O que importa a 'culpa' nos incêndios no Brasil?

20/08/2019 às 12:51
Leia nesta página:

Muitas vezes, as buscas pelos porquês não são saída para crises ambientais

 

Muita coisa me incomoda sobre os incêndios no Brasil.

Eles são resultados de uma série de fatores, desde as decisões políticas deste e de outros governos. São resultados de um pensamento antropocentrista, que coloca o homem em primeiro lugar em relação às demais espécies de vida. Não só o Brasil, como o MUNDO, pagam hoje um preço muito alto que qualquer Rio 92, Kyoto 97 ou Paris 2015 conseguem reverter mais.

No entanto, não é só isso, e não é essa a raiz do problema.

Desde a minha infância, ouço e vejo relatos de incêndios em várias partes do mundo. Na Califórnia [1], no interior de Portugal [2], e no Brasil mesmo. Embora tenham razões distintas, esses incêndios se repetem, são cíclicos, todos os anos.

Recentemente, em 2017, a Chapada dos Veadeiros [3] teve o maior incêndio da sua história, e que também não foi tão relatado pela mídia como esses incêndios na Amazônia. Como disse, são episódios corriqueiros, infelizmente.

Acompanho com MUITA tristeza as notícias sobre isso, pois desde a minha infância, no auge da ignorância da minha juventude, ver mato queimando me corroía por dentro. Hoje, corrói ainda mais, por saber que nada que esteja só ao meu alcance mudará isso.

Por outro lado, mais do que isso, o que me corrói é a compulsão humana por apontar culpados ao invés de soluções.

Desde o início da semana, vi críticas sobre críticas de um lado para o outro, e o cerne da questão não se resolve. E olha, de verdade, isso não vai ser resolvido. A digladiação política de opiniões cega as pessoas. Não se solucionam desmatamentos, incêndios, crimes ambientais, apenas buscando o porquê das coisas. Os Poderes Executivos, de todos os países, ainda não compreenderam que não basta apontar A, B ou C, como culpados. Que se punam os culpados, mas que se EFETIVE um basta na exploração!

A culpa é de um Presidente alienado à questão ambiental? Sim.

A culpa é da histórica exploração dos países do Hemisfério Norte sobre os do Sul? Sim.

A culpa é dos velhos gases do efeito estufa? Sim.

A culpa é do próprio acordo firmado na COP21, que já tem se mostrado ineficiente? Sim. [4]

E aí eu me pergunto, até quando não só nos brasileiros, mas o MUNDO, apenas procuraremos os culpados pelos SIM, ao invés de soluções?

Estou cansado de ver mato queimando, o calor aumentando, as tempestades se intensificando, as secas piorando, os furacões surgindo, e nada se resolvendo...

Como disse Dom Helder Câmara "Enquanto houver na Terra flores, crianças e aves, podemos ter certeza de que a esperança não morreu!".

Espero que esteja certo...

ps: essa não é uma brecha para discussão política, essa pauta está fora de questão.

Referências

[1] https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/11/13/vaia42ono-de-mortos-no-gigantesco-incendio-da-cali...

[2] https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/18/internacional/1497740856_855475.html

[3] https://g1.globo.com/goias/noticia/incendio-na-chapada-dos-veadeiros-jaeo-maior-da-historia-diz-ic...

[4] https://super.abril.com.br/ciencia/estudo-faz-revelacao-preocupante-sobreoacordo-de-paris/

Sobre o autor
Lucas Domingues

Advogado e Diretor de Divisão de Assuntos Jurídicos da Câmara de Sorocaba inscrito na OAB-SP nº 406.038. Aprovado em concursos do SAAE Sorocaba-SP, e do Ministério Público de São Paulo. Pós-graduado em Direito Municipal pela Escola Paulista de Direito e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Esamc Sorocaba.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos