industrial por volta do século XX ocorreu um grande crescimento no comercio, fato esse que Ocasionou a contratação em massa, a esse propósito, destacou o  professor Pablo Stolze:

 “O homem contratante acabou, no final do século passado e início do presente, por se deparar com uma situação inusitada, qual seja, a da despersonalização das relações contratuais, em função de uma preponderante massificação, voltada ao escoamento, em larga escala, do que se produzia nas recém-criadas indústrias”. 

Surge então o consumidor anônimo, ou seja, para o mercado não importa sua identificação a não ser nos casos de inadimplemento. Segundo o ilustre professor Sílvio de Salvo Venosa:

 “Na velha lei civil e em estatuto processual que não contemplam hipóteses especificas de proteção, mostraram-se absolutamente obsoletos, e a jurisprudência, salvo raras exceções, não procurou fugir a esse sectarismo.Somente após a vigência da Lei n0 8.078, de 11-9-1990, o Código de Defesa do Consumidor, o consumidor era uma pessoa desamparada perante a economia de massa e o poder econômico, publico ou  privado”. 

Não havia então igualdade entre os direitos do consumidor e do mercado, pois o mercado se importava com a inadimplência do cliente anônimo, no entanto não se preocupava com os direitos e a satisfação do comprador.O código de defesa do consumidor atenua a crise de identidade que é citada pelo mestre e renomado professor Sílvio de Salvo Venosa,”O Codigo de Defesa do Consumidor permite reduzir a crise de identidade desse grande anonimo da sociedade moderna, o consumidor.”

Bibliografia 

Direito civil: teoria geral das obrigações e teoria geral dos contratos/ Sílvio de Salvo Venosa. - 13. ed. - São Paulo : Atlas, 2013.

Novo curso de direito civil, volume 4 : contratos, tomo I : teoria geral / Pablo Stolze Gagliano, Rodolfo Pamplona Filho. — 8. ed. rev. atual. e ampl. — São Paulo : Saraiva, 2012.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos