A Constituição é fascista?

Jamais, eu acuso quem a distorcer!

25/05/2019 às 15:53
Leia nesta página:

A CF/88 é uma Carta Política.

Há constituições fascistas – ou melhor, tivemos muitos casos na história, inclusive com o uso de uma Constituição Social (Weimar/Alemanha) para incrementar o “Kaiserpresidente” que assumiria os destinos do III Reich.

Em oposição à autocracia, a nossa Constituição de 1988, em que pesem seus defeitos – que narrarei (alguns) outro dia –, é uma Carta Política com ascendência na autonomia, na inclusão, descentralização e desconcentração do poder, na proposta da “cidadania como concerto”, na igualdade, equidade e solidariedade, e na prevalência dos direitos humanos.

 De modo mais específico – a partir do preâmbulo, e que é parte ativa da CF/88 – nossa Carta Política é objetiva ao menos em um ponto: art. 5º, XLIV – “constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático”.

No artigo 23, I, da CF/88, a tarefa constitucional, assentada como “dever público de fazer”, obriga a todos os entes federados a defenderem a própria Constituição e, por óbvio, a “agirem em concerto” para o reconhecimento, manutenção e promoção do Estado Democrático de Direito.

 Aliás, o art. 1º, a partir do caput, ao identificar a soberania popular, a República e a Federação, ao Estado Democrático de Direito (por si, conceitualmente, em combate ao fascismo), declara solenemente que se opõe a toda e qualquer manifestação e conduta antipopular, antirrepublicana ou, manifestamente, fascista. 

Mais além, vislumbramos os artigos 136 e 137 – da forma-Estado de “exceptio”: Estado de Defesa e Estado de Sítio –, e, ainda ali, os direitos fundamentais são assegurados e o poder belicoso segue limitado.

No mesmo sentido, o art. 142 coloca as Forças Armadas sob o comando civil (“autoridade suprema”) da Presidência da República. Como meios e não fins (golpe institucional) de defesa do Estado Democrático de Direito e da “cidadania em concerto”.

 Além disso, a CF/88 é antirracista e sob esta veste civilizatória, além de se avolumar diante do Processo Civilizatório, ainda institui ao racismo o tipo penal mais grave: crime hediondo (art. 5º, XLII). Assim como o Supremo Tribunal Federal fez valer, em consentâneo entendimento de aproximação por analogia, esta tipologia penal, às práticas de homofobia.

 Desse modo, a CF/88 é ainda pedagógica, pois ao aquilatar gravemente com a reclusão da liberdade, os fautores da dignidade humana, sinaliza que as instituições públicas devem agir, com o aporte da soberania popular, a fim de que a cidadania seja um constructo societário, como edificação da sociabilidade e da interação social. Em suma, como “cidadania em concerto”: enquanto participação política democrática ativa. Assim, quando direciona o tratamento legal ao atentado contra os direitos fundamentais, a CF/88 revigora o Princípio Democrático: (art. 5º) “XLI - a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais”.

Como visto, sob o guarda-chuva do Estado Democrático de Direito e da “cidadania em concerto”, a Carta Política de 1988 se mantém em equidistância jurídica e epistemológica (nomologicamente em conflito) com a deformidade política que os gregos antigos definiam como “ídion”: ou, modernamente, o “idiota”, idiotamente pacificado pela inércia e abdução quando sua democracia é atacada.

Enfim, recusando-se prontamente à Idiocracia (como governo dos idiotas sedentos de “servidão voluntária”), a Constituição Federal de 1988 é uma Carta Política (antifascista do começo ao fim) que defende e promove a participação popular na defesa da democracia e na garantia dos direitos fundamentais.

Portanto, e por fim, o que deve estar em conserto é a “apropriação autocrática” dessa mesma Carta Política de 1988.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Vinício Carrilho Martinez

Pós-Doutor em Ciência Política e em Direito. Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UFSCar. Professor Associado II da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Departamento de Educação- Ded/CECH. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade/PPGCTS/UFSCar Head of BRaS Research Group – Constitucional Studies and BRaS Academic Committee Member. Advogado (OAB/108390).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos