Afinal, o que é um legal growth hacker?

19/11/2018 às 09:25
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Afinal, o que é um legal growth hacker?

Sempre houveram termos novos no direito e na advocacia corporativa, principalmente.

A grande maioria destes termos são em inglês e nem sempre a sua tradução literal é a resposta adequada para que possamos compreender a sua aplicação prática. Com advento da advocacia disruptiva, dos legal hackers, data driven, da tecnologia como ferramenta de apoio e resultado para a advocacia, estes termos se multiplicaram exponencialmente e compreende-los pode fazer toda a diferença na aplicabilidade e resultados eficazes.

E neste artigo de hoje divido um destes termos mais “modernos”, quiçá disruptivos no artigo escrito pelo amigo Erik Nybo: Growth Hacker:

Afinal, o que é um legal growth hacker?

Sean Ellis, um dos responsáveis pelo departamento de marketing do Dropbox, cunhou o termo growth hacker. Trata-se de um profissional que mistura conhecimentos em marketing, análise de dados e algumas outras técnicas como análises para entender e prever comportamentos de consumidores. Com base nessas características, levamos o conceito para o campo jurídico.

O growth hacker

O growth hacker é um profissional com características multidisciplinares e envolve as áreas de vendas, marketing, produto ou qualquer outra área que possa influenciar no crescimento da empresa. O objetivo final deste profissional é criar gatilhos para disparar o crescimento exponencial da empresa para a qual atua, de forma a poupar recursos por se tratar de gatilhos que tem um custo/benefício atrativo.

A metodologia

No entanto, para fazer isso acontecer, o growth hacker deve seguir uma metodologia específica. A metodologia consiste, em termos resumidos, no teste sequencial de diversas hipóteses que o growth hacker pode desenvolver para verificar se funcionam para o crescimento da empresa para a qual atua. Caso as hipóteses não sejam confirmadas, deve partir para um próximo teste e verificar os resultados por meio da análise de dados.

O legal growth hacker

Pensando exatamente em todos os aspectos dessa função, surge uma pergunta: como isso poderia ser aplicado para a área jurídica? Ao explorar diversas funções que o advogado realiza e que podem impactar o resultado do crescimento de uma empresa, desenvolvemos diversos “hacks” jurídicos que podem engatilhar um crescimento maior de uma empresa a partir de uma solução jurídica nas diferentes áreas do Direito. Assim surge o legal growth hacker. Tendo acesso a algumas ferramentas de análise de dados, algumas ideias sobre gatilhos possíveis (“hacks”) e a metodologia necessária, advogados(as) agora podem focar no desenvolvimento de soluções para o crescimento de seus clientes e assim entregar um valor agregado maior no seu trabalho.

O Hacker

No entanto, tudo isso vem de algo muito anterior, o termo “hacker”. Ser um hacker significa alterar o sentido programado ou esperado de algum sistema para chegar a determinado objetivo. Todo sistema acaba apresentando algum tipo de falha ou ineficiência. Assim, o hacker tem curiosidade em entender as falhas desses sistemas estabelecidos para verificar potenciais problemas deles. Uma vez descoberta a falha em um sistema o hacker continua investigando para encontrar soluções para aquela falha.

Como me tornar um legal growth hacker?

Dessa maneira, o legal growth hacker identificará os problemas ou ineficiências do seu cliente e será capaz de corrigir essas ineficiências por meio de soluções jurídicas que combinam técnicas de gestão, marketing, vendas, produto e análise de dados.

O legal growth hacker será capaz de criar essa solução após mapear as ineficiências e fazer os testes das hipóteses que ele criou, assim como manda a metodologia de growth hacking.

Fonte: https://www.edevo.com.br/afinal-o-que-e-um-legal-growth-hacker/

Inclusive aproveito a deixa do artigo para informar que a EDEVO tem diversos cursos neste sentido disruptivo da advocacia e também de como se tornar um legal growth hacker. Acessa lá: http://bit.ly/EdevoLGH2

E bora aprender mais e mais para encantar clientes e não ficar fora do mercado!!

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Sou Gustavo Rocha CEO da Consultoria GustavoRocha.com  | Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos Robôs  | Inteligência Artificial  | Jurimetria (51) 98163.3333  | [email protected]  | www.gustavorocha.com

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: [email protected] Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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