Advocacia, a profissão da esperança

11/08/2018 às 16:44
Leia nesta página:

O advogado não é apenas indispensável à administração da justiça como reza a Lei. Ele vai muito, além disso. É uma profissão maravilhosa para corajosos.Sem o ADVOGADO não há democracia nem liberdade. Profissão difícil é necessita de vocacionados.

Me chamo José e quando criança confesso que não gostava muito do meu nome. Isto até descobrir a beleza de seu significado.  Por ser um nome bíblico José vem do hebraico “Yosef”, e significa o “Justo” ou “Aquele que acrescenta”. Inspirado nisso descobri minha vocação, fui chamado nesta existência a servir a JUSTIÇA e ao DIREITO. Segundo o Salmo 33: “DEUS ama a JUSTIÇA e o DIREITO”. Já o filósofo Aristóteles ensina que: “Quando os seus talentos encontram as necessidades do mundo, ali está a sua VOCAÇÃO”.

Vivencio isto hodiernamente, pois quando exerço o magistério observo fascinado a capacidade de aprendizado do ser humano, ato em potência, meus alunos me impactam positivamente e com eles aprendo também. Neste momento sou “Aquele que acrescenta”.

Mas é na ADVOCACIA que a vocação palpita, as emoções se maximizam, resultando na defesa dos bens sociais mais importantes ante os ataques mais violentos o que nos faz vibrar e exultar com a beleza e a função social da profissão conquistando sentenças procedentes. Sem o ADVOGADO não há democracia nem liberdade. Neste momento sou “O Justo”.

O advogado não é apenas indispensável à administração da justiça como reza a Lei. Ele vai muito, além disso. É uma profissão maravilhosa que aprendi a amar desenvolvendo o maior respeito e admiração aos colegas causídicos. Aqueles que sonham com a profissão, alunos e acadêmicos de direito vou logo avisando: é a mais difícil dentre as profissões dos operadores do direito!

ADVOCACIA não é profissão para covardes demandando inúmeras expertises e gradientes. Dentre eles administrar um escritório de advocacia, relações interpessoais, trabalhar com a burocracia e descaso dos órgãos públicos, de alguns servidores e de boa parte da sociedade com preconceitos em face de profissão.

Todavia, a palavra ADVOGADO tem também um lindo significado, seu berço etimológico vem do latim "advocatus". De "ad", para junto, e "vocatus", chamado, invocado, ou seja, aquele que vem em socorro de alguém.  Beleza impar também encontrada na palavra grega PARÁCLITO ou "parakletos", o mediador, o defensor, o consolador; aquele que está ao lado; que intercede. Tal sentido diz muito desta nobre profissão. Quanto o cidadão sofre um revés em sua vida cotidiana e tem seus direitos violados lembra logo do advogado, aquele que estará junto; aquele que socorre; aquele que assumirá sua luta; aquele que irá lhe defender e proteger.

Então entendo porque a advocacia é a profissão da ESPERENÇA. Esperança do trabalhador em receber suas verbas rescisórias ou aquele FGTS que a empresa não depositou. Esperança daquela pobre viúva em receber o benefício previdenciário, da pensão por morte, que o INSS não concedeu. Esperança do inocente acusado e respondendo injustamente uma ação penal. Esperança do pai de família em manter sua casa que está indo a leilão e é bem único de família.  

A todos os colegas de profissão meu respeito e admiração. E que DEUS lhes ilumine mantendo-os firmes na esperança e condução de suas causas como paladinos da justiça e guardiães da esperança.  

Finalizo lembrando os ensinamentos de Couture: “Advogado teu dever é lutar pelo Direito, mas se um dia encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça”!

Feliz 11 de agosto a todos!

Assuntos relacionados
Sobre o autor
José da Silva Machado

Ética e excelência na advocacia.A Machado Advocacia e Consultoria Jurídica é o expoente inovador da área juridica, sediada em Ponta Grossa atua na região de todo Campos Gerais no Estado do Paraná, especializada no integral atendimento a pessoas físicas e jurídicas, no que concerne às diversas áreas do Direito. O escritório está capacitado para atender todas as áreas do Direito, com destaque para causas cíveis, comerciais, trabalhistas, previdenciárias, penal, sucessões e Família, contando, para tanto com elevada qualificação técnica e ética.Advogado Militante e Professor OAB/PR 63.888

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos