Especialista Em Direito Penal

O especialista em direito penal possui habilidades únicas, em comparação aos outros advogados.

19/09/2018 às 09:46
Leia nesta página:

O especialista em direito penal possui habilidades únicas, em comparação aos outros advogados.

O especialista em direito penal possui habilidades únicas, em comparação aos outros advogados.

Um profissional apto a fazer uma especialização em direito penal deve considerar a sua capacidade em entender de psicologia jurídica, criminalística e outras áreas que são melhor exploradas a partir do instante em que o profissional realiza uma pós graduação na área.

O especialista em direito penal está preparado para atuar em momentos extremamente delicados e tensos para clientes. Desta forma, existe todo um preparo de ordem psicológica. Seja a prisão em flagrante, seja a prisão preventiva ou temporária, o advogado está sempre em uma situação que exige sangue frio e preparo técnico, indiscutivelmente.

Além de vocação, várias outras aptidões são necessárias para o profissional habilitado nesta área tão tortuosa.

Compreensão sobre Acusação e Defesa

Acusação e defesa devem estar com poderes equilibrados, de modo a direitos e deveres serem respeitados. Desta forma, se faz necessário compreender que os julgamentos devem ser imparciais. O processo penal possui o seu rito e deve ser respeitado.

A pessoa com especialização em direito penal deve estar apta a desenvolver várias habilidades

Em que pese advogados mais conservadores, tradicionalistas e, porque não dizer, ultrapassados, considerarem que o advogado especialista não deve ser o ideal, já que o advogado deve entender um pouco de cada área do direito, esse se trata de um conceito cada vez menos abordado atualmente, haja vista que esse tipo de situação hoje em dia acaba sendo muito prejudicial para o advogado e também para o cliente.

O advogado do futuro é aquele que está absolutamente preparado para realizar uma capacidade analítica incrível a respeito do processo, podendo discernir adequadamente sobre as necessidades de cada demanda, fazendo com que o causídico se concentre em obter informações específicas, exclusivas e raras. O advogado generalista está cada vez mais perdendo espaço no mercado.

Ser um advogado generalista não abre espaço para conhecimentos mais aprofundados. Atualmente, a quantidade de leis e doutrinas a serem estudadas é cada vez mais absurda, não há condição suficiente para poder abraçar o mundo, como se diria em bom português.

Dessa forma, se faz necessário realmente selecionar alguma área para poder se tornar um verdadeiro expert e lidar com a demanda. É por essas e outras razões que se torna verdadeiramente inquestionável o fato de que um advogado especialista sempre está melhor preparado para poder lidar com uma demanda que seja de sua área, em comparação com advogados generalistas.

Uma especialização tem uma duração de aproximadamente 15 meses (mínimo), fazendo com que esse profissional se torne um craque, pagando módulos e investindo para que depois esse investimento traga resultado para o profissional. Esse tipo de situação faz com que o mercado afunile e diferencie o profissional.

É muito mais alta a chance de um advogado especialista ser contratado, porque o conhecimento raso, atualmente, no direito não é mais suficiente para resolução de demandas de complexidade mais ampla.

Igualmente, se faz necessário compreender que, muitas vezes, um advogado especialista vai trazer um resultado ainda mais favorável para o cliente, por conta de sua dedicação exclusiva e sua capacidade inquestionavelmente mais apurada para lidar com a lide.

Conceitos técnicos novos e atualização no mercado

Advogado para defesa criminal está muito habituado a lidar com alguns conceitos técnicos que lhe são exigidos, sendo diferente. Até os códigos são diferentes, haja vista que o código de processo penal ter autonomia perante o código de processo civil, apesar de uma subsidiariedade desse código, em algumas situações, para suprir eventuais lacunas estabelecidas.

A especialização também aponta para a advocacia criminal como um antro que exige um compromisso ímpar do profissional com o sentido ético, ainda mais no processo de moralização pelo qual o país felizmente atravessa.

O especialista em direito penal pode conhecer muito mais sobre os juizados especiais, lidando com  transações penais de uma forma que um advogado generalista seguramente não terá como lidar, sendo essa vasta capacidade em reagir a situações que são adstritas ao direito penal uma das características mais marcantes desses profissionais.

É sempre importante levar em consideração que o advogado criminalista evita com que se faça justiça com as próprias mãos, evitando pontos de vista que possam resultar em visões populistas, equivocadas e problemáticas, cheias de situações que a imprensa acaba conduzindo a sociedade e a opinião pública em geral a uma série de condutas que não estão condizentes com a realidade dos fatos.

Isso faz com que muitas vezes inocentes acabam sendo condenados, desde que não estejam de acordo com uma advocacia que seja forte o suficiente, que estabeleça os valores corretos e que tenha toda uma estratégia de defesa montada, com prazos adequados e cumpridos a rigor, responsabilidade com relação ao tratamento do cliente e o recurso certo para o momento ideal, evitando com isso problemas que possam acabar tornando a situação do cliente pior.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

A arbitrariedade do Estado

Por mais que o Estado estabeleça em sua Constituição Federal uma série de normas, cláusulas pétreas e limites que devem ser respeitados, é importante considerar que essas normas devem ser respeitadas e conduzidas de maneira inteligente pelo operador jurídico.

Por incrível que pareça, é o próprio Estado responsável por uma série de arbitrariedades que colocam em risco valores extremamente caros para as pessoas, como é o caso de várias situações nas quais a liberdade de ir e vir está, por exemplo, sendo cerceada de maneira absolutamente inadequada, injusta e absurda.

Isso significa que, mesmo o Estado sendo o provedor de várias situações que podem conduzir o cidadão a um momento melhor como ser humano, também é esse Estado de bem-estar social que acaba conduzindo a várias situações arbitrárias, absurdas e intempestivas.

O que ocorre é que o Estado é feito de pessoas, pessoas como eu e você, seres humanos, sujeitos à falhas e a várias situações que possam conduzir a ilegalidades, irregularidades e avaliações absurdas.

Em caso de necessidade de um serviço de advocacia na cidade de Goiânia e região, o Rocha Advogados é um escritório capaz de oferecer as melhores soluções para você.

Por Rafael Rocha

Sobre o autor
Rafael Rocha

Dr. Rafael Rocha (Currículo): O advogado Rafael Rocha é advogado criminalista, consultor e parecerista em matéria Penal e Processo Penal. Formações Acadêmicas: Bacharel em Direito pelo INESC/MG Bacharel em Teologia pelo SETECEB/GO Pós graduado em Direito Empresarial pela FIJ/RJ Pós graduado em Direito Penal e Processo Penal pelo ATAME/GO Entidades que faço parte: Vice Presidente da Comissão de Direito Penal Militar OAB/GO 2016-2018 Membro do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal. Membro da OAB/GO Abracrim – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas Cursos de formação complementar: Realizou o curso EMPRETEC, um programa da ONU em parceria com o Sebrae no Brasil. Sócio fundador do Escritório Rocha Advogados. Professor Universitário nas áreas de Direito Empresarial, Direito Penal e Processo Penal. Professor de cursos preparatórios, pós graduações, palestrante. Possui curso de gestão de escritório pela ESA (Escola Superior de Advocacia). Realizou curso de aprofundamento em Direito Eleitoral de 180 hs pela ENA (Escola Nacional de Advocacia). É Life e professional Coach e Busines Executive Coach pela Academia Internacional de Coach. Fundador do Escritório Rocha Advogadose do Radar Legal. Participou do projeto amigos da Escola como Professor de Xadrez. Desenvolve programas na área social para incluir os menos favorecidos em cursos profissionalizantes. Um Pouco da história: O Dr. Rafael Rocha é advogado militante que arduamente desenvolve um brilhante trabalho na defesa do interesse de seus clientes. Rapidez, agilidade, e profissionalismo são as diretrizes que regem a atuação desse advogado que busca com intrepidez o melhor resultado para aqueles que contratam os seus serviços. Advogado criminalista destacado na Capital Goiana e no Centro Oeste, já reconhecido pelas vitórias que tem conquistado na seara do Direito Penal. Nascido na Cidade de Anicuns-GO, onde passou sua infância e adolescência, hoje reside e atua em Goiânia, advoga em diversos estados da federação, com clientes até em outros países. O diferencial do seu trabalho é a aplicação da Excelência em tudo o que faz, primando sempre pela vitória de suas causas. O Dr. Rafael Rocha está à disposição para conhecer e atuar com brilhantismo em sua causa.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos