A evolução histórica da aplicação da pena no direito comparado

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

6. DO DIREITO CANÔNICO

O chamado direito penal da igreja contribuiu de maneira relevante para a humanização da aplicação da pena, embora, politicamente, seus métodos visassem proteger o predomínio dos interesses de dominação da igreja. Procurou a extinção do juízo de Deus e dos duelos judiciários, introduzindo as penas privativas de liberdade, bem como a sua mitigação, não tendo mais o fim de expiação.

Além disso, buscava-se a regeneração do criminoso e sua purgação de culpa pelo arrependimento, o que levou, contraditoriamente, aos excessos da Inquisição, surgida com o Concílio de Latrão, em 1215, passando-se então, à prática da tortura em larga escala. No processo inquisitório não haveria a necessidade de prévia acusação, podendo as autoridades eclesiásticas agirem de ofício. Vale a pena salientar que o direito penal eclesiástico era contrário à pena de morte (MIRABETE, 2015).

Neste período, aceitava-se a igualdade de todas as pessoas, dando uma especial importância ao aspecto subjetivo da pena: deve-se dar essencial relevo à intenção do agente e não ao fato do agente. A penitenciária foi criada pelo Direito Canônico para que o criminoso refletisse sobre seus atos, emendando-se (COSTA JÚNIOR, 2010). 

 


7. A PENA NO PERÍODO PRIMITIVO E SUA MUDANÇA COM O PASSAR DOS TEMPOS

Como exposto acima, a aurora da humanidade e a aplicação da pena são contemporâneos e sempre andaram juntos. A pena, em sua definição primitiva, nada mais é do que uma vingança: um revide à agressão sofrida pela vítima, sem a preocupação com a justiça. Michel Foucault (2002) descreve em sua obra, “Vigiar e Punir”, que a pena, sendo privativa de liberdade ou não, sempre vinha acompanhada de uma dose de Suplício (uma espécie de pena corporal), significando que a punição de determinada pessoa era feita de forma desproporcional, selvagem e, sobretudo, desumana.

No decorrer do século XVIII surge uma mudança de paradigma no que diz respeito à aplicabilidade da pena: passou-se a punir ao invés de vingar. Nasceu uma nova visão do Estado e da sociedade sobre a questão de uma pena proporcional à conduta praticada pelo infrator: não punir menos, mas punir melhor. Contudo, somente no início do século XIX o corpo do condenado deixou de ser alvo de aplicação da pena (MIRABETE, 2015).

Ou, nas descrições magníficas da obra de Foucault:

A punição pouco a pouco deixou de ser uma cena. E tudo o que pudesse implicar de espetáculo desde então terá um cunho negativo; e como as funções da cerimônia penal deixavam pouco a pouco de ser compreendidas, ficou a suspeita de que tal rito que dava um ‘fecho’ ao crime mantinha com ele afinidades espúrias: igualando-o, ou mesmo ultrapassando-o em selvageria, acostumando os espectadores a uma ferocidade de que todos queriam vê-los afastados, mostrando-lhes a frequência dos crimes, fazendo o carrasco se parecer com criminoso, os juízes aos assassinos, invertendo no último momento os papéis, fazendo do supliciado um objeto de piedade e de admiração (2002, p. 13).

Mostrando, com apenas duas partes da história, que o modo de impor sanção evoluiu e, sobretudo, humanizou. Mas para concluir sobre sua eficácia, vale salientar como e o que foi essa “humanização” das leis, quais as escolas falaram sobre esse assunto, além de alguns períodos até então não falados. Veremos isto nas linhas a baixo. 

 


8. DO PERÍODO HUMANITÁRIO E A FILOSOFIA DAS LUZES

Meio a esses períodos de aplicação descontrolada de normas, criadas sem a observação de direitos naturais do homem, ou aquilo que realmente garanta a segurança jurídica do grupo social, surge um pensamento que revolucionou o ideal primitivo de aplicação das penas. A sociedade estava cansada de ver barbáries praticadas pelo Estado sobre o pretexto de aplicação da lei. Por isso, esse período nasceu com o intuito de derrubar as arbitrariedades praticadas pela justiça penal e o caráter real das penas (NUVOLONE, 1981, p. 1).

Nos séculos que representaram esse período, XVII e XVIII, o pensamento predominante era no sentido de que o homem precisava conhecer a justiça. Esta época foi marcada pela expansão da burguesia e o grave conflito entre esta classe (comandante do capitalismo) e a nobreza, surgindo então o liberalismo burguês. Tais ideais de liberalismo ganharam força com um movimento conhecido como iluminismo ou filosofia das luzes (ESTEFAN; GONÇALVES, 2013).

Os pensadores dessa filosofia foram de suma importância para a, digamos, revolução ideológica de aplicação das penas, pois, além de pregar os direitos fundamentais do homem, criticavam a intervenção do Estado na economia, bem como as interferências “maléficas” religiosas na forma de criação das leis. O iluminismo equivale, portanto, à emancipação do ser humano ao autoritarismo Estatal ou às regras “contra legem” impostas pela igreja (COSTA JÚNIOR, 2010).

Autores como Montesquieu, jurista Francês, criador do “Espírito das Leis” e defensor da separação dos poderes do Estado; John Locke, jurista Inglês, conhecido como pai do iluminismo, autor da obra “Ensaio Sobre o Entendimento Humano”; François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire, filósofo Francês, conhecido pela intolerância religiosa e pelas críticas ao clero católico e à preponderância dos poderosos; e Rousseau, defensor dos ideais da Revolução Francesa, tiveram fundamental importância na aplicação da nova ideologia do direito, mas foi com Cesar Bonesana, o Marquês de Beccaria, que o direito sofreu sua real mudança (SMANIO; FABRETTI, 2015).

“Dos delitos e das penas”, foi sua obra prima, considerado “o Pequeno Grande Livro” pelos filósofos da época. Pregava concepções de liberdade e a aplicação justa e proporcional das penas, dentre outros princípios. Beccaria, filósofo imbuído dos princípios pregados por Jean Jacques Rousseau e Montesquieu, lutava por um sistema de indícios que justificaria a prisão preventiva, tais como a confissão do acusado, o risco de sua fuga ou seu ódio pela vítima e o clamor público.

Combatia também as acusações secretas, os juízes de Deus e a prática de tortura com fim de confissão pelo acusado. Ensinava, a propósito, que “a lei que autoriza a tortura é uma lei que diz: homens, resisti à dor”, dentre vários outros pensamentos que revolucionaram o modo de impor sanção mundo a fora (COSTA JÚNIOR, 2010).

A mencionada grande obra criada por esse magnífico autor foi formada por alguns princípios básicos do Direito Penal moderno, muito dos quais foram adotados pela Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, da Revolução Francesa, sendo eles:

1. Só as leis podem fixar as penas, não se permitindo ao juiz interpreta-las ou aplicar sanções arbitrariamente;

2. Devem ser admitidas em juízo todas as provas, inclusive a palavra dos condenados (mortos civis);

3. Não se justificam as penas de confisco, que atingem os herdeiros do condenado, e as infamantes, que recaem sobre toda família do criminoso;

4. A pena deve ser utilizada como profilaxia social, não só para intimidar o cidadão, mas também para recuperar o delinquente;

5. Os cidadãos, por viverem em sociedade, cedem apenas uma parcela de sua liberdade e direitos. Por essa razão, não se podem aplicar penas que atinjam direitos não cedidos, como acontece nos casos da pena de morte e das sanções cruéis (MIRABETE apud DDHC, 2015. p.19).

Com essas ideias, fica fácil enxergar a justiça natural ou a cultura do pensamento “jusnaturalista” na nova visão contemporânea de aplicação das penas. Uma humanização do direito penal à luz de pensamentos filosóficos. Não é possível dizer, ao certo, se foi daí que nasceu o Direito Penal do fato, mas o acusado, a partir desse período, passou a ser julgado por um “tribunal” o qual tinha como missão a aplicação da Justiça. 

 


9. DA APLICAÇÃO DA PENA SEGUNDO A ESCOLA CLÁSSICA

As ideias fundamentais dessa escola são trazidas por autores que foram influenciados pela doutrina iluminista e por Beccaria. Seu principal expositor, Francesco Carrara, pregava o delito como um “ente jurídico” compelido por duas forças: a física (movimento corporal e o dano do delito), e a moral (vontade livre e consciente de praticar o crime). Para eles, a pena é uma proteção aos bens jurídicos tutelados penalmente e uma defesa social, além de ser aplicada com respeito à proporcionalidade (GILISSEN, 2008).

Segundo Paulo José da Costa Júnior (2010), ao estudar Feuerbach e explicar seus pensamentos, a pena deve deter o delinquente antes de iniciar o inter criminis, sendo, portanto, preventiva e não retributiva. O motivo disso seria o interesse na segurança jurídica. Para ele, a execução da pena seria o demonstrativo de que a ameaça era séria e válida, nada obstante não ter deixado claro se seguiria ou não seus pensamentos. Disse ainda que Feuerbach foi um fiel defensor do princípio da legalidade dos crimes e das penas, sendo dele a expressão latina nullum crimen sine lege, nulla poena sine lege (não há crime sem lei, não há pena sem lei). 

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

 


10. DO PERÍODO CRIMINOLÓGICO E A ESTRUTURA BIOSSOCIOLÓGICA DO CRIMINOSO

Para melhor entender as proposições anteriores, é necessário saber ao menos os preceitos básicos que constituem o agente alvo da aplicação do produto da sanção, pois a perfeição que o direito procura somente ocorrerá quando, também, a “justiça conhecer o homem”.

Diferentemente do pensamento de Carrara, pensador da escola Clássica; para os positivistas, o crime é um fenômeno biológico e não um ente jurídico. Por essa razão, este movimento da segunda metade do século XVIII, praticava o estudo experimental e não o lógico-dedutivo dos clássicos. A escola em tela nasceu das teorias evolucionistas de Darwin e Lamarck e das ideias de John Stuart Mill e Spencer (MIRABETE, 2015).

O principal autor desse movimento criminológico e pioneiro da escola positiva foi o médico e professor italiano César Lombroso, quem considerava o crime como a manifestação da personalidade humana. Ele estudava o criminoso do ponto de vista biológico e foi o criador da antropologia criminal. Sendo suas principais ideias, as seguintes proposições:

1. O criminoso é um ser atávico e representa a regressão do homem ao primitivismo. É um selvagem e nasce delinquente como outros nascem sábios ou doentios, fenômeno que, na biologia, é chamado de degeneração.

2. O criminoso nato apresenta características físicas e morfológicas específicas, como assimetria craniana, fronte fugidia, zigomas salientes, face ampla e larga, cabelos abundantes e barba escassa, dentre outros.

3. Esse criminoso nato é insensível fisicamente, resistente ao traumatismo, canhoto ou ambidestro, moralmente insensível, impulsivo, vaidoso e preguiçoso.

4. O criminoso é, assim, um ser atávico, com fundo epilético e semelhante ao louco moral, doente antes que culpado e que deve ser tratado e não punido (MIRABETE apud LOMBROSO, 2015, p. 21).

Apesar de não haver coerência na definição de criminoso nato e dos exageros trazidos por este autor, seus estudos ampliaram os horizontes do Direito Penal e construíram novas estradas na luta contra a criminalidade. As ideias de Lombroso, com o tempo, foram ampliadas e/ou retificadas por alguns de seus seguidores, dentre eles Henrique Ferri e Rafael Garófalo (MIRABETE, 2015). 

 


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Dada a pesquisa realizada, conclui-se que, ao longo da história das civilizações, o modo de aplicar as penas evoluiu gradativamente do desejo de vingança dos Deuses para uma clara necessidade social de se fazer justiça. E, no que se refere, propriamente, à imposição de sanções, o resultado não poderia ser diferente: a tendência, desde o início do século XIX, é no sentido de desvincular a figura corpórea do criminoso da execução das medidas punitivas.

Dito isso, a evolução histórica da aplicação das penas na sistemática do Direito Comparado é evidente, e no que tange à humanização das penas, o progresso é inegável.

Por fim, nota-se a real evolução do Direito Penal frente a uma criminalidade que não caminha para o fim. A sua estruturação é moldada de acordo com o elemento gerador do ato ilícito e nem sempre é voltada ao benefício da coletividade, mas sim como fato fundante da realização pessoal do legislador. Contudo, como bem exposto ao longo da pesquisa, a pena disfarçada de suplício não serve para um Estado humanitário, mas servirá para uma sociedade que quer acabar com a criminalidade?


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e das Penas. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.

COSTA JÚNIOR, Paulo José da. Curso de direito penal. Vol. 1. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

ESTEFAN, André; GONÇALVES, Victor Eduardo Rios. Direito penal esquematizado. 2 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. 25 Ed. São Paulo: Editora Vozes, 2002.

GARCIA, Basileu. Instituições de direito penal – Vol. 1. 7 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2008.

GILISSEN, John. A introdução ao direito. 5 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

MIRABETE, Júlio Fabbrini. Manual de Direito Penal. 18 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

NUVOLONE, Pietro. O sistema de direito penal. 1 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1981.

PIMENTEL, Manoel Pedro. O Crime e a Pena na Atualidade. 1 ed. São Paulo: Revistas dos Tribunais, 1983.

SILVA, Jorge Medeiros da. O Direito penal dos hebreusJustitia, São Paulo, v. 41, n. 107, p. 19-26, out./dez. 1979.

SMANIO, Gianpaolo Poggio; FABRETTI, Humberto Barrionuevo.  Introdução ao Direito Penal: criminologia, princípios e cidadania. 4 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2015.

STRATENWERTH, Gunther. Derecho penal, parte general. 1 ed. Civitas, 1999.

VIRTU, André; MERLE, Roger. Traité de Droit Criminel. 7 ed. 2001.

Sobre os autores
Francesca Alves Batista

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica (2017). Pós-graduada em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus - Damásio Educacional (2019). Advogada com experiência em: Direitos Trabalhistas; Conciliações; Direitos da Personalidade; Direitos de Família; Direitos LGBT; Direitos Humanos; Direito Obrigacional. Atualmente bacharelanda em Letras - Língua Portuguesa (2020) pela Universidade Estácio de Sá.

Lucas Evangelista Neves da Rocha

Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica (2017). Advogado atuante nas áreas criminal e previdenciária.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos