O início do franchising no Brasil

17/08/2018 às 00:00
Leia nesta página:

O franchising teve origem nos Estados Unidos E ganhou popularidade no Brasil devido a crises econômicas e à necessidade de atender a uma população urbana em crescimento.

O franchising tem início no Brasil, de forma rudimentar, na década de sessenta, com a implantação das escolas de idiomas Yazigi.

De acordo com JOSÉ CRETELLA NETO:

"Somente a partir dos anos 1970, no entanto, passou o franchising a ser a modalidade preferida de negócios de pequeno e médio porte, não apenas em virtude das sucessivas crises econômicas pelas quais atravessou o país (em particular: choques de petróleo de 1973 e 1979, recessão dos anos 1981-1983, e depois, de 1990-1992), que motivaram investidores ou profissionais a buscar refúgio numa modalidade de comércio percebida como “segura” (ou pelo menos, que tinha melhores chances de sucesso), mas também para atender a uma população urbana crescente, que necessitava de inúmeros serviços para os quais não dispunham de tempo ou de vontade para exercitar (ex.: lavanderias, pequenos consertos, locação de veículos, escola de idiomas e de informática)." (NETO, 2002. p.24)

CRETELLA NETO ainda lembra que até mesmo a Administração Pública, cuja qualidade do serviço é com raríssimas exceções deplorada pela população, enxergou no franchising um meio de melhorar a prestação de serviços públicos essenciais, sem efetuar investimentos diretos.

MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO afirma que o instituto criado e desenvolvido no setor privado vem aos poucos sendo adotado pela Administração Pública. E continua:

"Para a Administração Pública, muitas das vantagens apontadas (pelos autores) estão presentes, especialmente a possibilidade de descentralizar as suas atividades comerciais e industriais sem os custos que envolveria a criação de novas agências, filiais ou subsidiárias e com a imposição de suas técnicas de prestação de serviço e controle sobre as atividades do franqueado. Mas não é demais repetir que, como o franqueador impõe os seus métodos de trabalho e organização, a eficácia dos mesmos constitui condição de eficácia da franquia". (DI PIETRO, 1994, p. 49-59)

No Brasil, o sistema de franquias é relativamente recente, visto que surge no país apenas na década de 1960, sendo trazido dos EUA. Entretanto, foi se desenvolvendo aos poucos, já que sequer existia uma lei brasileira que o regulamentasse.

Obteve um grande crescimento na década de setenta, devido à crises econômicas que motivaram os empreendedores a buscar alternativas mais cautelosas de negócios e ao aumento considerável de contingente populacional, que poderia representar uma imensa cartela de clientes para diversos tipos de negócios.

O Estado, que também visa o lucro, copiou a iniciativa privada, de modo a descentralizar as suas atividades e oferecer serviços públicos de melhor qualidade. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é um exemplo de êxito desse modelo de negócio, no qual a Administração Pública concede franquias aos particulares.


REFERÊNCIAS

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo, 8. ed. São Paulo, Atlas, 1997.

CRETELLA NETO, José. Do contrato internacional de franchising. 2. ed.; Rio de Janeiro: Forense, 2002.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos