E agora Batman? O homem morcego e a carreira jurídica!

12/11/2018 às 08:10
Leia nesta página:

E agora Batman? O homem morcego e a carreira jurídica!

Muitos quando pensam no Batman tem a figura dos atores que em cena interpretaram o homem morcego (eu lembro sempre de dois amigos: Janaína Detânico e Daniel Saraiva), todavia, a grande maioria das pessoas desconhece uma faceta de um ator que interpretou o Batman (quiçá numa versão inesquecível a grande maioria de nós) que é um exemplo de gestão e carreira: Michael Keaton era claustrofóbico.

Vejamos uma reportagem sobre o tema:

Aprenda esta lição de carreira com o Batman para lidar com mudanças

Adaptabilidade de carreira é o conceito contemporâneo que substitui a ideia de “maturidade de carreira”. No século XX, as estruturas de trabalho estáveis permitiam que se idealizasse uma trajetória de carreira linear, com constantes progressões de cargo, salário e prestígio.

As carreiras atuais se transformaram ao longo dos tempos e muitas vezes são caracterizadas por instabilidade, multilinearidade, multiplicidade de possibilidades, fazendo com que os colaboradores estejam atentos ao novo cenário.

A carreira não é mais gerida pelas organizações e sim pelo indivíduo, que deve identificar os contextos e buscar constantemente o aprimoramento do seu desenvolvimento, habilidades e capacidades. Investir em si próprio, nos seus propósitos de carreira é que abrirão as portas das oportunidades e da empregabilidade.

Muitos profissionais ainda jovens, pela cultura protecionista e familiar, além da escolar geraram grandes dificuldades de desenvolvimento da proatividade, levando assim potenciais talentos a se perderem nas possibilidades de carreira, esperando sempre por alguma iniciativa das organizações.

A adaptabilidade é definida como a capacidade de se estar apto a absorver as mudanças nas condições do trabalho. É um conjunto de atitudes identificadas, como a atenção (atitude de se manter atento ao futuro), controle (reação que tem impacto direto no futuro profissional), curiosidade (estar de olho em todas as possibilidades e oportunidades) além da confiança (essa sim diz respeito à convicção de que os esforços terão resultados positivos através de uma postura otimista e determinada apesar dos desafios e obstáculos que possam aparecer).Veja também

Quer um exemplo da vida real para um dos personagens mais famosos do mundo?

Com a responsabilidade de vestir o traje do super-herói mais famoso do cinema, o Batman, o ator Michael Keaton aproveitou de sua claustrofobia. Isso mesmo.

Segundo o ator, o tom fechado e sombrio do personagem – um dos pontos mais elogiados de sua atuação – só foi possível porque a roupa do homem morcego o deixava praticamente confinado. Acredita que ele não conseguia nem ouvir direito quando usava a máscara?

E apesar de ter sido o pioneiro e considerado por muitos fãs o melhor Batman de todos os tempos, a aceitação não foi fácil para ele. Reconhecido na época como um ator de comédia, a sua escalação para o filme gerou bastante controvérsia antes da estreia e a adaptação ao gênero de aventura, com tom dramático, rendeu ainda o humor ideal para a personagem.

Portanto, não importa se é na indústria do cinema ou na carreira, mas se adequar às mudanças será sempre necessário. E nos processos seletivos do atual mundo VUCA, um dos principais pré-requisitos é a capacidade de adaptação. Portanto, vamos ser flexíveis sempre na vida profissional e pessoal.

Fonte: https://exame.abril.com.br/carreira/aprenda-esta-licao-de-carreira-com-o-batman-para-lidar-com-mudancas/

Imagine vestir uma roupa pesada, totalmente fechada e sendo este o seu maior medo?!

Pense nos seus medos, pense naquilo que realmente te angustia e principalmente no que você tem deixado de lado em nome da zona de conforto.

Lembre-se, ele era ator de comédia e não de filmes de ação.

Você pode ser muita ação e pouco planejamento, pode ser muito planejamento sem execução, entretanto o que realmente importa é como você vai lidar com a situação.

O mesmo vale para aqueles que tem medo da tecnologia, do mercado, do governo, do chefe… Somos nosso pior inimigo. Enfrentar nossos medos, nossas angustias e nos adaptarmos não se trata de um diferencial, mas sim de uma necessidade.

Nas palavras de Leon C Megginson: Não é o melhor, nem mais inteligente que sobrevive, mas sim aquele que melhor se adapta.

Sejamos então camaleões da nossa labuta diária!

Somente assim poderemos encontrar diferenciais para que o nosso esforço seja diferente para o mercado.

___________________________________________________

Sou Gustavo Rocha CEO da Consultoria GustavoRocha.com  | Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
Robôs  | Inteligência Artificial  | Jurimetria 
(51) 98163.3333  | [email protected]  | www.gustavorocha.com

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos