A PENA DE INABILITAÇÃO DA FUNÇÃO PÚBLICA PARA O PRESIDENTE QUE SOFRE O IMPEACHMENT NÃO É AUTOMÁTICA.

20/09/2018 às 09:30
Leia nesta página:

O ARTIGO DISCUTE CASO CONCRETO COM RELAÇÃO A AUTONOMIA DA PENA DE INABILITAÇÃO COM RELAÇÃO A CONDENAÇÃO NO IMPEACHMENT.

A PENA DE INABILITAÇÃO DA FUNÇÃO PÚBLICA PARA O PRESIDENTE QUE SOFRE O IMPEACHMENT NÃO É AUTOMÁTICA.

Rogério Tadeu Romano

Como noticiou a Folha de São Paulo, em seu site, no dia 17 de setembro do corrente ano, o registro de candidatura da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que concorre ao Senado em Minas Gerais, foi deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral nesta segunda (17) por quatro votos a três. 

O desembargador Pedro Bernardes, presidente da corte, desempatou a favor de Dilma, que foi considerada elegível apesar de ter sofrido um impeachment há dois anos

A candidatura da petista foi alvo de mais de dez questionamentos, inclusive do diretório estadual do Partido Novo e da filha do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB), Danielle Cunha (MDB), que concorre a deputada federal. O emedebista, hoje preso, foi responsável por deflagrar o andamento do pedido de impeachment na Câmara. 

Os questionamentos sustentavam que Dilma deveria ficar inelegível por oito anos, como estabelece a Constituição nos casos de impeachment. Os senadores, na época, porém, votaram de forma separada a cassação de Dilma e a inabilitação para o exercício da função pública por oito anos, aprovando a primeira punição, mas não a segunda. 

O Ministério Público também opinou a favor da candidatura de Dilma, considerando que não cabe à Justiça Eleitoral rever o julgamento feito no Senado. No TRE-MG, prevaleceu a opinião do juiz Ricardo Matos de Oliveira, relator do caso, que também considerou válida a votação feita pelos senadores.

Os senadores entenderam por determinar o impeachment da ex-presidente da República, mas a pouparam da condenação por inabilitação.

O julgamento, por determinação constitucional, é presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal. Para que o impeachment seja aprovado, dos 81 senadores, pelos menos, 54 devem votar favoravelmente a ele.

Ao Senado Federal cabe julgar o presidente da República com relação ao seu impedimento, num juízo misto, penal e político. Caberá apenas ao Supremo Tribunal Federal se manifestar sobre eventual ilegalidade cometida por aquela casa legislativa na aplicação da pena.  

Entendeu o Senado Federal que essa sanção de inabilitação é autônoma com relação à sanção de impeachment.

Como assevera a eminente ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), “(...) a Constituição cuidou de não apenas afastar o agente do cargo (o que não teria exequibilidade com sua anterior renúncia), mas, ainda, preocupou-se em não permitir que o poder público, por qualquer de suas funções, pudesse vir a ser, pelo período de oito anos subsequentes à condenação, tangível à mão daquele que destratou a República, lesou a ordem jurídica e afrontou o povo do Estado brasileiro”.

É que, se o presidente da República renunciar ao cargo antes de concluído o julgamento do impeachment pelo Senado Federal, o processo continua e, em caso de condenação, evidentemente, aplica-se apenas a inabilitação; não por existirem sanções autônomas, mas, sim, por impossibilidade material de decretação da perda do cargo em face da renúncia.

Nesse sentido foi o acórdão do Supremo Tribunal Federal que, por unanimidade, indeferiu o mandado de segurança impetrado pelo ex-presidente Fernando Collor de Melo contra resolução do Senado que o havia declarado inabilitado por oito anos para o exercício de função pública (Mandado de Segurança n.º 21.689-DF, cujo relator foi o ministro Carlos Velloso).

O ministro Celso de Mello, também afirmou então no seu voto que “(...) há uma única sanção constitucionalmente estabelecida, que compreende, na abrangência do seu conteúdo, a destituição do cargo com inabilitação temporária. A unidade constitucional da sanção prevista torna-a indecomponível, incindível, impedindo, dessa forma, que se dispense tratamento jurídico autônomo às projeções punitivas que emanam da condenação senatorial”.

Por outro lado, naquele mesmo mandado de segurança ficou claro – como em recentes precedentes do Supremo Tribunal Federal – que o mérito do impeachment é, obviamente, a condenação ou absolvição pela prática de crimes de responsabilidade. O ministro do Supremo Tribunal Teori Zavascki observou  não ser cabível juízo de mérito “sobre a ocorrência ou não dos fatos ou sobre a procedência ou não da acusação (...)” (vide Mandado de Segurança n.º 34.193-DF). e em relação a isso o Supremo não se pode pronunciar, por se tratar de julgamento político realizado pelo Senado Federal.

Já se entendeu que deve o Supremo Tribunal Federal, contudo, exercer o controle de constitucionalidade quanto à aplicação da sanção do impeachment na sua inteireza, conforme dispõe o artigo 52, parágrafo único, da Constituição federal. Como acentuou, mais uma vez, o eminente decano do Supremo, ministro Celso de Mello, em trecho do seu voto: “(...) a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal jamais tolerou que a invocação do caráter político das resoluções tomadas pelas Casas Legislativa pudesse configurar (...) manto protetor de comportamentos abusivos ou arbitrários, praticados à margem da Constituição”.

No passado havia disciplina anterior, .Leis nº 27 (que disciplinava as infrações) e nº 30 (que disciplinava o procedimento), ambas de 1892 – sobre as quais se debruçaram muitos dos comentaristas sem que mais assim o fizessem diante da nova disciplina da Lei nº 1.079/50), onde a sanção de inabilitação guarda autonomia (observe-se que na CF de 34 o art. 58, § 7º chegava ao ponto de usar o termo “somente” a perda de cargo, com inabilitação até….”, enquanto na atual a redação não usa esses termos peremptórios). Por outro lado, no caso da inabilitação, a sanção diz respeito a qualquer investidura pública, ou seja, é mais abrangente do que a própria perda do cargo.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Para que o impeachment seja aprovado, dos 81 senadores, pelos menos, 54 devem votar favoravelmente a ele.

Nos casos de condenação de prefeito, Decreto-lei 201/67, o Superior Tribunal de Justiça já disse que deve ser levada a devida proporcionalidade na condenação de suspensão da função pública.

Sabe-se que, para os crimes de responsabilidade cometidos por prefeito, como a lei que prevê e define os crimes de responsabilidade de prefeitos é omissa a respeito, incide o parágrafo único do artigo 92 do CP, dispondo que “os efeitos de que trata este artigo não são automáticos, devendo ser motivadamente declarados na sentença”, como determina a Constituição Federal exigindo que todas as decisões sejam motivadas.

No entendimento de Alberto Silva Franco e outros(Código Penal e sua Interpretação Jurisprudencial, 4ª edição, pág. 1911), já ensinavam que aquele efeito da condenação não é de aplicação automática, devendo o julgador analisar cada caso, sob pena de cometer injustiças, premiando os maus servidores e alijando aqueles que terão praticado meras irregularidades. O entendimento de que tal condenação é automática é desproporcional.

O Superior Tribunal de Justiça, no julgamento do REsp 1.322.864/GO, relator ministro Nefi Cordeiro, DJ de 12 de junho de 2015, entendeu que, no mesmo entendimento do HC 88. 588,  que o artigo 2º, § 1º, do Decreto-lei nº 201/67 impõe  um efeito específico e não automático da condenação definitiva.

Desta forma deve-se entender que a ex-presidente da República perdeu o mandato, mas não as condições para elegibilidade.

Sobre o autor
Rogério Tadeu Romano

Procurador Regional da República aposentado. Professor de Processo Penal e Direito Penal. Advogado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos