Nulidades processuais

02/07/2019 às 15:39
Leia nesta página:

O presente artigo visa abordar as nulidades processuais no que tange ao Código de Processo Civil bem como alguns princípios como o da instrumentalidade das formas e dos atos processuais.

Nulidade é o erro nos atos processuais. Para que isso ocorra, faz-se necessário que qualquer um dos requisitos de validade – capacidade do sujeito, objeto lícito e possível, manifestação livre da vontade e não estar na forma prescrita - não seja cumprido. Logo, a nulidade acontecerá pela ausência, dispersão ou desobediência de qualquer um dos requisitos. Define-se também nulidade como sendo “a ineficácia de um ato jurídico, em virtude de haver sido executado com transgressão à regra legal, de que possa resultar a ausência de condição ou de requisito de fundo ou de forma, indispensável à sua validade” (SILVA, De Palácio).

Nota-se que, da falta de atenção no momento da elaboração do documento podem surgir nulidades que afetam desde um ato do procedimento até toda a relação processual. Dessa forma, ocorrerá a nulidade do processo quando se descumpre os requisitos de formação válidos para o avanço da relação processual, ou ainda quando existir vedação processual admitido, ou então hipótese negativa pertinente ao processo. Classifica-se a nulidade como absoluta, que é quando seus efeitos são mais sérios, comprometendo o andamento justo do processo; já a nulidade relativa é aquela que o procedimento, apesar de danificado em sua formação, apresenta-se apto de produzir efeitos processuais.

O sistema de nulidades admitido pelo Código de Processo Civil é o princípio da instrumentalidade das formas e dos atos processuais, o qual afirma que o ato só será declarado nulo e sem efeito caso, além do descumprimento da forma legal, não tiver atingido seu objetivo.

No que se refere à arguição das nulidades, evidencia-se, preliminarmente, porem, que o Juiz, em benefício de seu poder instrumental de comando do processo, deve cuidar, a cada instante da relação processual, para que esta corra livre de quaisquer vícios, irregularidades ou nulidades que possam, por ventura, comprometê-la.

Objetiva-se que os atos processuais respeitem o modelo legal, determinando que eles sejam aprimorados quando tiverem nulidades ou irregularidades que prejudiquem a produção de efeitos processuais tencionados, declarando a nulidade apenas quando não existir possibilidade de haver a reparação do ato ou ainda quando ele não houver atingido o seu objetivo, ou seja, no caso da nulidade absoluta esta depende de provocação da parte não se sujeitando a preclusão, tendo em vista que é de interesse público. Já a nulidade relativa é de interesse privado.

O momento da arguição de nulidade relativa deve ocorrer na primeira oportunidade concedida à parte para se pronunciar nos autos, após o fato viciado, sob pena de preclusão, ou seja, perda da faculdade processual de providencia a anulação. No que tange a nulidade absoluta, esta pode proceder-se em qualquer fase do processo, bem como de ofício pelo juiz, uma vez que toda nulidade processual, seja ela absoluta ou relativa, depende de decreto judicial. Uma vez decretadas, o juiz deve declarar quais são os atos atingidos e ordenar ainda as providências propensas a repetir ou corrigir os atos passíveis de reparação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.domtotal.com/direito//pagina/detalhe/32775/nulidades-processuais/print ·  http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura &artigo_id=4392

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos