Entendimento do STJ sobre a exclusão do imposto sobre serviços da base de cálculo do PIS e da COFINS: inconsistência jurídica

Leia nesta página:

Análise da decisão no recurso especial n. 1144469 /2016, prolatada pelo Superior Tribunal de Justiça.

Ao contrário do que o Superior Tribunal de Justiça - STJ declara em suas decisões, o ordenamento jurídico constitucional brasileiro veda a incidência de tributo sobre tributo. O STJ tem decidido pela legalidade da inclusão do ISS na base de cálculo do PIS e da COFINS, sustentando um entendimento que foge às regras de hermenêutica jurídica e das regras constitucionais e infraconstitucionais sobre o princípio da legalidade.

A impossibilidade da inclusão de tributos na base de cálculo de outros tributos implica na indispensável previsão em lei complementar conforme determina a constituição federal para os casos de tributos estaduais e municipais.

Análise das Decisões do Superior Tribunal de Justiça (como no REsp 1144469 /2009 PR)

Apesar do principal argumento reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal referente à inadmissibilidade da inclusão dos impostos na base de cálculo do PIS e da COFINS, ser o fato de que os valores dos impostos não são receitas dos contribuintes, a defesa da exclusão do ISS tem outras características por ter estrutura distinta do ICMS.

Mas se o ICMS que é um imposto plurifásico e foi julgado pela sua exclusão da base de cálculo das mencionadas contribuições sociais, quanto mais terá razão a defesa da exclusão do ISS que é um imposto monofásico. Além deste argumento, a Fazenda contesta a exclusão alegando que a Constituição Federal apensa prevê a exclusão em uma hipótese no art. 15, II e § 2º, XI e que, portanto, por exclusão, nas demais operações a incidência de tributo sobre tributo seria autorizada.

Da análise das decisões do STJ, depreende-se que a sua postura, a favor da inclusão do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS, na base de cálculo do PIS e da COFINS, baseia-se em interpretação que despreza o princípio da estrita legalidade da administração pública, princípio este que também deve ser observado em matéria tributária por ser ramo de direito público e do próprio direito administrativo.

Mas, ao contrário do que consta nas decisões do STJ, sobre a inclusão do IS na base de cálculo das contribuições PIS e COFINS, o sistema jurídico brasileiro proíbe a incidência de tributo sobre tributo tendo como única exceção,  o ICMS.

O ICMS integra a sua própria base de cálculo

No Decreto-Lei 406/1968, está expressa a incidência do imposto sobre o próprio montante. Isto porque o ICMS é imposto plurifásico, pois incide desde a fase da entrada dos insumos, ou seja, na produção, até o produto final.

 O ICMS não se iguala a nenhum outro tributo, sendo esta a razão da inclusão do seu montante da própria base de cálculo.

A estrutura das contribuições PIS / COFINS não dão motivação alguma à sobreposição de incidências como ocorre com o ICMS. Por este motivo a Constituição Federal aderiu ao conceito de receita bruta correspondente ao faturamento da empresa.

Art 2º A base de cálculo do imposto é:

………………………………………………………………………..

§ 7º O montante do imposto de circulação de mercadorias integra a base de cálculo a que se refere este artigo, constituindo o respectivo destaque mera indicação para fins de controle.

E isto ocorre porque o ICMS é um tributo atípico, pois incide desde a fase da entrada dos insumos, ou seja, na produção, até o produto final.

Não se iguala a nenhum outro tributo, sendo esta a razão da inclusão do seu montante da própria base de cálculo.

Mas o Superior Tribunal de Justiça tem entendido que o art. 155, II e § 2º, XI, da Constituição Federal, autoriza a incidência de tributo sobre tributo, porque fala da impossibilidade do IPI ser incluso na base de cálculo do ICMS em determinada circunstância e entendeu que nos demais casos a incidência de tributo sobre tributo estaria autorizado. Este tipo de interpretação da norma tributária é inadmissível tendo em vista a necessidade de existir previsão legal para que tributos possam fazer parte da base de cálculo de outros tributos.

A interpretação correta do art. art. 155, II e § 2º, XI da Constituição Federal é que se trata de norma específica aplicável apenas ao ICMS que possui estrutura e dinâmica totalmente diferente de outros impostos, por ser um imposto plurifásico. Sendo assim, passa-se à análise e interpretação correta desse dispositivo constitucional.

Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:

II - operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior.

.....................................................................................

§ 2º O imposto previsto no inciso II atenderá ao seguinte:

.......................................................................................

XI - não compreenderá, em sua base de cálculo, o montante do imposto sobre produtos industrializados, quando a operação, realizada entre contribuintes e relativa a produto destinado à industrialização ou à comercialização, configure fato gerador dos dois impostos;

Vale dizer, que quando o produto X, for destinado à industrialização para integrar produto final  Y, ou,  quando o produto X for destinado  à sua comercialização e, estas operações específicas forem fato gerador do IPI e do ICMS, este não poderá ter em sua base de cálculo o IPI, permanecerá apenas o ICMS.

A INTERPRETAÇÃO DO STJ É CONTRÁRIA ÀS REGRAS DE HERMENEUTICA

Portanto, é sem inconsistente, a interpretação do Superior Tribunal de Justiça que entendeu ser a única hipótese de não incidência de tributo sobre tributo, prevista na Constituição Federal, seria a do inciso XI, do § 2º, do art. 155, um dos argumentos para julgar constitucional a inclusão dos impostos na base de Cálculo do PIS e da COFINS, no REsp 1144469 /2009 PR.

Essa interpretação do STJ é totalmente contrária ao princípio geral do direito administrativo e do direito tributário referente à legalidade, em que o administrador público está subordinado à previsão legal para agir e que a tributação só pode ser realizada por lei sendo, que a base de cálculo, a alíquota e o fato gerador são previstos por Lei Complementar, especialmente no caso dos tributos estaduais e municipais para evitar a adoção de critérios diversos entre os entes tributantes sobre um mesmo tributo.

A incidência de tributo sobre tributo só está prevista para o caso do ICMS e em lei complementar. O Decreto 406/1968, com força de lei complementar, recepcionado pela Constituição Federal de 1968, determinou que a base de cálculo integraria o próprio imposto. A Lei Kandir que dispõe sobre normas do ICMS com alcance nacional, apenas seguiu a determinação há existente desde 1968.

O direito tributário é ramo do direito administrativo e o agente fiscal , a Fazenda Pública deve sujeitar-se aos seus princípios e regras. O art. 37 caput da Constituição Federal consagra dentre outros princípios o da legalidade.

O doutrinador Diogenes Gasparini define:

O princípio da legalidade significa estar a Administração Pública, em toda a sua atividade, presa aos mandamentos da lei, deles não se podendo afastar, sob pena de invalidade do ato e responsabilidade de seu autor. Qualquer ação estatal sem o correspondente calço legal, ou que exceda ao âmbito demarcado pela lei, é injurídica e expõe-se a anulação. Seu campo de ação, como se vê, é bem menor que o do particular.

A tributação, na legislação brasileira, possui limitação legal para evitar a arrecadação excessiva pelo Estado. Não há como o poder executivo instituir tributos sem previsão legal, assim como a majoração do tributo é vedada, sem determinação legal anterior salvo nos casos dos impostos extrafiscais para que o executivo possa promover ajustes quando há desequilíbrio econômico.

O princípio da legalidade tributária está disposto no art. 97 do Código Tributário Nacional : 

Art. 97. Somente a lei pode estabelecer:

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

        I - a instituição de tributos, ou a sua extinção;

        II - a majoração de tributos, ou sua redução, ressalvado o disposto nos artigos 21, 26, 39, 57 e 65;

        III - a definição do fato gerador da obrigação tributária principal, ressalvado o disposto no inciso I do § 3º do artigo 52, e do seu sujeito passivo;

        IV - a fixação de alíquota do tributo e da sua base de cálculo, ressalvado o disposto nos artigos 21, 26, 39, 57 e 65;

        V - a cominação de penalidades para as ações ou omissões contrárias a seus dispositivos, ou para outras infrações nela definidas;

        VI - as hipóteses de exclusão, suspensão e extinção de créditos tributários, ou de dispensa ou redução de penalidades.

O princípio da legalidade tributária também está consagrado na Constituição Federal.

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;

.....................................................................................

 IV - utilizar tributo com efeito de confisco;

NÃO HÁ NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA QUALQUER DISPOSITIVO LEGAL SOBRE A INCIDÊNCIA DE TRIBUTO SOBRE TRIBUTO SALVO O CÁLCULO POR DENTRO DO ICMS PREVISTO NO DECRETO 406/1968 RECEPCIONADO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

A esse passo, a interpretação do STJ sobre o art. 155, II, § 2º, XI é inconsistente porque o art. 155 trata apenas do ICMS, e da não incidência do ICMS sobre IPI em caso específico, quando a operação com um produto destinado à industrialização e à comercialização for fato gerador dos dois impostos.

Este dispositivo não provém de norma geral e sim de norma específica sobre ICMS e em determinada operação e circunstância.

Ademais a incidência de tributo sobre tributo representa a majoração de tributo que só poderia ser aplicada se prevista expressamente por lei, assim como o cálculo por dentro do ICMS.

Logo, conclui-se que a incidência de tributo sobre tributo não pode prevalecer quando decorrente de uma interpretação implícita como a que originou o entendimento do STJ, o que é vedado em razão do princípio da legalidade.

Não há previsão legal sobre a inclusão de tributos na base de cálculos de outros tributos ou do próprio tributo, salvo no caso do ICMS, o que só poderia prevalecer se previsto por lei complementar.

Ademais a incidência de tributo sobre tributo põe por terra a própria natureza jurídica do tributo que só pode incidir sobre entradas, acréscimos e preço das operações com serviços e mercadorias.

De fato,  a decisão final sobre a exclusão do Imposto sobre Serviços das bases de cálculo das contribuições PIS e COFINS ficará para o Supremo Tribunal Federal que  já consagrou em decisão com repercussão geral que o imposto não é receita do contribuinte e sim do Estado. Por este motivo, tanto o ICMS como o ISS não integram o conceito de receita bruta.

A receita subentende a incorporação do valor ao patrimônio do contribuinte, o que não ocorre nos caso dos tributos, que apenas circulam temporariamente no fluxo de caixa. Isto ocorre, em especial com o ICMS que possui registro em razonete específico da contabilidade das empresas, tendo em vista o regime de compensação das entradas e saídas de bens, em razão do princípio da não – cumulatividade.

Assim, se esta circulação do valor do ICMS foi identificada como não incorporação ao patrimônio do contribuinte, muito menos seria receita, o ISS, que não apresenta um sistema de compensação em contra gráfica na contabilidade da empresa.

Pela coerência, legalidade e segurança jurídica esperadas dos julgamentos o Supremo Tribunal Federal deverá manter a sua posição quanto ao conceito de receita ou faturamento, também para o caso do Imposto sobre Serviços.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos