O garantismo penal na aplicação de penas alternativas: uma análise constitucional

15/10/2019 às 01:02
Leia nesta página:

Esta presente obra tem como objetivos analisar a garantia penal nas aplicações de penas alternativas, mostrando a deficiência e desqualificação das penas privativas de liberdade.

             

RESUMO: Introdução: No advento da Constituição de 1988 e na elevação do Estado Democrático de Direito puderam proporcionar a previsão de direitos e garantias penais e processuais, preconizando, assim, o garantismo penal. Esta acepção possui o propósito de estabelecer a racionalidade e a minimização do jus puniendi estatal. Desse modo, é devido selecionar quais penas e quais os modos de aplicá-las, com o desejo de preserva o valor da pessoa humana e impondo limitações quanto à quantidade e qualidade das sanções. O sistema de aplicação de pena visa garantir a forma mais adequada e eficaz para a punição dos delitos. Pode-se observar acerca da deficiência e desqualificação das penas privativas de liberdade, caracterizada por arbítrios e excessos por parte do poder soberano do Estado. O Brasil aponta índice negativo sobre a metodologia de encarceramento, demonstra progressivamente problemas abundantes, dentre eles, a falha em fornecer atividades voltadas à ressocialização do detento, bem como desrespeito a integridade dos mesmos. O país detém umas das maiores populações carcerárias do mundo, somando também com os altos índices de reincidência, de tal forma vem provocando o estímulo de uma maior serventia no tocante às penas alternativas à prisão. Tais penas buscam à reabilitação do indivíduo, sem, contudo, privar-lhe de um dos direitos e garantias fundamentais, o status libertatis. As penas alternativas podem permitir ao condenado a sua volta ao status quo ante, exercendo uma ocupação lícita, e, ocorrendo simultaneamente o desenvolvimento e aprendizado , figurando-se a convivência com pessoas afeitas às condutas e diretrizes de cidadania. Objetivos: Dessa forma, o presente trabalho tem como finalidade a compreensão da substituição das penas privativas de liberdade por penas alternativas sobre o prisma de reinserção o indivíduo ao status quo ante, promovendo, normalmente a realização de atividades sociais e sem privá-lo do convívio social. Metodologia: Foram utilizadas leituras de livros e artigos científicos que versam sobre tal vertente, além de dados atualizados do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e Ministério da Justiça sobre reincidência, aumento de população carcerária. Resultados: Dessa forma, a utilização das penas alternativas apresenta-se como meio mais eficaz de adequação social ao condenado, diferentemente destas, a pena de reclusão está falida quanto ao instrumento de educação e garantias penais adotadas no Ordenamento Jurídico, apesar dessa carência de ressocialização quanto ao cárcere, as penas alternativas ainda são pouco aplicadas. Conclusão: Em vista disso, conclui-se que, as penas alternativas possuem um direcionamento mais correto no nosso Ordenamento que, ao contrário das penas privativas de liberdade, proporcionam uma forma mais adequada de ressocialização e nos exercício dos valores humanos em geral.

Palavras-chave: Garantias, ressocialização, Dignidade humana.

Referências:

BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. 2. ed. rev. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1999.

 

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1998.

 

BRASIL. Pesquisa sobre penas e medidas alternativas traz dados inéditos sobre justiça criminal. Brasília, Ministério da Justiça e da Segurança Pública Governo Fedral, 2014. Disponível em: Acesso em: 14 de outubro de 2019.

 

FOCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Ed. Vozes, 1987.

 

RAPOSO, Pietro Alarcão Bortolli. Garantismo Penal. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 06 Mai. 2012. Disponível em: investidura.com.br/biblioteca-juridica/artigos/direito-penal/244597-garantismo-penal. Acesso em: 14 Out. 2019

 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Pedro Lucas Duarte Ferreira

Graduando em Direito pela Faculdade Paraíso do Ceará.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos