CONTRATO ADMINISTRATIVO

16/11/2018 às 15:24
Leia nesta página:

A Administração Pública, com o intuito de atender de forma ampla os interesses da coletividade, possui a prerrogativa de celebrar contratos administrativos como instrumento para comunicar-se e vincular-se com outros órgãos e entidades.

Resumo

A Administração Pública, com o intuito de atender de forma ampla os interesses da coletividade, possui a prerrogativa de celebrar contratos administrativos como instrumento para comunicar-se e vincular-se com outros órgãos e entidades, para trazer mais eficiência ao funcionamento da máquina pública. Suas especificações são definidas em Lei e pela Constituição Federal, e qualquer ato que desrespeite as normas estabelecidas pode levar à invalidade do contrato.

1 Introdução

Os contratos administrativos são o meio pelo qual a Administração Pública utiliza para celebrar acordo de vontade e gerar algumas obrigações específicas entre as partes. É muito parecido com um contrato cível de prestação de serviços, porém é exclusivo do âmbito da Administração Pública.

As peculiaridades do ordenamento jurídico público é o que tornam essa modalidade de contrato tão específica, sendo imprescindível sempre que houver a necessidade de utilização do bem público com finalidades particulares ou na prestação de serviços com essa mesma característica.

É naturalmente um contrato de adesão pelo particular, visto que as cláusulas são elaboradas unilateralmente pela Administração Pública e alteradas, também unilateralmente, a qualquer tempo.

2 CONCEITO DE CONTRATO ADMINISTRATIVO

O contrato administrativo, matéria regida pela Lei Federal nº 8.666/93, é todo e qualquer documento assinado entre órgãos ou entidades da Administração Pública para a definição de vínculo e estipulação de determinadas obrigações para ambas as partes. É uma norma de natureza abstrata e de competência da União, ao qual estão subordinados a Administração Pública Direta e a Indireta (autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista).

A validade desses contratos depende da clareza com que são redigidos, ou seja, é preciso definir as formas de execução das atividades e até que ponto vai a responsabilidade de cada parte dentro das normas já definidas em Lei para a abertura e conclusão de processos de licitação.

Suas principais características são onerosidade (já que é pautado em uma remuneração), formalidade (porque deve ser necessariamente escrito), comutatividade (tendo em vista que ambas as partes contratantes são amplamente beneficiadas no processo) e intuitu personae.

Ainda, para que seja válido, é preciso que o contratante ofereça uma garantia no montante de pelo menos 5% do valor do contrato. O mesmo pode escolher entre as formas de garantia disponibilizadas em Lei: caução em dinheiro, título da dívida pública, fiança bancária e seguro garantia.

Pra isso, o artigo 55 da referida Lei define algumas cláusulas necessárias, quais sejam:

a) O objeto e seus elementos característicos.

b) O regime de execução ou a forma de fornecimento.

c) O preço e as condições de pagamento, os critérios, data-base e periodicidade do reajustamento de preços, os critérios de atualização monetária entre a data do adimplemento das obrigações e a do efetivo pagamento.

d) Os prazos de início de etapas de execução, de conclusão, de entrega, de observação e de recebimento definitivo, conforme o caso.

e) O crédito através do qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica.

f) As garantias oferecidas para assegurar sua pela execução, quando exigidas.

g) Os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis e os valores das multas.

h) Os casos de rescisão e o reconhecimento dos direitos da Administração, em caso de rescisão administrativa, prevista no art. 77 da Lei 8.666/93.

i) As condições de importação, a data e a taxa de câmbio para conversão, quando for o caso.

j) A vinculação ao edital de licitação ou ao termo que a dispensou ou a inexigiu, ao convite e à proposta do licitante vencedor.

k) A legislação aplicável à execução do contrato e especialmente aos casos omissos.

l) A obrigação do contrato de manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação.

m) Foro competente para as ações referentes ao contrato será a sede da Administração.

3 FORMALIDADES E DURAÇÃO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO

  • Mesmo que nas modalidades de concorrência e tomada de preço tenha sido dispensada a obrigatoriedade da licitação, é necessário a formalização por instrumento de contrato e facultativo nos demais casos.

  • Com base no princípio da publicidade, é requisito obrigatório que o contrato seja publicado em imprensa oficial.

  • Com exceção das modalidades pronta entrega, pronto pagamento e o que não for maior que 5% do valor do convite, não de admite a celebração de contrato administrativo verbal.

No que diz respeito à duração do contrato, todos eles, de acordo com a lei, devem ser celebrados com prazo previamente determinado para seu encerramento. O período em vigor vai depender da disponibilidade dos recursos para tal projeto, exceto quando o objeto do contrato estiver previsto no PPA (Plano Plurianual), se for prestação de serviços contínuos ou, ainda, se for necessário a utilização de aparelho de informática por meio de aluguel.

4 CLÁUSULAS EXORBITANTES E ALTERAÇÃO UNILATERAL

As cláusulas exorbitantes são aquelas que conferem poder de soberania da Administração Pública para com o contratado, baseado no princípio da supremacia do interesse público sobre o particular. Elas permitem benefícios ao Estado contratante que não existem nos outros contratos simples da esfera cível.

Uma das principais cláusulas exorbitantes é a que permite a alteração unilateral do contrato pela Administração Pública, desde que feita de forma justificada e ressalvado o equilíbrio entre a necessidade e a razoabilidade, para que não ocorram excessos por parte do Estado e o enriquecimento ilícito. A parte contrária, a partir do momento de assina o contrato e dá a ele características de documento jurídico, está sujeita a concordar com qualquer alteração feita dentro dessas premissas, inclusive em relação a valores de provimentos.

É possível alterar unilateralmente o contrato nas seguintes condições (artigo 58 da Lei 8666/93):

  • Para melhor adequar a finalidade do projeto aos interesses públicos;

  • Quando for preciso diminuir ou aumentar o valor em razão da alteração do montante de serviço;

  • Para que a parte contratada se adeque aos seus objetivos.

5 FORMAS DE EXTINÇÃO E PENALIDADES

Os contratos administrativos podem ser extintos após a conclusão do projeto ou por rescisão, de acordo com o artigo 79 da Lei 8.666/93. A rescisão pode acontecer das seguintes formas:

a) Rescisão administrativa: esta modalidade de rescisão é feita por ato unilateral da Administração Pública sempre que houver ameaça ao interesse público ou inadimplência da parte contratada. Entretanto, esta última pode ter direito à indenização.

b) Rescisão amigável: quando Administração Pública e particular entram em consenso sobre o fim das atividades.

c) Judicial.

d) De pleno direito: ocorre por algum motivo de força maior que independe da vontade ou anuência das partes contratantes.

Além da rescisão, é possível que o contrato administrativo seja anulado sempre que se verificar algum tipo de irregularidade. Neste caso, também cabe indenização à parte contratada e lesada.

6 MODALIDADES DE CONTRATO ADMINISTRATIVO

6.1 Contrato de obra pública

Este contrato é celebrado entre a Administração Pública e um particular. O seu principal objeto é a construção ou a reforma de bens públicos e ele se dá na forma de empreitada, onde o valor é previamente ajustado com base no volume de trabalho, e por tarefa, quando a contratada receberá por preço certo a partir da participação em obras menores.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

O requisito para a celebração deste contrato é que a parte contratada seja pessoa física ou jurídica profissionais em engenharia, com registro no CREA.

6.2 Contrato de serviço

O contrato de serviço é aquele celebrado entre a Administração Pública e também um particular, que tem como principal objetivo a obtenção dos mais variados tipos de serviços: manutenção, instalação, demolição, transporte, etc.

Ele é usualmente confundido com o contrato de concessão de serviço, mas a principal diferença é que no segundo, o particular contratado (pessoa jurídica ou física) realiza o serviço mediante o intermédio de outra pessoa.

6.3 Contrato de fornecimento

Este é o contrato celebrado entre Administração Pública e particular para a compra de bens móveis, que são utilizados no funcionamento do órgão ou na manutenção dos serviços de infraestrutura, tais como produtos alimentícios, materiais de limpeza e de escritório, etc.

6.4 Contrato de gestão

Este contrato é celebrado entre órgão do poder público com algum ente instituído da Administração Pública Direta conhecidas como ONG’s.

6.5 Contrato de concessão

Nesta modalidade de contrato, a Administração Pública celebra acordo com particular para que o último tenha concedida a permissão para utilização de bem público. Tal contrato só será efetivado quando aprovado pelo legislativo.

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Foi possível concluir, após o estudo realizado neste artigo científico, que o contrato administrativo é um ajuste feito entre entes pertencentes à Administração Pública, com o objetivo principal de criar vínculo com obrigações e responsabilidade para atender de forma mais eficiente os interesses da coletividade.

Viu-se, também, as características e peculiaridades inerentes deste processo, que diferente daquele celebrado na esfera cível, possui aspectos exclusivos da Administração Pública e é regido por ordenamento jurídico próprio. Além disso, foram estudadas as modalidades de contrato e qual é a sua função de acordo com a finalidade para o qual é destinado.

A grande diferença é a presença de prerrogativas da Administração Pública, que permite a existência de cláusulas exorbitantes e a alteração unilateral, por exemplo, como meio de proteger amplamente os interesses gerais e comum dos cidadãos.

8 Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 13. Ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 11. Ed. São Paulo: Malheiros, 1998.

ANGHER, Anne Joyce (Organização). Vade Mecum Acadêmico de Direito. 12 ed. São Paulo: Rideel, 2011.

FILHO, José dos Santos Carvalho. Manual de Direito Administrativo. 15 ed. Rio de

Janeiro: Editora Lumen Juris. 2006.

Por Diego Machado

Contato: [email protected]

Instagram: @diegojardim

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos