A importância da conciliação no JEC (Juizados Especiais Cíveis) Lei 9099/95

06/11/2018 às 21:17
Leia nesta página:

Esse artigo trata da importância que a Lei 9099/95 trouxe para o judiciário, trazendo consigo a Segurança Jurídica.

Abordarei nesse artigo um breve resumo da importância da conciliação no JEC (Juizados Especiais Cíveis).

A Lei 9.099/95, expressamente em seus artigos 3º ao 59º, trata-se de todo o processo da conciliação no Juizado Especial Civil.

A lei veio com o principal objetivo de desafogar o judiciário, com a proposta, de que se á um conflito, sempre a possibilidade de acordo.

As causas não poderão ultrapassar quarenta vezes o salário mínimo. A proposta de acordo sempre será apreciada em todas as fazes do processo, não sessando com a negativa de uma das partes na primeira conciliação.

Sempre que o juiz analisar todo o processo e ver que, a sim, uma possibilidade de acordo, o processo será encaminhado para que seja marcado uma data e horário para que as partes possam se reunir, com ou sem seus representantes (advogados), com a orientação de um conciliador, para que haja o diálogo entre as partes.

Bem como, caso as partes tenham interesse, poderão pedir a sessão de conciliação a qualquer fase do processo, como também PODERÃO fazer um acordo extrajudicial.

Onde as partes poderão se reunir, fora do ambiente da conciliação, e após conversa chegam a um acordo, assim somente terão que informar, para que seja feito a homologação desse acordo.

Nas sessões,o conciliador sempre será uma parte importante, com o treinamento adequado, saberá como conduzir as conversas.

Assim a celeridade processual se faz presente na conciliação, bem como:

- A oralidade;

- Simplicidade;

- Informalidade e

- Economia processual.

Conforme, Art. 2º Lei 9099/95.

Um dos fatores que tem como objetivo é facilitar o andamento do processo, colocando fim no mesmo, quando há conciliação, e a economia processual. 

A economia processual se torna algo visível com o método de conciliação, o tramite se torna menos ardo, e traz consigo uma segurança jurídica.

Onde a parte que entrou com a ação, que pode ser via advogado, ou, ela mesma indo pessoalmente aos núcleos jurídicos, obter êxito no seu martírio de buscar o judiciário.

Antes da referida Lei, para a parte que vinha buscar “justiça”, via seu pedido se arrastando por anos sem uma resposta definitiva.

A conciliação veio quebrar essa linha de pensamento, trazendo alivio para as partes, tanto o reclamante como a parte reclamada, que estão ali por um único motivo, RESOLVER os conflitos e seguir a vida.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos