Direito do consumidor: produto com defeito

02/09/2019 às 15:00
Leia nesta página:

Direito do Consumidor precisa lidar com a oferta de produtos e serviços em larga escala, com relações de consumo bem mais complexas. Nesse contexto, um tema recorrente no Direito do Consumidor envolve o produto com defeito e os mecanismos de reparação.

O Século XXI está revolucionando os conceitos jurídicos. O Direito Empresarial deve se adaptar às novas formas de as empresas se organizarem, como as “start ups”. O Direito Civil tenta entender novas formas de investimento “anjo”.Vólia Bomfim Cassar trata muito bem destas repercussões no Direito do Trabalho, em situações de “home office”, terceirização e flexibilidade negocial. E o Direito do Consumidor precisa lidar com a oferta de produtos e serviços em larga escala, com relações de consumo bem mais complexas. Nesse contexto, um tema recorrente no Direito do Consumidor envolve o produto com defeito e os mecanismos de reparação, conforme se verá a seguir.

O Instituto de Direito Real, oferece cursos jurídicos sobre a reforma trabalhista, curso de direito médico.

 Os produtos e serviços devem ser seguros, eficientes e atenderem às necessidades dos consumidores. Não raro, porém, podem provocar acidentes de consumo ou problemas que comprometem as funcionalidades próprias.

 

         A diferença entre fato e vício do produto e do serviço

 O Código de Defesa do Consumidor conta com regimes distintos a respeito da responsabilidade do fornecedor, motivo pelo qual não se deve confundir o fato e o vício do produto ou do serviço.

 Primeiro, o fato guarda relação com a lesão à saúde ou à segurança do consumidor em função de produtos defeituosos. Nesse caso, existe o chamado “acidente de consumo”. Para ilustrar, podemos citar o caso de um vídeo-game que apresenta superaquecimento de componentes internos e explode durante o uso. O fato do produto, portanto, excede o mero dano econômico porque atinge a saúde ou a integridade física e/ou psíquica do consumidor.
 

Conheça os cursos do Direito Real:

 Já os vícios são imperfeições que afetam funcionalidades esperadas dos produtos ou serviços. No CDC, há três tipos de vícios: 

1) o que torna o produto/serviço impróprio ou inadequado ao consumo; 

2) o que diminui o valor do produto/serviço; 

3) o decorrente da disparidade das indicações do produto/serviço com aquelas constantes da embalagem ou da oferta publicitária. 

 Como se percebe, a noção de vício é ampla, referindo-se à quantidade ou à qualidade do produto. Assim, por exemplo, existe vício se uma câmera não registra fotografias, se um aquecedor não aquece o ambiente, etc. Frise-se, ainda, que tais vícios podem ser aparentes ou ocultos. Os vícios dos serviços também são regulamentados pelo CDC (art. 20).

 Na prática, a expressão “defeito” é empregada para se referir aos vícios dos produtos e serviços, embora tecnicamente pertença à categoria acima (fato do produto ou serviço). Adiante, trataremos somente do vício do produto, doravante denominado por defeito.

 

         As opções do consumidor diante de um produto com defeito

 O artigo 18 do CDC garante ao consumidor a escolha entre três alternativas quando o produto apresentar algum defeito. Vale ressaltar que o consumidor pode se valer do direito em questão independentemente da garantia oferecida pelo fornecedor.

 Com isso, o consumidor pode escolher entre 

1) a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

2) a devolução do valor pago; 

3) o abatimento proporcional do preço.

4) O que muda com a reforma da previdência?

 No entanto, a lei determina que antes da escolha entre as três opções, o fornecedor terá o prazo de 30 dias para corrigir o defeito.

 A partir de então, questiona-se: o consumidor deve aguardar o prazo para o fornecedor sanar o defeito em todos os casos? A resposta é negativa. Vejamos.

 

         O prazo de 30 dias e as exceções legais

 Conforme visto, antes de optar pela troca do produto defeituoso, pela restituição ou pelo abatimento do preço, o consumidor precisa aguardar que o fornecedor repare o defeito, no prazo máximo de 30 dias. Inclusive, a Lei 8.078/1990 possibilita a redução e a ampliação do prazo, entre 07 e 180 dias.

 Há situações nas quais o legislador admite que o consumidor faça a escolha entre as alternativas legais, de imediato, sem precisar aguardar eventual prazo para conserto. 

 Nesse contexto, o consumidor pode escolher se prefere a substituição do produto, a restituição do valor pago ou o abatimento do preço sempre que 

1) a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade do produto ou 2) as características do produto; 

3) a substituição puder diminuir o valor do produto; 

4) o produto for essencial ao consumidor.

  De relevo destacar, ainda, que se o produto retornar do fornecedor após o prazo de 30 dias e apresentar novo defeito, o consumidor pode fazer a escolha entre as alternativas legais, não sendo obrigado a aguardar novas e sucessivas correções pelas assistências técnicas.

 

 O defeito do produto decorrente da quantidade inferior às indicações do recipiente, da embalagem, rotulagem ou de mensagem publicitária

 O artigo 19 do CDC também trata do defeito relativo a quantidade inferior do produto. Nessas situações, pode o consumidor exigir: 

1) o abatimento proporcional do preço

2) a complementação do peso ou medida; 

3)  a substituição do produto por outro da mesma espécie, marca ou modelo, sem os aludidos vícios; 

4) a restituição imediata da quantia paga.

 

         Os prazos para a reclamação

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

 Diante de um produto defeituoso, com vícios aparentes, o artigo 26 do CDC estabelece os seguintes prazos decadenciais para o consumidor fazer a reclamação:

- 30 dias para fornecimento de serviços ou produtos não duráveis.

90 dias para fornecimento de serviços ou produtos duráveis.

  Importa registrar que tais prazos são contados a partir da data da entrega do produto ou do término da execução dos serviços. Se o vício estiver oculto, o prazo só começa a correr a partir do surgimento do defeito.

 Por fim, o prazo decadencial é suspenso quando há a reclamação do consumidor ou a instauração de inquérito civil.

 

         A responsabilidade objetiva do fornecedor

 Uma vez constatado o defeito no produto, indaga-se: a quem compete a reparação? 

 O CDC impõe a responsabilidade solidária entre os fornecedores, de modo que, tanto o fabricante quanto o comerciante ou qualquer outro integrante da cadeia de consumo estão obrigados a corrigir o defeito ou a efetuar a substituição do produto, a devolução do dinheiro, etc. 

 

         O direito de arrependimento

 Outro ponto interessante que reflete um mecanismo de proteção contratual do consumidor é o direito de arrependimento (art. 49 do CDC). Trata-se da possibilidade do consumidor desistir da compra e obter a devolução do valor pago quando o contrato for celebrado fora do estabelecimento comercial (como por exemplo, nas compras pela internet, telefone, jornal). Nesse caso, a desistência deve ser formulada pelo consumidor em até 07 (sete) dias, a contar da data da compra ou do recebimento do produto ou serviço.

 

         Conclusão

O Código de Defesa do Consumidor estabelece normas para tutelar a parte vulnerável nas relações de consumo. Em relação aos produtos defeituosos, a legislação consumerista tenta promover a adequada e efetiva reparação ao consumidor com diversas.

De todo modo, o consumidor deve se atentar para a guarda da nota fiscal do produto, eis que o documento servirá para futuras reclamações perante os fornecedores, os órgãos de proteção, a justiça.

Confira 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos