Dicas práticas de gestão de tempo

03/12/2018 às 10:00
Leia nesta página:

Dicas práticas de gestão de tempo

Divido algumas dicas práticas de gestão de tempo extraídas do portal Entrepreneur (em inglês originalmente) para serem usadas no dia a dia!

Dica 1: Faça com que os outros tenham as suas prioridades

Interessante e importante esta dica, pois muitas vezes a prioridade do colaborador não é a sua e por isto ele não compreende, não faz no prazo que você tem expectativa e frusta a tua visão sobre ele e o próprio trabalho dele.

Deixe claro os porquês da tua prioridade, importância e tudo mais e além disto, tenha em mente o que ele tem pra fazer também, pois se tudo for prioridade, nada será prioridade, pois tudo será urgente.

Dica 2: Tenha um bom calendário/agenda

Parece óbvio isto, mas muitos ainda insistem em agenda física, ainda querem anotar tudo no papel e quando precisam destas informações tem que estar literalmente catando elas, muitas vezes sem nem poder responder a um compromisso porque a agenda está no escritório ou com a secretária.

Tenha uma agenda on line, acessível pelo celular. Separe o que é agenda do que é tarefa, afinal, tarefa deve ser feito, o que está na agenda é para ser cumprido (reuniões, visitas fora do escritório, etc)

Dica 3: Estruture seu dia quando o seu pique está em alta

Muitos acham bobagem, mas se conhecer faz muita diferença e nos proporciona melhores resultados. Se você está com a cabeça melhor de manhã, use este horário para gerenciar o seu dia e fazer as escolhas de como irá dividir o seu tempo. Gestão começa com planejamento e estruturação.

Dica 4: Separe o que é oportunidade/negócio da operação

Dependendo de onde você está inserido (gestor, líder ou colaborador) suas tarefas variam entre liderar/gerir e a operação do negócio. Então, quanto menos operação melhor para o próprio negócio.

Se você é líder ou sócio de um escritório de advocacia muito importante salientar que fazer prazos (exceto aqueles mesmo diferenciados e estratégicos ao negócio) é uma operação e não estratégia.

Dica 5: Delegue

O grande segredo aqui está em saber o que delegar e o que não delegar. Prazos devem ser delegados, mesmo que você saiba que você faria melhor ou mais bem elaborado.

Sabemos que muito do nosso judiciário é padronizado, então, mesmo com pequenas imperfeições, se outra pessoa faz os prazos e libera você para o estratégico, o tempo será melhor aproveitado de ambos.

Enfim,

Sempre tenha em mente que a sua hora como gestor e líder tem um impacto no custo operacional do escritório gigante e quando você faz algo operacional você está gerando um impacto negativo financeiro ao próprio negócio.

Gerir tempo é mais do que apenas ter tempo: É saber usar o melhor do tempo, todo o tempo!

____________________________________________________

Sou Gustavo Rocha CEO da Consultoria GustavoRocha.com  | Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
Robôs  | Inteligência Artificial  | Jurimetria
(51) 98163.3333  | [email protected]  | www.gustavorocha.com

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos