Cuidado, você pode estar invadido!

12/06/2019 às 08:00
Leia nesta página:

Cuidado, você pode estar invadido!

Divido meu artigo publicado no Espaço Vital na data de ontem:

Cuidado, você pode estar invadido!

Semana passada, o ministro Sérgio Moro foi surpreendido com uma ligação que clonou seu celular (invadindo o mesmo) e permaneceu em tal estado de intromissão por pelo menos seis horas, com várias mensagens lidas e inclusive enviadas pelo invasor antes da descoberta e descarte do número.

Na mesma conjunção, dois juízes que atuam na operação Lava-Jato também sofreram tentativas de invasão em seus celulares. E no fim-de-semana houve o vazamento de conversas entre Moro e Dallagnol.

Muitas pessoas têm a mesma realidade acontecendo todos os dias, sem disporem de uma agência de inteligência ou do ´status´ de ministro/juiz/procurador do MP para conseguir uma solução rápida e eficiente.

De fato, há invasões de celulares (são mais difíceis de ocorrer, e menores em proporção), de computadores, entre outros dispositivos. Nos computadores a situação mais comum é a de criptografia dos documentos e pedidos de resgate com pagamentos em bitcoins. Esta prática fez já muitas empresas e inclusive escritórios de advocacia conhecidos do mercado, pagarem ou terem que formatar inúmeras máquinas e acionar ´backups´ para que a normalidade de suas operações fosse retomada.

Neste sentido, é ON que estejamos atentos. Precisamos não abrir links desconhecidos, não abrir fotos, vídeos e outros – até de pessoas conhecidas, mas que venham com muito apelo, do tipo ´clique aqui´, ´veja a fulana ou fulano sem roupa´, ´olhe a cabeça do beltrano que morreu´ – e por aí afora.

Há tipos de invasão que, mesmo com a formatação da máquina, permanecem ativos, mandando adiante tudo o que você digita ou tudo o que faz a terceiros.

Assim, é imperioso ter um bom antivírus, um firewall ativado e não aceitar nada de estranho – ligações, mensagens, links, imagens, etc.

Todo cuidado é pouco no ambiente virtual!

E não diga que ´você não se importa´, ´que isso somente acontece com pessoas de renome ou com status de poder´, pois o que realmente deve ser considerado são as informações que trafegamos, todos os dias, em nossos celulares, computadores e tablets.

A informação pode até não ser relevante para toda a sociedade, mas uma dica privilegiada para um processo judicial, um documento que não está no processo, mas está na máquina/servidor que foi/foram invadido(s) e por aí vai.

Como dizem por aí, quer conhecer uma pessoa acesse o WhatsApp dela!…

E, sendo assim, pense bem quando enviar, gravar, acessar algo. Em tecnologia tudo se cria logs (registros de acesso) e mesmo com celular/tablet/computador formatado dá para rastrear e buscar novamente todos ou parte dos dados.

Mesmo o advogado(a) tendo a inviolabilidade do seu escritório/celular/computador/etc., as informações ali contidas não são suas, mas sim de clientes… E se invadirem o seu aparelho para buscar informações daquele cliente X, Y ou Z? Qual a segurança sua diante desta realidade?

#FicaaDica

FONTE: HTTPS://ESPACOVITAL.COM.BR/PUBLICACAO-37075-CUIDADO-VOCE-PODE-ESTAR-INVADIDO

E você, quais proteções usa para se precaver?

#FraternoAbraço

Gustavo Rocha
Consultoria GustavoRocha.com | Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
Robôs | Inteligência Artificial | Jurimetria
(51) 98163.3333 | [email protected] | www.gustavorocha.com

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos