A necessidade da reforma tributária e simplificação do sistema tributário nacional

07/11/2019 às 16:01
Leia nesta página:

Trata-se de um artigo opinativo sobre a necessidade de uma reforma tributária que reduza a carga tributária dos contribuintes, mas também desburocratize e simplifique o Sistema Tributário Nacional.

Não é de hoje que se sabe da necessidade da reforma tributária no Brasil. A dita reforma vem sendo esperada há décadas, por toda a população, principalmente pelos profissionais envolvidos diretamente com a área tributária e fiscal brasileira, como contadores, advogados, auditores, etc.

Desde o trabalho realizado na conclusão do curso de Direito, que tratou sobre da Concorrência Desleal por Sonegação de Tributos no Direito Brasileiro[1] já havia concluído sobre a necessidade de uma reforma tributária, vez que o Brasil carrega muitos dos problemas surgidos nos tempos da colonização como a sonegação tributária e a má utilização dos tributos arrecadados, e que, com o decorrer do tempo, se tornaram ainda mais graves, necessitando de reformas drásticas e condizentes com o momento atual.

Atuando na área tributária como advogada pude acompanhar a dificuldade das empresas em lidar com um sistema tributário complexo, com uma carga tributária elevada e uma fiscalização ativa no dia-a-dia das empresas.

Recentemente, mais intimamente ligada com a prática da contabilidade de uma empresa, percebi a complexidade da instrumentalização da entrega das informações contábeis ao governo por meio de DCTF’s, GFIP, ECF, ECD, RAIS, ITR, etc.

No ano passado foi intensa a “saga do e-social” com o envio de informações ao governo, a configuração de rubricas, os erros de transmissão e os prazos de envio das informações.

A partir das novas experiências e vivências profissionais, entendo que não cabe a uma nova Reforma Tributária somente a redução da carga tributária, ou a redução no número de tributos existentes, ou a redução da base de cálculo, ou a diminuição da alíquota e, sim, uma reestruturação no Sistema Tributário Nacional, com já tem dado sinais o governo com a simplificação do e-social, com a redução das obrigações[2] e, posteriormente, com a substituição das informações para RAIS e CAGED[3].

Por fim, esperamos que a nova Reforma Tributária traga um alento não somente aos contribuintes que sofrem com a alta carga tributárias, mas também aos contadores e advogados que atuam nesta área.


{C}[1]{C} http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/Direito/article/view/784

{C}[2]{C} http://portal.esocial.gov.br/noticias/novo-esocial-o-que-muda

{C}[3]{C} http://portal.esocial.gov.br/noticias/esocial-substitui-informacoes-para-rais-e-caged

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Mariana Esteves da Silva

Graduada em Direito pela Associação Educacional Toledo. Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Anhanguera Uniderp. Especializanda em Direito Tributário pela Faculdade Legale. Atua na área de Direito Empresarial e Societário com ênfase em Direito Tributário.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos